Quando o ar condicionado precisa de reparação – Megaclima

O seu ar condicionado está com falhas? O que aconselhamos é que não deve deixar nenhum problema agravar-se. A reparação do ar condicionado deve ser feita logo nos primeiros tempos quando detetar que há algo fora do normal no seu funcionamento. Só assim vai conseguir uma resposta rápida para o problema, não comprometendo o seu equipamento com algo que poderá, como o passar do tempo, tornar-se numa situação mais complicada.

Leia abaixo alguns casos em que, eventualmente, o seu ar condicionado pode vir a precisar de reparação.

O ar condicionado não liga

Há várias razões que podem estar por trás deste aspeto. E não significa, logo à partida, a necessidade de reparação do ar condicionado. O problema pode estar no disjuntor. Pode ser que tenha havido um pico de energia e o disjuntor tenha sofrido danos. Se a sua rede elétrica já é bastante antiga, maior é o risco de curto-circuito. Desligue a energia e espere um pouco. Se, ao ligar o quadro, ocorrer o mesmo problema, terá de chamar a assistência.

Mau cheiro

Pois é, muitas vezes, a sensação de bem-estar ao recebermos calor ou ar fresco é contrariada pelo mau cheiro que pode ser libertado pelo equipamento de ar condicionado. Há o mito de que os problemas de mau cheiro do ar condicionado resultam de falhas deste equipamento, mas a verdade é que mais de 50% dos problemas em AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar condicionado) acontece por falta de limpeza e manutenção periódicas. Por exemplo, a limpeza do filtro do ar condicionado é essencial! A acumulação de sujidades, poeiras, microrganismos como fungos e bactérias, pode fazer com que haja a libertação de odores desagradáveis. E não se trata apenas do mau cheiro, é a sua saúde que pode estar em causa.

Ar condicionado com fuga de água

O seu ar condicionado pinga? Na origem deste problema também pode estar a necessidade de limpeza, mas existem outras razões. Os erros mais comuns são: utilizar tubagem com diâmetro menor do que o adequado; usar mangueiras sem queda ou estranguladas; posicionamento torto da evaporadora na parede… Enfim, questões relacionadas com a instalação do equipamento.

Acima, descrevemos alguns contextos de necessidade de manutenção curativa, todavia o segredo pode estar na manutenção preventiva. Com uma manutenção adequada, nos timings certos, o seu equipamento de ar condicionado tem todas as condições para funcionar em pleno. Não só está a garantir a sua eficiência, como também está a aumentar a sua vida útil. Tudo isto se reflete no seu bolso! Vai diminuir a frequência de intervenções de emergência. E, já sabe, um equipamento que trabalha de forma eficiente gasta menos energia!

Os nossos técnicos são certificados pelo ministério do ambiente e têm um nível de experiência e profissionalismo acima da média. Se entrar em contacto com a Megaclima para solicitar a reparação do ar condicionado, está em boas mãos!

Pode ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou enviar-nos um email para geral@megaclima.pt .