Sabe o que é uma cortina de ar?

Respondamos já à questão que intitula o nosso texto. A cortina de ar é um tipo de equipamento de climatização que funciona de uma forma muito simples: cria uma barreira de ar no local em que é instalado, impedindo que a temperatura interior seja influenciada pela exterior. Utilizada sobretudo em ambiente comerciais, a cortina de ar consegue manter uma climatização equilibrada, porque apesar de possuírem ares condicionados, estes espaços não podem manter-se com portas ou janelas fechadas e têm um fluxo de pessoas livre e constante.

Cortina de ar & Ar condicionado

O par perfeito! A cortina de ar não substitui o ar condicionado, torna-o mais eficiente e económico. Esta parceria permite aos equipamentos de ar condicionado um funcionamento regular, sem haver necessidade de trabalhar na sua capacidade máxima, o que prolonga a sua vida útil, exige menos reparações e um menor consumo de energia.

Instalação da Cortina de Ar

As cortinas de ar são equipamentos de fácil instalação, sem requerer alterações estruturais no espaço em causa. Para cumprirem a sua função como isolantes térmicos do ambiente, as cortinas de ar devem ser colocadas acima das portas e/ou janelas. É importante que o local de instalação proporcione uma fixação segura e sem vibrações. Caso a largura do vão seja maior do que o modelo de cortina de ar, o ideal é instalar outra unidade para abranger toda a abertura. Antes de fixar os equipamentos, garanta que as unidades estão niveladas e certifique-se de que estas não estarão sujeitas a jatos de água, agentes corrosivos e humidade excessiva. Existe uma conjugação de fatores que vão condicionar a performance da cortina de ar. A instalação deve ser responsabilidade de técnicos especializados.

Quais as vantagens da cortina de ar?

Como já podemos confirmar, existem várias vantagens na aquisição de uma cortina de ar:

– Não é necessário alterar a estrutura do local, pois é um equipamento de fácil instalação;

– Garante o equilíbrio térmico do ambiente interior, protegendo-o de humidade e ventos que podem vir do exterior;

– Garante 80% de isolamento térmico, mesmo com portas e janelas abertas;

– Otimiza o trabalho do ar condicionado, permitindo-lhe um funcionamento equilibrado e, com isso, uma poupança de cerca de 35% em energia elétrica;

– Prolonga a vida útil de outros equipamentos de climatização, em especial do ar condicionado;

– Evita a entrada de poeiras, poluição, insetos e odores desagradáveis;

Como qualquer outro equipamento, a cortina de ar também precisa de limpeza e manutenção adequados. Os cuidados são simples e devem ser feitos regularmente, garantindo um funcionamento sem falhas e com eficiência energética.

Precisa de uma cortina de ar? Peça-nos uma cotação! Basta ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou enviar-nos um email para geral@megaclima.pt . Rapidamente, receberá uma proposta da Megaclima!