Renovar o ar é urgente!

Não vamos romancear o tema, a importância da renovação do ar é flagrante. Respirar um ar leve, purificado e saudável deve ser o objetivo de qualquer pessoa, na sua casa ou na sua empresa! Neste artigo, vamos falar desta importância e do melhor sistema de renovação de ar. Fique por aqui.

Tentemos entender a importância da renovação do ar nos diferentes ambientes. O ar é aqui o protagonista e devemos percebê-lo na sua essência e desejá-lo o mais puro possível. Através da inspiração e respiração, consumimos oxigénio e libertamos dióxido de carbono. O equilíbrio faz-se em paralelo com o processo de fotossíntese, em que as plantas consomem o dióxido de carbono e libertam o oxigénio. Na sua forma mais simples, tudo estaria bem se não fosse os níveis de poluição agravados e outras condicionantes.

A poluição atmosférica

Dizer que a poluição atmosférica é prejudicial para a saúde humana e o ambiente é repetirmo-nos. Mas é preciso fazê-lo. Se nestes últimos tempos, resultados de normativas e, mais recentemente, dos confinamentos, os níveis de poluição desceram, ainda é necessário fazer mais. A poluição causada pelo ozono, pelo dióxido de azoto e por partículas em suspensão (PM) comporta sérios riscos para a saúde. Segundo a Agência Europeia do Ambiente, cerca de 90% dos citadinos europeus encontram-se expostos a poluentes em concentrações superiores aos níveis de qualidade do ar considerados prejudiciais para a saúde.


“A poluição atmosférica está a prejudicar a saúde humana e os ecossistemas. Há grandes faixas da população que não vivem em ambientes saudáveis, de acordo com os padrões atuais. Para encetar um caminho sustentável, a Europa terá de ser ambiciosa e ir além da legislação atual.” Hans Bruyninckx, Diretor Executivo da AEA

E se é assim no exterior, como será no interior da sua casa, do seu escritório, da sua fábrica?

A qualidade do ar em nossas casas

Em entrevista ao Expresso, João Cavaleiro Rufo, investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, deixa um alerta sobre a qualidade do ar nas nossas casas. A poluição interior pode ser duas a cinco vezes maior do que a poluição exterior. É um facto que, com as nossas rotinas do dia-a-dia, somos capazes de produzir partículas poluentes em nossas casas. E como é fácil de aferir, em período de confinamento, estas aumentam. As partículas assentam e como as nossas casas são cada vez mais bem construídas, acabam por ficar hermeticamente fechadas.

Sabia que…
As velas aromáticas, libertam partículas e compostos orgânicos voláteis que estão associados ao cheiro da vela em si. Alguns desses compostos são particularmente perigosos para as pessoas que possuem doenças do foro respiratório.

Em casa, o ar fica contaminado porque:

  • Poluição provocada pelas rotinas do dia-a-dia (cozinhar, aspirar, entre outros);
  • Excesso de humidade (défice de isolamento, banhos prolongados, cozinha mal ventilada);
  • Odores;
  • Fumos (tabaco, lareiras);
  • Partículas deixadas pelos animais domésticos;
  • Libertação de gases pelos aquecedores e fogões;
  • Existência de formaldeído em estofos, mobília e revestimentos.

A qualidade do ar nas habitações merece uma atenção especial e há equipamentos que nos permitem ter um bom sistema de renovação do ar. Para além disto, não faltam recomendações que devemos seguir, sobretudo em época de confinamento:

  • Abertura de portas e janelas durante o dia;
  • Alternar a permanência entre as diferentes divisões da casa;
  • Não fumar;
  • Evitar acender velas;
  • Aumentar a ventilação quando varremos ou aspiramos uma divisão;
  • Evitar o uso desnecessário de produtos de limpeza.

O foco está na renovação do ar

E, claro, na saúde! Infeções virais e bacterianas de diversos níveis de gravidade são facilmente espalhadas num local fechado, em que não há a renovação do ar ambiente. A Taxa de renovação do ar (volume de ar a extrair ou induzir durante um período determinado) varia de acordo com o ambiente, em espaço e funcionalidade. Em termos comerciais, podemos avançar que uma lavandaria precisará mais de renovação de ar do que um cabeleireiro, por exemplo. Em casa, a cozinha e a casa de banho são as principais assoalhadas a ventilar. A necessidade mínima para trocas de ar em ambientes climatizados leva em consideração o número de pessoas que estão no ambiente, o tipo de atividade que é realizado e outras fontes de gases e particulados. Conheça melhor a Tabela de Renovações do ar aqui.

Ventilar, é isso mesmo! Garantir uma correta ventilação é o caminho a seguir! Pode fazê-lo de uma forma natural, garantindo de uma forma controlada a circulação do ar entre aberturas de admissão de ar exterior (portas, janelas e grelhas) e as aberturas de extração de ar (chaminés). Por outro lado, também pode optar pela ventilação mecânica, que será um bom sistema de renovação do ar. Adaptando os caudais extraídos e induzidos nos locais que contêm contaminantes, obtém-se um ambiente mais confortável e mais puro. Equipamentos como os exaustores e ventiladores entram neste contexto.

A importância da renovação do ar em ambientes industriais

Em ambiente industrial, a renovação do ar também não pode ser descurada, tendo em vista sobretudo o bem-estar dos colaboradores.

O funcionamento de certas máquinas e a execução de alguns processos industriais podem dar origem a gases com cheiros específicos. O controlo de odores torna-se, assim, determinante.

Por outro lado, não havendo uma correta renovação do ar, não se verifica a oxigenação do espaço e há acumulação dos níveis de dióxido de carbono, resultando na perda de concentração, em sonolência e dores de cabeça.

Saiba como pode cuidar do seu espaço industrial, ventilando-o corretamente, aqui.

O ar condicionado e a renovação do ar

Conheça o modelo Inverter – Breezeless da Midea à venda na Megaclima

O ar condicionado pode ser seu aliado nesta missão de renovar o ar e torná-lo mais saudável. Para além das funções de tratamento de ar, desumidificação e purificação, no modo Fan (ventilador), o ar condicionado também ajuda a ventilar e fazer circular o ar na sua casa. Mas se falarmos em projetos mais complexos, poder-se-á conceber um sistema de renovação de ar que implica a parceria dos equipamentos de ar condicionado com processos de exaustão e filtragem de ar.

A Megaclima defende que a ventilação deve ser uma das prioridades em climatização. Precisa de aconselhamento? Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online. Esperamos pelo seu contacto.