5 boa escolhas de Modelos de Ar Condicionado – Megaclima

Que tal fazermos juntos um exercício e escolher os 5 modelos de ar de condicionado que vão fazer furor neste outono/inverno? Fique por aqui e leia todas as recomendações que temos para si! O resultado será conforto térmico ao mais alto nível, onde a estética faz a diferença, com poupança de energia e na carteira!

Em qualquer guia de compras de um ar condicionado, os conselhos convergem e vão desde à escolha da empresa certa, com experiência no mercado e técnicos credenciados, até à compra de um modelo eficiente, tendo em conta todo um processo completo e adequado de cálculo térmico. Já conhece a Megaclima? Ajudá-lo-emos nestas etapas e noutras mais, sem perder pitada do que é efetivamente comprar um equipamento de ar condicionado!

Tipos de ar condicionado

Antes de nomearmos os 5 modelos de ar condicionado eleitos como a melhor compra, falemos sobre os tipos de equipamento que existem no mercado.

Tem tudo a ver com o que necessita, com o que acha mais estético e com o preço, claro!

Os ares condicionado split, ou seja, os que estão divididos entre unidade evaporadora (interior) e unidade condensadora (exterior) são os mais populares, sobretudo pela facilidade da instalação e manutenção. Por outro lado, os modelos split permitem ter várias unidades interiores (o número varia consoante a potência e modelo) e apenas uma exterior – é o chamado sistema multi-split. Já percebeu a vantagem que é poder climatizar vários ambientes diferentes, de forma independente, e ter apenas uma condensadora?

Assim, dentro desta categoria split, temos:

Ar condicionado mural

É o tipo de ar condicionado mais usado. Os mais recentes designs, aliados ao baixo ruído e elevado desempenho, garantem beleza e conforto térmico. O AC mural possui fácil instalação e fácil manutenção, mas é preciso algumas regras com a parede onde o ar condicionado é colocado. Não ser um local com uma alta exposição solar é uma delas! Com uma distribuição do ar uniforme no ambiente, é, sem dúvida, o aparelho mais indicado para pequenos ambientes como a sala de estar, quartos, escritórios, pequenas lojas, entre outros.

Ar condicionado consola teto/chão

Este tipo de ar condicionado é muito recomendado para ambientes comerciais ou grandes salões. Uma das suas principais vantagens é a possibilidade de ser instalado tanto no chão quanto no teto do ambiente e, habitualmente, tem maior vazão de ar do que os modelos murais. Conheça vários modelos e marcas aqui.

Ar condicionado cassete

A instalação do ar condicionado cassete é, preferencialmente, comercial, com um maior fluxo de pessoas. Vantagens? Não há qualquer condicionalismo de espaço! Instalado no teto, discreto, não vai contrariar a decoração e praticabilidade da área climatizada. Cada vez mais, são equipamentos compactos e de baixo perfil, que se podem enquadrar em tetos falsos normalizados.

Com potências entre 9 e 60 mil BTUs, apresentam um baixo nível de ruído e alto desempenho, já que, hoje em dia, todos os modelos de 4 vias possuem abas direcionadoras que podem ser ajustadas em conjunto ou individualmente. Para além disto, é muito comum nos modelos atuais, o sistema de fluxo de ar a 360º, permitindo uma climatização mais homogénea e abrangente.

E não esqueçamos:

Ar condicionado de Janela

Este tipo de ar condicionado é o mais tradicional. É compacto, numa só peça une condensadora e evaporadora. Por isso, precisa de um buraco na parede para a sua instalação. É indicado para ambientes pequenos. Saiba mais sobre este tipo de ar condicionado aqui.

Ar condicionado Portátil

Versatilidade e praticabilidade são adjetivos deste tipo de ar condicionado. Pode ser uma excelente decisão em termos de custo-benefício. Não despende dinheiro com instalações, pode transportá-lo de uma assoalhada para outra e só precisa de uma janela! Quer conhecer os nossos modelos de ar condicionado portátil?

Tecnologias de funcionamento

O que queremos descrever aqui são 2 tecnologias ou modos de funcionamento do ar condicionado.

  • Há a tecnologia tradicional que faz com que a temperatura no ambiente tenda a ter maior oscilação durante o processo de climatização. Isso ocorre devido ao funcionamento intermitente do compressor “Liga/Desliga”, que também é responsável por um maior consumo energético.
  • A tecnologia inverter é sinónimo de poupança! A temperatura no ambiente mantém-se estável, já que o compressor funciona numa rotação variável e contínua. Maior conforto, menor nível de ruído e menor consumo energético (cerca de 40% de economia em relação aos aparelhos convencionais) são as vantagens dos modelos inverter.

E os 5 Modelos de ar condicionado eleitos pela Megaclima são…

Já conhece o Mural Kirigamine Zen da Mitsubishi Electric? Com um design que se enquadra com elegância em qualquer espaço decorativo, possui um conforto térmico sempre silencioso – Os modelos EF25 registam níveis sonoros quase inaudíveis – apenas 19dB. Mais aqui.

Continuando nos modelos murais, sendo estes os mais requisitados, também destacamos o ARTCOOL Gallery da LG. O seu design é elegante e inovador, uma verdadeira peça de arte em sua casa! Por outro lado, o fluxo de ar a 3D é mais suave e natural graças aos padrões de fluxo em três direções.

Para finalizar este tipo de ar condicionado, elegemos o prateado para dar um toque de rigor e eficiência ao seu equipamento de AC. O novo ETHEREA da Panasonic é a última geração de sistemas de ar condicionado. Elegância aliada a uma funcionalidade excecional, onde se destaca uma tecnologia de purificação única! Saiba mais aqui.

E quando falamos de ar condicionado consola chão, temos de falar em Daikin! Com o modelo BLUEVOLUTION vai usufruir de um ótimo conforto em aquecimento, graças ao duplo fluxo de ar. Entra várias vantagens, destacamos o modo de funcionamento noturno que permite poupar energia, evitando sobrearrefecimentos ou sobreaquecimentos durante a noite.

Se o tipo de AC pretendido é a Cassete, a nossa escolha vai para os modelos Midea! Com a estrutura super slim, a Cassete de 4 Vias Midea funciona com a Tecnologia Inverter, o que permite uma eficiência energética comprovada. Concebidas para se enquadrarem em tetos falsos, são a solução ideal para instalações de pequenos projetos comerciais e aplicações embutidas.

Quer conhecer em detalhe cada um dos modelos eleitos pela Megaclima? Ligue-nos! O nosso número é o 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional). Também nos pode enviar um email para geral@megaclima.pt ou preencher os nossos formulários online. Temos todo o prazer em ajudá-lo!