A importância do cálculo correto de Btus

Em primeiro lugar, expliquemos o que são Btus. BTU, British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica – tradução livre) trata-se da unidade de potência mais usada no que toca aos equipamentos de ar condicionado. Quanto mais os BTUs, maior será a potência de aquecimento e arrefecimento, maior rendimento terá. Para chegar aos Btus mais adequados para o seu caso, há que fazer um bom cálculo térmico. Um ar condicionado com menor potência não lhe dará conforto térmico, aumentando custos com manutenção e consumo de energia, além de demorar mais tempo para aquecer ou arrefecer o ambiente. Por outro lado, um equipamento sobredimensionado será mais caro e vai além do que realmente precisa.

Cálculo de Btus

São muitas as variantes a ter em conta quando se trata de calcular a potência do seu ar condicionado. A área do espaço a climatizar é apenas uma delas. É comum pensar-se que para uma área de, por exemplo, 20 a 25 m2 o adequado é optar por um ar condicionado de 12000 Btus. Se fosse uma leitura tão simples, seria verdade. Todavia, há muito mais.

– A tipologia

É muito relevante saber se estamos a calcular a potência de um ar condicionado para instalar numa moradia, num apartamento, num escritório, loja ou fábrica. Para sermos ainda mais rigorosos, temos de saber se a moradia é térrea ou se tem dois ou mais pisos ou se o apartamento está num nível intermédio ou num último andar. E o ano de construção também conta!

– As janelas

As janelas têm um papel muito importante no cálculo térmico. A quantidade e área, o tipo de vidro (simples ou duplo), se possuem estores (interiores e/ou exteriores) e o tipo de caixilharia (alumínio, alumínio com corte térmico, PVC ou madeira) são todos aspetos a considerar.

– A orientação solar

A orientação solar de cada divisão é muito relevante. Por exemplo, é ótimo ter uma casa cheia de sol, mas em fase de arrefecimento, em pleno verão e com elevadas temperaturas lá fora, o conforto térmico pode ficar comprometido, aumentando bastante o consumo de ar condicionado. Neste caso, haverá a necessidade de aumentar os Btus da máquina. Pela área até podia optar por um ar condicionado de 12000 Btus, mas se o sol for muito incidente, ter-se-á de repensar esta potência.

– As pessoas

A quantidade de pessoas que utilizam o espaço que se pretende climatizar é um indicador de extrema importância! Não se esqueça que parte da energia libertada pelo funcionamento normal dos órgãos internos e pelos músculos, durante a atividade física, é energia térmica (calor). 

Como pode constatar, o que à partida seria um ar condicionado de 12000 Btus, poderá deixar de sê-lo. Basta considerar todos os aspetos acima descritos.

A Megaclima dispõe de um formulário online bastante completo! Também é ideal optar pela visita do nosso técnico para que o projeto de climatização seja o mais correto possível. Possuímos, ainda, uma aplicação de cálculo térmico, disponível para download na App Store e na Google Play. Com um preenchimento fácil e intuitivo, esta aplicação tem 2 versões: a básica e a gráfica completa. Ferramentas para melhor servi-lo não faltam!

Para entrar em contacto connosco, ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt.