Devo reutilizar a água do ar condicionado?

É do senso comum que o ar condicionado pode acumular água. E atenção que não se trata de uma falha! Atualmente, estes equipamentos possuem a função de desumidificação. O que acontece é que ao passar pela serpentina, a humidade é condensada e transforma-se em água. 

Aproveitar a água do ar condicionado é uma atitude sustentável. Não haja dúvidas, enraizar a sustentabilidade e ecologia na nossa rotina quotidiana tem de começar por ser um compromisso e responsabilidade individual. A água que o ar condicionado acumula pode ser utilizada para diversas atividades que vamos ter oportunidade de descrever aqui. Para já, avançamos que esta água não é potável! 

Como o ar condicionado acumula água? 

Expliquemos melhor como o ar condicionado acumula água. Passa pelo processo de desumidificação. Ao desumidificar o ar, o equipamento vai condensar o vapor de água que consegue recolher. A condensação acontece quando o vapor de água passa do estado gasoso para o líquido – o mesmo processo que acontece antes de chover. Da função de desumidificação do ar condicionado vai resultar a água. Reiteramos que esta água é imprópria para consumo. Não é indicada para beber nem para tomar banho, mas perfeitamente segura para outros usos. 

Porquê desumidificar o ar? 

Os malefícios da humidade nas nossas casas e, por consequência, na nossa saúde são muito evidentes. Poderá optar sempre por um desumidificador, apenas um equipamento para o seu objetivo de alcançar os níveis ideais de humidade relativa. Na Megaclima, temos vários modelos ao seu dispor. 

E, por falar de humidade relativa, sabe quais os níveis adequados?

Humidificador Klarstein. Mais aqui.
  • Abaixo de 40% HR: o ar está seco em excesso. 

No exterior, evite exercícios físicos entre as 11 e as 15 horas, permaneça em locais protegidos do sol, em especial em zonas com vegetação. Evite sempre aglomerações em ambientes fechados, beba água e, em casa, use o humidificador

  • De 40% a 60% HR: o ar está confortável e saudável. 

Com o nível de humidade relativa correto, o ar torna-se mais leve, mais fácil de ser respirado. 

  • Acima de 60% HR: o ar está húmido em excesso. 

Nestas condições, em casa, a ajuda de um desumidificador é essencial! Para além disso, faça uma ventilação adequada quando cozinha ou quando toma banho. 

O que se torna mais flagrante, no que toca à humidade, são as consequências dos níveis excessivos. Enumeremos algumas: 

Fungos – O bolor (mofo) e respetiva decomposição (putrefação) são típicos dos ambientes muito húmidos, o que significa danos significativos para as casas, os edifícios, materiais orgânicos (papel, tecidos, quadros, madeiras, couros, etc.) e sobretudo para a saúde das pessoas. 

Ferrugem – A combinação de humidade elevada e oxigénio no ar provoca a oxidação do ferro. O ferro é um material muito resistente e duradouro, mas a corrosão é a sua fragilidade.  

Condensação – É a consequência da relação entre a quantidade de humidade presente no ar e as diferenças de temperatura entre o ar e as superfícies dos objetos com os quais entra em contacto. Quando assistimos à condensação da humidade, aparece a água a escorrer pelos vidros, paredes, canos, etc. 

Falhas Elétricas – A humidade e a eletricidade não são bons parceiros. Elevados níveis de humidade no ar podem resultar em falhas elétricas, tanto em grandes instalações elétricas como em componentes eletrónicos sensíveis. 

Reutilize a água do ar condicionado! 

Aqui está uma das maneiras de tornar o ar condicionado num equipamento sustentável!  

Na maioria das casas e empresas, a água do ar condicionado é desperdiçada. Bastam atitudes simples e sem esforço para que esta possa ser facilmente armazenada e reaproveitada.  

Sabia que… 

A quantidade de água varia de acordo com a potência do equipamento, o tempo de funcionamento e o clima do local. É lógico que em zonas mais húmidas, os aparelhos condensam uma maior quantidade de água. Um único ar condicionado pode gerar até 20 litros de água. 

Evitar o desperdício é o nosso dever como cidadãos e uma atitude de consciência ambiental. Sendo assim, reutilize a água do ar condicionado para: 

  • Limpeza: terá o mesmo efeito do que a água da torneira. Basta acrescentar os produtos de costume, detergentes e desinfetantes. Outra ideia é da reutilização da água para a lavagem do seu carro, por exemplo; 
  • Regar as plantas: a água do ar condicionado também pode ser usada para regar as plantas e os jardins. Atenção que esta não tem todos os nutrientes necessários. Pode ser necessário adicionar um complemento para fortalecê-la. 
  • Engomar: a água que sai do ar condicionado não está suja de maneira que possa manchar as roupas, então esta também pode ser reaproveitada nos ferros a vapor. 
  • Autoclismo: a água pode ser usada na descarga de água do autoclismo. É, sem dúvida, uma solução sustentável contra esse desperdício. 

Como drenar a água do ar condicionado? 

A recolha da água do ar condicionado pode ser feita de várias formas. Pode usar desde um recipiente simples, como um balde, ou até instalar uma tubagem para drenar a água de acordo com a reutilização que pretender. Por exemplo, desde a raiz da instalação, existe a possibilidade de drenagem até à casa-de-banho. Pergunte-nos mais!   

Tem um ar condicionado portátil? 

Conheça todos os Modelos de
Ar Condicionado Portátil à venda na Megaclima!

Eis os passos que deve seguir, para drenar a água:

1 – Desligue o aparelho e retire a ficha da tomada; 

2 – Retire o tubo flexível do exaustor; 

3 – Para evitar molhar a casa, leve o aparelho até um local onde possa escoar a água; 

4 – Remova a tampa do dreno, use uma mangueira e deixe a água correr para um recipiente ou diretamente para algum ralo; 

5 – Após toda a água sair, basta colocar novamente a tampa do dreno e está pronto a funcionar. 

Para finalizar, fica aqui a chamada de atenção: uma perda constante de água no ar condicionado não é normal. Se tal acontecer, entre em contacto com uma equipa de assistência e manutenção

Já reutiliza a água do seu ar condicionado? Conhece mais alguma dica? Entre em contacto com a MegaclimaPrecisa de aconselhamento ou assistência? O nosso número é o 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), o nosso email é geral@megaclima.pt e ainda pode preencher os nossos formulários online. Ficamos à espera do seu contacto!