Quero um ar condicionado silencioso!

E você, não quer?! Ter um ar condicionado silencioso está no topo das preferências de quem decide comprar este tipo de equipamento. É claro que o silêncio se trata de um aspeto importante e que contribui em larga medida para o conforto do seu espaço. Boa qualidade do ar, temperatura desejada atingida, poupança energética e sem ruído?! O que se pode querer mais de um ar condicionado?

Os fornecedores não ficam indiferentes ao desejo dos seus clientes e, hoje em dia, encontra marcas e modelos no mercado que são justamente o que pretende.

Mas quantos decibéis? Já pensou nisso?

Nas especificações técnicas de cada equipamento, pode encontrar a informação acerca do nível de ruído. Este valor é medido em “Decibéis” abreviado por “dB”. O mais comum é encontrar informação do género ”dB(A)]39/33/25/19”, o que equivale, respetivamente, aos graus de ruído alto, médio, baixo e mínimo ou silencioso que o ar condicionado emite durante o seu funcionamento. E deve ter em consideração que não é só a unidade interior que emite ruído, a exterior também o faz.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualquer som acima dos 50 decibéis, durante um tempo prolongado, já é muito incómodo e, dependendo da sensibilidade, até pode gerar tonturas, dores de cabeça e zumbidos. No nosso site, encontra uma Tabela de Decibéis. Aqui, poderá verificar exemplos de ruído e a sua respetiva graduação. Sem dúvida que ajudá-lo-á a ficar mais ciente do que significam os diferentes níveis de decibéis quando estiver a ler as características do seu almejado ar condicionado silencioso.

E o tipo de ar condicionado mais silencioso é…

Não se esqueça de que estamos a falar de equipamentos que possuem motores, ventiladores, compressores e tubulações. É perfeitamente normal que os ares condicionados produzam ruídos interior e exteriormente, sem falar em tipos ou modelos. Todavia, podemos eleger um tipo de ar condicionado silencioso. Os modelos split são os mais silenciosos. Como a unidade condensadora (exterior) e a evaporadora (interior) não ficam no mesmo espaço, é fácil perceber que o ruído diminui. Para além disto, se optar pela tecnologia Inverter, a qual garante uma rotação constante e estável, sem picos de voltagem, sem o ligar e desligar, o silêncio será ainda maior. Os ares condicionados portáteis, por outro lado, ainda não conseguiram ultrapassar o estigma de serem os mais ruidosos. Como são aparelhos concentrados numa só unidade, é natural que assim seja. Mas, cada vez mais, a tendência é para os decibéis diminuírem.

Mais uma vez, chamamos a atenção para a manutenção do seu ar condicionado. A limpeza de filtros é determinante para o ar condicionado continuar a ser silencioso. Quando a saída de ar é obstruída, o motor entra em esforço e torna-se mais barulhento.

Entre em contacto com a Megaclima se detetar um aumento súbito de ruído do seu ar condicionado. Este pode ser um sinal de que o seu equipamento precisa de assistência técnica.

Pode ligar-nos para o número 219 253 300 ou enviar-nos um email para geral@megaclima.pt