Sempre no controlo, quente ou frio?

O comando está na sua mão! Com o ar condicionado quente e frio, a escolha é sua! À medida do seu conforto, para responder aos seus desejos e necessidades, optar pela temperatura certa em cada estação do ano, é saber escolher o melhor equipamento de ar condicionado para si!

“E como faço isso? Como escolho o melhor ar condicionado para mim?” Esta será a primeira pergunta a fazer. A resposta é: não se preocupe que nós ajudamo-lo.
A Megaclima tem muitas formas de o servir e ajudar. Comecemos pelo cálculo térmico! Fazer um correto cálculo térmico, que define os BTUs ou potência do equipamento de que precisa para arrefecer ou aquecer um ambiente é um passo essencial.

A importância do correto cálculo térmico

A potência de ar condicionado, em termos de arrefecimento e aquecimento é determinante para ficar satisfeito com a performance do seu ar condicionado quente e frio. É importante levar em linha de conta que um cálculo mal feito pode significar que o equipamento pode ser subdimensionado para o ambiente, não conseguindo atingir os seus níveis de exigência, ou sobredimensionado. Neste último caso, as suas necessidades de conforto térmico serão, com toda a certeza, satisfeitas, mas investiu dinheiro num modelo cuja envergadura energética não precisava.

Perguntas mais frequentes para um bom cálculo térmico

Existe um conjunto de perguntas que vão determinar o correto nível de potência do seu ar condicionado. Quer adquirir este equipamento para uma residência (apartamento ou moradia), um escritório, uma loja, um armazém ou fábrica? Mais do que isso:

“Qual o ano de construção?”

“Quanto aos vidros, estes são duplos ou simples?”

“Possui estores? Interiores ou exteriores?”

“Que tipo de caixilharia possuem as suas janelas?” – Alumínio, Alumínio com corte térmico, PVC ou Madeira?

“Qual a área do espaço a climatizar?”

“Qual é a medida de pé direito?”

“Qual a área de janelas e a sua orientação solar?”

“Qual o número de pessoas que frequenta o espaço?”


Já percebeu que não se trata de somar “2+2”, como é hábito dizer. Daí precisar da ajuda de profissionais. Já lhe dissemos que a Megaclima pode ajudar, certo?

Nunca excluindo a visita de um técnico especialista para conhecer o espaço e avaliar adequadamente o ambiente em função destes aspetos contextuais, a Megaclima não só lhe faz uma proposta rápida e completa após um email, telefonema ou após a receção do seu formulário preenchido online, como também dispõe de ferramentas tecnologicamente avançadas para facilitar esta etapa. Experimente as nossas apps para saber os BTUs de que precisa! Pode fazer download na app store ou na google play!

Processo de arrefecimento

Na sua função de arrefecimento, o ar condicionado vai combater o excesso de calor num determinado ambiente, reduzindo a humidade e conseguindo um efeito refrescante. Excluindo os ares condicionados portáteis, nos modelos split existe uma unidade interior (evaporadora) que absorve o excesso de calor da habitação e faz circular o ar frio pela mesma. A unidade exterior (condensadora), elimina o excesso de calor absorvido, para o exterior.

Processo de aquecimento

Na função de aquecimento, o gás refrigerante absorve o ar do exterior, ao ser comprimido este vai aquecer e o calor é libertado pela saída de ar da unidade interior. É a válvula de reversão que permite ter o ar condicionado a refrescar e a aquecer o ambiente.

Ar condicionado quente e frio e… Mais?

Claro que sim! Aquecer e arrefecer são as funções primárias, e também principais, de um ar condicionado. Existem outras mais de que podemos falar. Destaquemos as seguintes:

Função de desumidificação

Também muitas vezes designada de função Dry, atualmente os ares condicionados têm a capacidade desumidificar o ar. Mas para otimizar a desumidificação plena, e de acordo com as necessidades do espaço, nada melhor do que optar pela parceria ar condicionado/desumidificador.

Já conhece a marca Mídea? Aliando tecnologia ao bom preço, o modelo mural Breezeless tem a função de controlo de humidade.

Função de Purificação

Purificar o ar é dar-lhe mais qualidade, é contribuir para um ambiente saudável e respirável. Este é o que esta função pretende conseguir. Mais uma vez, o ideal é optar pela parceria entre o ar condicionado e o purificador. Só assim vai atingir um elevado grau de pureza do ar que respira em casa ou no trabalho.

Preste atenção ao modelo de ar condicionado Daikin Emura. O seu sofisticado filtro desodorizante de apatite de titânio remove os odores e partículas suspensas no ar. Por outro lado, o filtro prateado de purificação e remoção de alergénios capta 99% dos pólenes e ácaros.

Função Swing

Muito popular e requisitada pelo consumidor, a função swing do ar condicionado consegue a distribuição uniforme do ar. Ao pressionar o botão SWING do controlo remoto do seu equipamento, as aletas começam a movimentar-se, distribuindo o ar uniformemente. Pode ir clicando até chegar ao modo de distribuição de ar que pretende. À medida que pressiona o botão do Swing, são apresentados os diferentes movimentos das aletas.

Sabia que a gama Gama HR da marca Mitsubishi possui esta função? Conforto e economia coma garantia de uma grande marca! Saiba mais aqui.

Um bom conselho…

Para além de ter em consideração todas as funções que descrevemos acima e outras mais que os modelos de ar condicionado podem ter, prefira aqueles com a tecnologia inverter! Sinónimo de eficiência, como já tivemos oportunidade de explicar noutros artigos, a tecnologia inverter ajusta a velocidade de rotação do motor do equipamento, com vista a um funcionamento contínuo e não intermitente. Com o aumento e diminuição gradativos na rotação, não há picos de energia. Estabilidade e equilíbrio são palavras-chave neste sistema.

A Megaclima está aqui para si! Visite a nossa montra online e veja as especificações e vídeos tutoriais dos diversos modelos e marcas de que temos para venda. Acompanhamos o processo desde o início, desde a escolha do equipamento, até à sua instalação e posterior manutenção. Tem ainda a possibilidade de manter a melhor assistência técnica durante a vida útil do aparelho comprado. Com a Megaclima faz uma compra segura! O nosso número é o 219 253 300, o nosso email é geral@megaclima.pt e ainda pode preencher os nossos formulários online. Ficamos à espera do seu contacto!