Sistema de exaustão e ventilação industrial

A exaustão e ventilação adequadas são a base de um ar ambiente equilibrado e seguro. Esta deve ser a máxima em sua casa, no seu escritório, na sua indústria. Neste artigo, vamos explicar o porquê da importância de um correto sistema de exaustão e ventilação no ramo da indústria e as melhores soluções para cada caso. Fique por aqui. 

Promover a circulação do ar, equilibrando a temperatura e removendo o ar contaminado prejudicial à saúde de todos os colaboradores – esta é a missão de um bom sistema de exaustão e ventilação industrial. Qual é a melhor opção para a sua indústria? Eis a questão! 

Ar renovado na indústria: urgente! 

De um ponto de vista geral, sabemos que os agentes contaminantes libertados nas unidades de fabrico podem ser um risco para a saúde das pessoas que trabalham nestes ambientes.  

Imagine o que a inalação constante das poeiras de polimentos, resíduos de solda, rebarbação, solventes, gases e outros tipos de sujidade podem fazer aos pulmões e como podem afetar todo o trato respiratório! Este assunto não deve ser tratado com ligeireza. Um equilibrado equipamento de exaustão mantém um melhor ambiente de trabalho e o ar mais puro para os trabalhadores. 

Benefícios dos sistemas de exaustão e ventilação industrial 

  • Renovação do ar contaminado – eliminam gases, maus cheiros, vapores e partículas nocivas; 
  • Proteção da saúde dos seus colaboradores – um ar renovado evita a disseminação de doenças e garante a segurança das pessoas; 
  • Maior conforto térmico – ideal para salvaguardar a produtividade e um bom ambiente de trabalho; 
  • Conservação de máquinas e equipamentos – o controlo de temperatura, resultante também do sistema de ventilação e exaustão, é muito importante para manter o correto funcionamento da maquinaria, sem grandes oscilações e assistências técnicas
  • Menores custos de investimento e operação – com a garantia da saúde dos seus colaboradores e das suas máquinas, o funcionamento da sua indústria fica assegurado com o nível de continuidade e performance desejado. 

Tipos de sistemas de Exaustão Industrial 

Atualmente, e seguindo sempre a tendência da sustentabilidade, os sistemas de exaustão são projetados visando a parceria da melhor performance e eficiência, sempre com o mais baixo consumo de energia. 

Se quisermos explicar um bom sistema de exaustão teremos de escrever que é costumizado, respondendo com eficácia às necessidades de cada ambiente. Este terá de ser dimensionado de acordo com a área do espaço onde será instalado, tendo também em conta a necessidade de vazão para captação localizada de poluentes. 

Há que salientar que a exaustão completa pode ser feita no ambiente todo (ventilação geral) ou em pontos específicos (exaustão localizada). 

Ventilação geral 

No caso da ventilação geral, há que ter em conta os fins a que se destina. Podemos ter a necessidade de ventilação geral para conservação de materiais e equipamentos (reduzir o aquecimento de motores, isolamento de cabines elétricas, preservação de alimentos, entre outros). 

Embora esta ventilação também se possa fazer naturalmente, em ambientes industriais, o uso de aparelhos ventiladores é imperativo. No contexto deste artigo, realçamos sobretudo a designada “ventilação geral diluidora” – o método de insuflar ou fazer a exaustão do ambiente para permitir uma renovação do ar e a consequente diminuição de agentes poluentes. 

Exaustão localizada 

Para descrever sistemas de exaustão localizada, destacamos os captores localizados próximos da fonte de emissão de poluentes, tubagens, ventiladores e, quando necessário, filtros coletores de partículas (fumos, poeiras e névoas). Este tipo de ventilação impede que as impurezas se dispersem pelo ambiente de trabalho. O exaustor é normalmente colocado após o filtro, libertando o ar limpo para o exterior. 

Principais componentes do sistema de exaustão e ventilação 

  • Ventiladores (centrífugo ou axial); 
  • Captores; 
  • Coifas; 
  • Tubagem; 
  • Exaustores (podem variar de acordo com os tipos de gases presentes no ambiente); 
  • Filtros de ar; 
  • Serpentinas; 
  • Dampers; 
  • Abafadores de ruídos. 

Tipos de ventiladores 

De um modo abrangente, existem dois tipos de ventiladores: 

  • Ventiladores Centrífugos 

Estes ventiladores consistem num rotor que gira em alta rotação no interior de uma “caixa” em formato espiral. O ar entra no ventilador na direção axial ao eixo de rotação e é movido do centro para a periferia do rotor por ação da força centrífuga, saindo perpendicular ao mesmo eixo. O ventilador centrífugo possibilita um fluxo de ar de alta pressão e é usado em situações em que é necessário ultrapassar a alta resistência ao fluxo de ar. 

  • Ventiladores Axiais 

Estes ventiladores basicamente consistem numa hélice e respetivo motor, montados numa armação. O ventilador axial é uma boa solução para movimentar muito ar. 

A exaustão nas cozinhas industriais 

O ventilador centrífugo será o mais indicado neste contexto. Um bom sistema de exaustão é determinante para o correto funcionamento de uma cozinha profissional. Falemos um pouco mais deste exemplo. 

Objetivo: renovação de ar, com eliminação de gases, vapores, fumos e odores, mantendo a temperatura dentro dos níveis desejados. 

Processo: o sistema de exaustão vai captar e conduzir os vapores e gases para a atmosfera. Depois, através da insuflação de ar exterior, far-se-á a reposição do ar exaurido pelo sistema de exaustão. 

Atenção: O volume de ar insuflado no ambiente deverá ser menor que o volume de exaustão de ar, mantendo a cozinha com pressão negativa e forçando o ar a entrar de fora para dentro do ambiente. Assim, evita-se que ocorra dispersão dos odores da cozinha para as áreas adjacentes. 

Megaclima é especialista em ventilação! Com clientes de referência na área empresarial, destacamos a CP, a rede de supermercados Auchan, o Banco Santander de Negócios, a TAP Air Portugal ou a Vodafone. Mais há mais! Veja o nosso portefólio online! 

Com uma equipa de excelência, onde se inclui técnicos experientes, atendimento e suporte superiores, sabemos do que precisa para todas as etapas de climatização do seu negócio! Agende uma visita e conheça as nossas instalações, ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online. Estamos aqui para si!