Porquê um ar condicionado portátil industrial?

Logo à partida, quando falamos de ar condicionado industrial pensamos em equipamentos de grande envergadura. A sua vida útil é a funcionar em espaços amplos, por vezes em ambientes abertos, sempre com uma performance para conseguir o controlo dos níveis desejados de temperatura, de humidade, de ventilação… Enfim para conseguir o controlo térmico. Com o ar condicionado portátil industrial este objetivo é atingido para além de que pode ser transportado de um espaço para o outro!

Com mangueira ou split

À semelhança de nos equipamentos de aplicação doméstica, existem os ares condicionados portáteis industriais em que o ar é trocado com o exterior através de uma conduta flexível em forma de mangueira. Nos ares condicionados portáteis monoblocos, a água é recolhida para um depósito que, quando cheio, impede o funcionamento do aparelho. Também há a possibilidade de a água ser re-evaporada e descarregada através de um esgoto de condensados, o que lhe permite funcionar continuamente. Nos sistemas de ar condicionado portátil de conduta única, o ar é retirado ao espaço climatizado para arrefecer o condensador, ventilando-o depois para o exterior.

Quando falamos do sistema split, não difere dos ares condicionados domésticos. No sistema split, há uma unidade interior, assente sobre rodas, ligada, através de tubos flexíveis, a uma unidade exterior – semelhante às unidades exteriores dos sistemas split fixos.

Ar condicionado portátil industrial evaporativo

Os sistemas evaporativos não têm compressor nem condensador. A água líquida é evaporada através das serpentinas de arrefecimento, libertando vapor para o espaço climatizado. A água em evaporação absorve uma quantidade significativa de calor (calor latente de evaporação), arrefecendo o ar. Este sistema é semelhante ao mecanismo natural dos humanos e de outros animais, que se arrefecem através da transpiração. As desvantagens deste sistema são que, a não ser que a humidade seja reduzida, o arrefecimento é limitado, sendo o ar arrefecido bastante húmido, o que pode provocar a sensação de frio. As suas grandes vantagens são os factos de não necessitarem de condutas de ventilação para o exterior, tornando-os verdadeiramente portáteis, de terem uma instalação mais fácil e económica e de consumirem pouca energia.

As vantagens da inovação

A tecnologia também chega a este tipo de equipamento! Existem modelos que têm a capacidade de reduzir a temperatura numa área de 4.000 m2! Para além da elevada capacidade de arrefecimento, se ligar este tipo de aparelho a uma mangueira de jardim, então será capaz de tirar proveito de uma capacidade de 40 litros de água.

Explorando ainda mais o que já se pode proporcionar em matéria de ares condicionados portáteis industriais, existem aqueles que possuem programação semanal. E estamos a falar de um controlo à distância. Para as estufas, que precisam de temperaturas específicas durante os ciclos diurno e noturno, esta será certamente uma vantagem, por exemplo.

A Megaclima é uma excelente conselheira em climatização. Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt e deixe-nos ajudá-lo a escolher o seu ar condicionado portátil industrial!