Ar condicionado & aquecimento – Megaclima

Uma noite de inverno bem fria, a necessidade de conforto térmico, de se sentir em casa como num refúgio aconchegante. Quem não deseja ter um ambiente bem climatizado, dando uma resposta bem quente ao frio que está lá fora? Se o seu orçamento for curto, o ar condicionado portátil para aquecimento pode ser uma solução!

Comprar um ar condicionado é sempre uma boa opção. Todavia, há que ter em conta muitas nuances e, obviamente, o investimento é uma delas. Felizmente, o mercado da climatização está cada vez mais fértil. Damos cada vez mais importância a ter conforto e bem-estar nos locais que frequentamos, desde a casa ao trabalho, do supermercado ao ginásio. Hoje em dia, a climatização não é um luxo, é mesmo uma necessidade e uma alavanca real para a sua qualidade de vida e saúde. O ar condicionado portátil pode ser a opção certa para si e cumpre perfeitamente as funcionalidades básicas de arrefecimento e aquecimento. Ar condicionado para aquecimento? Por que não?

Arrefecimento e aquecimento

Quando falamos em arrefecimento e aquecimento, estamos a discriminar os principais polos no contexto da climatização.

Em termos de arrefecimento, o ar condicionado é o equipamento que cumpre esta necessidade de um modo mais eficiente. Podemos dividir o ar condicionado por 3 grandes tipos:

  • Portátil: trata-se de um equipamento que possui uma única unidade onde se concentra todo o mecanismo e que se liga ao exterior através de um tubo.
  • Monosplit: este tipo de ar condicionado é composto por uma unidade interior e uma unidade exterior – a unidade interior é designada de evaporadora e a exterior de condensadora.
  • Multisplit: neste caso, mantém-se a divisão entre a unidade interior e exterior, mas com a vantagem de que a unidade exterior pode estar ligada a várias interiores. O grande benefício de um sistema multisplit é que todas as unidades são independentes, o que significa que pode decidir quantas e quais as unidades interiores que deseja ligar. A quantidade de unidades interiores vai depender da capacidade da unidade exterior, do modelo e da marca do equipamento escolhido.

Num ar condicionado…

  • A unidade interior (evaporadora) absorve o excesso de calor do espaço e faz circular o ar frio pela mesma. A unidade exterior (condensadora), elimina o excesso de calor absorvido, para o exterior. Este é o processo de arrefecimento.
  • À medida que o gás refrigerante absorve o ar do exterior dá-se o processo de aquecimento. Sendo comprimido, este vai aquecer e o calor é libertado pela saída de ar da unidade interior.

No processo de arrefecimento, as alternativas ao ar condicionado vão desde as ventoinhas aos ventiladores e, depois, existem alguns truques que se podem fazer e que ajudam a arrefecer o ambiente. Baixar os estores, manter a casa fechada durante o dia e fazer ventilação natural à noite são alguns deles.

Quando se trata de aquecer o ambiente, as alternativas já são mais amplas. Se a sua casa o permitir, pode optar por uma salamandra ou lareira. O aquecimento central e o piso radiante podem também ser a solução. Em ambos os casos, há todo um trabalho de instalação com características muito específicas. Os termoventiladores, acumuladores de calor, radiadores a óleo, climatizadores são mais práticos de instalar e requerem um investimento menor. Mas, por outro lado, não são tão eficientes.

Em que situações o AC portátil é recomendado?

Já explorámos os processos de aquecimento e arrefecimento e os diversos equipamentos que pode ter ao dispor neste patamar da climatização. Agora, pensemos por que motivos o ar condicionado portátil para aquecimento e também arrefecimento pode ser a opção correta no seu caso:

– Porque mora num apartamento alugado e não quer fazer um grande investimento.

– Porque o seu prédio é muito antigo e a estrutura pode não suportar o peso se todos os moradores decidirem adquirir um ar condicionado. Neste caso, se a rede elétrica também for antiga, há o problema de sobrecarga.

– Porque o condomínio do seu prédio impede que haja alterações de fachada. A arquitetura tem um grande destaque visual e não pode ser afetada pelas unidades exteriores dos ares condicionados.

– Porque não dispõe de orçamento para as obras que são necessárias para a instalação de um equipamento de ar condicionado.

– Porque tem uma segunda habitação que quer climatizar durante pequenos períodos de tempo.

Se todas as questões acima referenciadas fizerem sentido para si, então optar pelo ar condicionado portátil é uma boa decisão.

Vantagens e desvantagens do AC Portátil

Falemos então dos prós e contras deste tipo de equipamento.

Com o Ar Condicionado Portátil vai conseguir:

  • Mobilidade. Vai conseguir movimentar o seu ar condicionado de uma assoalhada para a outra. A grande maioria destes equipamentos vem com rodinhas para tornar esta tarefa mais fácil e ágil. Por outro lado, até pode levá-lo consigo para uma segunda habitação, como a sua casa de férias, por exemplo.

  • Não fazer instalações. O ar condicionado portátil não precisa de instalação. Só precisa de ser ligado à tomada e de possuir um kit para janela – um tubo para saída de ar para o exterior e de uma régua ajustável para encaixe. Atualmente, já existem kits de Janela que impedem o fluxo de retorno do ar de escape quente do lado de fora e permitem manter a temperatura interior desejada. Pergunte por estes kits à Megaclima e certifique-se de que as suas janelas são compatíveis com este acessório.

  • Funcionalidade. Atualmente, o mercado oferece modelos de ar condicionado portátil muito modernos, com um design e funcionalidades a combinar. Temporizador, desligamento automático, ventilação e controlo de temperatura são algumas destas.

  • Poupar. O ar condicionado portátil é mais barato do que o ar condicionado fixo. Existe um intervalo de preços grande, mas diríamos que para um desempenho satisfatório, um equipamento pode começar nos 500€.

Mas, por outro lado:

  • Os ares condicionados portáteis são menos silenciosos. Há quem diga que até são barulhentos. E o ruído pode comprometer o seu conforto.

  • Apesar de portáteis, não deixam de ser pesados. O peso médio de um ar condicionado portátil é 30 Kg.

  • Se fizermos a comparação com o fixo, com a mesma potência (BTUS), o desempenho do ar condicionado portátil é menor.

  • Conseguem cumprir as suas funcionalidades em ambientes pequenos, com áreas até 14 m². Isto para um ar condicionado doméstico. Para áreas grandes, não são adequados.

Por que não nos pergunta mais! Temos uma equipa de atendimento que espera pelo seu contacto! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online. Estamos aqui para si!