A importância da correta ventilação industrial

O ventilador industrial tem uma importância vital no bem-estar dos trabalhadores. Como componente do amplo contexto da climatização, a ventilação industrial não só provoca a dispersão de contaminantes no ar ambiente, bem como dilui concentrações de gases, vapores, conseguindo promover conforto térmico ao homem.

Para escolher um ventilador industrial de forma sensata e racional, é essencial avaliar:

– as necessidades;
– as condições ambientais;
– a indústria;
– os níveis de pressão e áreas de superfície afetadas.

Preocupação sustentável no ambiente industrial

Atualmente, são exigidas medidas na construção de edifícios industriais para, de raiz, garantir a qualidade do ar. É preciso considerar a disposição geral das máquinas, a circulação do pessoal e o pé direito do projeto, visando possibilitar uma ventilação natural pelas aberturas de janelas. Quanto às máquinas e aos equipamentos que poluem o ambiente de trabalho, devem ser cuidadosamente pensados, prevendo-se enclausuramentos, resguardos, mecanização, não permitindo que poeiras, gases, vapores, entre outros, sejam libertados para o ambiente de trabalho. Por outro lado, com cada vez maior frequência, procura-se a utilização dos materiais menos nocivos, evitando-se substâncias que podem ser tóxicas. A título de exemplo, enumeramos algumas das indústrias mais poluentes: fabrico de produtos químicos de base, como pigmentos, corantes, gases e petroquímicos; materiais sintéticos, como plásticos, produtos de pintura ou produtos de limpeza.

Tipos de ventilador industrial

Já ciente da importância da ventilação industrial, falemos um pouco mais tecnicamente.

Existem diversos tipos de ventiladores industriais. A diferença prende-se sobretudo com a direção do fluxo de ar ou na velocidade. Vejamos algumas diferenças entre os ventiladores centrífugos e os axiais.

Os ventiladores centrífugos são equipamentos recomendados para as renovações de ar em ambientes fechados. Dispõem de diversos tamanhos, diâmetros, tipos de motor. Os ventiladores centrífugos contribuem de forma significativa para o aumento da pressão como um todo. Geralmente, são mais usados em casos em que é necessária maior pressão e menor fluxo de ar para dimensões e velocidades externas semelhantes.

Os ventiladores axiais consistem numa hélice montada numa armação de controlo de fluxo de ar, com o motor apoiado por suportes normalmente presos à estrutura dessa armação. Este tipo de ventilador é projetado para movimentar o ar de um espaço fechado para outro, a pressões estáticas relativamente baixas. O tipo de armação e posição da hélice tem influência direta no desempenho do ar e eficiência do próprio ventilador. Os ventiladores axiais podem ser instalados em paredes ou tubagens, como uma solução económica e eficiente com diversas aplicações. Conforme o posicionamento da hélice na montagem, os ventiladores podem ser usados para exaustão ou insuflação de ar.

Ligue-nos e tire todas as suas dúvidas sobre o ventilador industrial. Não sabe qual o tipo mais adequado para a sua indústria? Não se preocupe que a Megaclima é perita em ajudar! O nosso número é o 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional). Se preferir, pode enviar-nos um email para geral@megaclima.pt .