Climatização Industrial

Como já tivemos oportunidade de escrever, a climatização resulta de uma conjugação de vários fatores, onde se pretende o atingimento de controlo de temperatura, níveis de humidade e qualidade do ar. Fala-se muito da importância da climatização em contexto residencial, empresarial e, às vezes, esquecemo-nos de como esta pode ser determinante em ambiente industrial.

A climatização industrial garante também que toda a dinâmica de produção, neste caso em contexto fabril, se mantém em funcionamento com qualidade, sem interrupções desnecessárias e caras. Tenha em linha de conta de que estamos efetivamente a falar da qualidade do produto. Esta é, sem dúvida, resultante das condições em que este é produzido! Por outro lado, há todo o equipamento e maquinaria e, acima de todo, a saúde dos funcionários que têm de ser protegidos. Vamos falar mais um pouco sobre o tema?

Os impactos da Climatização Industrial

Como consequência de uma má escolha do sistema de climatização que deve adotar na sua indústria, os impactos negativos são a vários níveis.

Impacto negativo na saúde de colaboradores

A saúde das pessoas que frequentam e trabalham no espaço deve ser a primeira preocupação. Com o correto sistema de climatização há um aumento dos índices de qualidade do ar, por exemplo. Assim, se estamos a ter em conta um ambiente industrial onde existe toxicidade e não se tomam medidas para eliminá-la, as pessoas estão em perigo. Com a dispersão de poluentes, imaginemos na indústria automóvel, por exemplo, muito facilmente poderão aparecer doenças do foro respiratório. Inerente à falta de bem-estar das pessoas, está, obviamente, a perda de produtividade, os custos com as despesas de saúde e a substituição de mão-de-obra.

Danos na maquinaria

Ágil, confiável, segura, eficiente. Vários adjetivos que descrevem o que deve ser a maquinaria industrial. Dependendo de requisitos variáveis, é fácil aferir que não podemos ter ambientes demasiados húmidos, quentes, frios, enfim… Há todo um ecossistema de equilíbrio que deve garantir as melhores condições de operacionalidade das máquinas de produção. A climatização contribui em grande escala para este equilíbrio.

Deterioração de infraestruturas

Proteger o seu espaço é também proteger a sua empresa! Ao falarmos de indústria, associamos imediatamente a imagem de uma infraestrutura grande e sólida. Pois é, esta também tem de ser protegida! Um equipamento que sobreaquece porque não tem um ambiente com a temperatura adequada pode desencadear um incêndio. Os níveis elevados de humidade podem causar danos irreversíveis no espaço. Mais uma vez, aumentam os custos e diminui a produtividade e eficiência!

Falha de produção

Este é sem dúvida o culminar de toda uma situação de défice em termos de climatização industrial. Em última instância, o seu negócio não prospera, a sua indústria tem falhas na produção. Não foram garantidas as condições para os seus trabalhadores produzirem, para as máquinas corresponderem à dinâmica, para o próprio espaço se manter.

Mas atenção! Não se trata apenas de não escolher o melhor sistema de climatização para o seu negócio, a má instalação e manutenção do mesmo podem ter consequências que vão desde a danos irreparáveis dos próprios equipamentos, passando pela falta de eficiência até ao aumento significativo de custos!

Tipos de Climatização Industrial

Quer estejamos a pensar numa estrutura fabril de grandes dimensões ou em algo mais modesto, é preciso fazer sempre uma análise detalhada do tamanho do local da indústria e das suas especificidades.

  • O Sistema VRV – VRF: em tradução livre, “Volume de Gás Refrigerante Variável” (do inglês “Variable Refrigerant Flow”), este é o sistema que permite ter um controlo independente de cada unidade interior. É um sistema multi-split mas de elevada potência, com uma unidade condensadora (exterior) muito robusta que pode ser ligada a diversas unidades interiores de uma forma independente, podendo chegar a 64 máquinas. Cada ambiente é climatizado de forma independente e possui controlo próprio. Mas todos os ambientes podem ser climatizados em simultâneo. O objetivo é sempre conseguir conforto e eficiência energética. Também para este tipo de projeto, a tecnologia inverter é a escolha a seguir!

Nesta categoria, poder-se-á optar pelas cassetes ou murais para pequenos a médios espaços e, para os espaços grandes, o ideal será o ar condicionado central. É, de facto, uma opção que garante uma estabilidade térmica e exige uma manutenção mais espaçada.

  • Ares condicionados roof top: este tipo de equipamentos adequa-se perfeitamente à aplicação comercial e industrial, necessitando sempre de um projeto robusto e muito atento. É sobretudo indicado para ambientes grandes e com poucas paredes. O roof top pode ser colocado a céu aberto já que é bastante resistente às intempéries. Geralmente, as unidades são fornecidas com opção de descarga/retorno de ar vertical ou horizontal, facilitando a aplicação em projetos de renovação e em novas construções.

Qualidade do ar em ambiente industrial

Não falar da importância da qualidade do ar, sobretudo no contexto industrial, seria uma grande falha nossa! A falta de circulação de ar, por si só, já é meio caminho para a propagação de vírus e bactérias. Havendo a necessidade imperativa de renovação do ar, investir num purificador é proporcionar bem-estar e saúde! Se um ambiente interior é, por defeito, mais poluído do que o exterior, agora, imagine como o será numa fábrica de produção de tintas, por exemplo!

Para finalizar, dois alertas: ventilação e manutenção! Tão simples como respirar… Quantas vezes ouvimos esta expressão? Então, porque hesita? Vamos respirar ar puro! Em sua casa, no seu trabalho garanta as condições certas de ventilação. Quer saber quais são? Clique aqui!

Por outro lado, os próprios equipamentos de climatização (e outros) podem gerar poluição e não desempenhar em pleno as suas funções. É preciso estar atento e nunca descurar a manutenção preventiva!

É inquestionável que, a longo prazo, o sistema de climatização industrial vai gerar economia para a sua empresa. A Megaclima está disponível para ajudá-lo em toda as fases do projeto AVAC, fornecendo, instalando e dando assistência durante a vida útil dos equipamentos. É, certamente, uma compra segura! Que o confirmem os nossos clientes de referência!

Pergunte-nos mais! O nosso número é o 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional). Pode também enviar-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencher os nossos formulários online.