Sobre o congelamento do ar condicionado

Os ares condicionados, apesar de cada vez mais tecnologicamente avançados, não são infalíveis. Aliás, existe algum equipamento que o seja? Na raiz de certas falhas e/ou erros de funcionamento pode estar o congelamento do ar condicionado. Fique a saber mais, à medida que lê este artigo.

Ter um ar condicionado que funcione em pleno, usufruindo de todas as potencialidades e de um nível de rigor elevado também implica a sua atenção. Esteja atento ao funcionamento do seu ar condicionado, este é o nosso primeiro conselho. Existem vários motivos pelos quais pode haver a perda de potência ou falha de funcionamento. Um deles é o congelamento, que, na maioria das vezes, é causado por algo que impede o fluxo de ar.

Principais causas

O congelamento do ar condicionado é algo que acontece com maior frequência do que as pessoas julgam e habitualmente no inverno. Mas não são apenas as baixas temperaturas que estão na base deste problema. Enumeramos então as principais causas do congelamento do ar condicionado, começando justamente pela temperatura:

Baixa temperatura exterior

É um facto, as baixas temperaturas exteriores podem causar o congelamento das condutas de gás refrigerante. A temperatura exterior ao baixar significativamente vai afetar também a pressão e a temperatura do próprio sistema de refrigeração. Assim, pode acontecer que a serpentina da unidade interior ou evaporadora comece a produzir gelo.

Aconselhamos: fique atento às temperaturas. Se a causa do congelamento do ar condicionado for a baixa temperatura exterior, configure o seu equipamento na função de ventilação. Assim, vai forçar a circulação do ar no ambiente, sem refrigeração.

Sujidade

A acumulação de sujidade pode estar na origem de vários problemas do ar condicionado e o congelamento é, efetivamente, um deles. Não falamos apenas de filtros sujos que precisam de ser limpos com frequência ou até substituídos. A sujidade acumulada na serpentina do equipamento vai dificultar a circulação do ar para o ambiente, fazendo com que o ar gelado fique dentro da máquina, originando assim o congelamento.

Aconselhamos: mantenha o seu ar condicionado em bom estado, com uma manutenção periódica. Uma manutenção bem feita implica a limpeza de filtros e alhetas com produto antibacteriano, a limpeza de grelhas, do interior das máquinas, do dreno de condensados, do permutador de calor. Se quiser que a tarefa seja bem executada, esta deve ficar a cargo de profissionais. Um trabalho rápido, limpo e adequado só pode ser assegurado por técnicos formados e experientes. Já conhece os contratos de assistência e manutenção da Megaclima?

Configuração do termóstato

Se tem por hábito ligar o ar condicionado na temperatura mais baixa está a cometer vários erros. Um deles é não estar a promover um funcionamento eficiente, em que se consome menos energia e mesmo assim consegue atingir o conforto térmico. Por outro lado, este hábito vai impedir que a unidade arrefeça de forma adequada. Consequentemente, o ar frio e a alta pressão farão com que a condensação normal congele.

Aconselhamos: mantenha o termóstato do seu ar condicionado bem configurado! Em infraestruturas mais antigas em que o isolamento é deficitário, sabemos que é difícil atingir o conforto sem recorrer a níveis mais extremos. Consensualmente, diz-se que, durante todo o ano, a temperatura ideal e mais saudável para interiores situa-se entre os 21 e os 23°C.

Sabia que? Níveis muito elevados de frio podem provocar dores musculares e cansaço. É um facto que o corpo não consegue relaxar porque está em constante tensão devido ao frio, o mais certo é tremermos para gerar calor. Também se confirma que o frio aumenta o apetite. Sempre na tentativa de aumentar a temperatura, o corpo vê na comida e digestão formas de se manter quente. Não é verdade que muitas pessoas tendem a engordar no inverno?

Falta de carga de gás refrigerante

A carga exata de gás ou fluido refrigerante é determinante para o correto funcionamento do seu ar condicionado! Uma carga alta ou muito baixa, significa que o ar condicionado terá que trabalhar mais para fazer o ar circular, podendo causar o congelamento. E se o gás acabar, devido a uma fuga, por exemplo, o equipamento deixará, certamente, de trabalhar.

Aconselhamos: mais uma vez, insistimos na importância da manutenção preventiva do seu equipamento de ar condicionado! Em condições normais não será necessário carga de gás. Todavia, não se pode descartar uma falha na instalação do seu equipamento de ar condicionado. Este pode também ter vindo com a quantidade inadequada de gás da fábrica ou pode haver danos na tubagem. Equipamentos já com uma vida útil prolongada apresentam uma maior possibilidade de todos estes cenários.

Ar condicionado mais potente do que o necessário

Se foi efetuado um incorreto cálculo térmico, corre o risco de congelamento. Isto é, se o ar condicionado tem mais BTU’s do que o necessário para climatizar o seu ambiente, verifica-se que o AC liga e desliga com maior frequência, o que pode aumentar os seus níveis de humidade no ar e, consequente, o congelamento do ar condicionado.

Aconselhamos: tudo começa numa correta instalação! Uma empresa com renome, há mais de 25 anos no mercado, como a Megaclima, ajuda-o em todo o processo, desde a compra à instalação, sem esquecer a manutenção e assistência. Não se preocupe, antes de adquirir o seu equipamento, faremos um exímio cálculo térmico do espaço, confirmado com uma visita do nosso especialista ao local, sem quaisquer encargos. Possuímos, ainda, uma aplicação de cálculo térmico, disponível para download na App Store e no Google Play. Com um preenchimento fácil e intuitivo, esta aplicação tem 2 versões: a básica e a gráfica completa. Ferramentas para melhor servi-lo não faltam!

E ainda…

  • Não se esqueça de desligar da tomada o seu ar condicionado, antes de qualquer ação;
  • Coloque um recipiente debaixo do equipamento. Quando começar a descongelar, evita molhar o chão;
  • Veja se o equipamento está totalmente seco e sem gelo, antes de ligá-lo novamente;
  • Ao religar o aparelho, mantenha-o sempre numa temperatura na casa dos 23º, independentemente da temperatura que estiver no exterior;
  • Se suspeitar de uma fuga, não hesite e solicite a ajuda de um técnico!


Não espere mais! Peça-nos ajuda para saber tudo sobre o congelamento do ar condicionado! Podemos ajudá-lo na sua manutenção periódica e temos uma equipa de assistência, pronta para emergências! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online.