Ventiladores industriais: O que tem de saber – Megaclima

Os ventiladores industriais têm inúmeras vantagens, quando utilizados em instalações industriais  de forma correta. Além de criarem um ar ambiente mais saudável, os ventiladores industriais removem os elementos poluentes, como sejam os contaminantes do ar e o fumo e ainda reduzem os odores ofensivos.

Além disso, um ventilador industrial é capaz de diminuir os níveis de temperatura e humidade. Existem no mercado diversos tipos, modelos e funções de ventiladores industriais, que divergem sobretudo na direção do fluxo de ar ou na velocidade. Para escolher um ventilador industrial de forma sensata e racional, é essencial avaliar as necessidades, as condições ambientais, a indústria e os níveis de pressão e áreas de superfície afetadas.

Tipos de ventiladores industriais

Existem diversos tipos de ventiladores industriais, sendo que os principais são os exaustores centrífugos, os exaustores murais e os exaustores tubulares.

  • Exaustores centrífugos: trata-se de uma gama de ventiladores industriais de baixa pressão, com dupla saída e equipados com turbina de pás inclinadas para a frente. Cobrem uma variedade de caudais de 2.800 a 22.000 m3/h e estão previstos para serem acionados por um sistema de polies-correias. Há ainda uma gama de 4 caixas de ventilação, equipadas com ventiladores centrífugos de baixa pressão, com motores incorporados. Disponíveis com motores monofásicos ou trifásicos de 6 polos, IP 44, classe B ou F de 4 polos.
  • Exaustores murais: esta série de ventiladores industriais é composta por 11 diâmetros normalizados, desde Ø 250 até Ø 1000 mm, e está prevista segundo o modelo de motores, de 2,4,6 e 8 polos monofásicos ou trifásicos. Cobrem uma margem de caudais, desde 1.200 m3/h até 54.000 m3/h.
  • Exaustores Tubulares: esta série é composta por 10 diâmetros normalizados, desde Ø 250 até Ø 800, e está prevista segundo o modelo de motores de 2,4,6 e 8 polos monofásicos ou trifásicos. Cobrem uma margem de caudais desde 1215 m3/h a 43200 m3/h.
Normativas europeias obrigatórias

Segundo as normas europeias, os ventiladores industriais estão sujeitos a requisitos de eco-design e rotulagem muito específicos. Recorrendo aos ventiladores industriais, a Europa pode evitar a emissão de 11 milhões de toneladas de CO2 todos os anos, em 2020, o equivalente a toda a energia utilizada anualmente em cerca de 8 milhões de habitações.

A eficiência de um ventilador industrial depende do seu tipo e do requisito de energia. Ao substituir modelos menos eficientes por outros mais modernos, é possível poupar quase 20 por cento dos seus custos operativos durante o seu ciclo de vida, estimado em cerca de 15 anos.

A eterna questão do ruído

Um ventilador industrial pode ser muito silencioso ou muito ruidoso, sendo que tudo depende da sua eficácia e eficiência. O ruído surge de vários locais, sendo que pode ser silenciado com a aplicação de silenciadores de motor ou outros dispositivos.

Para saber quais os ventiladores industriais mais adequados para as suas instalações, em termos de ruído, o ideal é contactar uma empresa de ventilação e climatização com experiência no mercado. Na Megaclima, temos uma vasta gama de ventiladores industriais com vários níveis de ruído.

Para saber mais sobre ventiladores industriais, contacte-nos!