Ventilar para melhorar o ambiente

Este deverá ser o lema de qualquer casa, empresa, comércio ou indústria, quando se trata de respirar um ar de qualidade! Todavia, a simples renovação de ar, por ventilação natural, de um espaço não significa que este tornar-se-á ideal. Conseguir-se-á mais algum equilíbrio, mas não é suficiente. Sobretudo em recintos industriais, é necessário que o ar seja distribuído de tal forma que a taxa de contaminação seja a mesma em todos os pontos e se mantenha em níveis inofensivos. É aqui que é importante falar do ventilador ou extrator industrial.

Ventilação Comercial/Ventilação Industrial

Existem diferentes objetivos entre estes dois tipos de ventilação. Na ventilação comercial, o principal objetivo é a eliminação de fumo, odores e alívio das temperaturas altas. Na ventilação industrial, o que está em causa é o controlo da concentração de vários agentes contaminantes e poluentes, também pó e fumos, mas sobretudo a fuligem, vapores, gases e outras impurezas químicas. O ventilador ou extrator industrial pode ajudar neste objetivo.

Mas o que são contaminantes no contexto industrial?

Resumidamente, são substâncias indesejáveis no ar ambiente, com efeitos que podem ser tóxicos, quando inalados pelo ser humano, ou podem criar estragos nas infraestruturas dos edifícios. Gases tóxicos, solventes voláteis, substâncias inflamáveis, poeiras e fumos mais prejudiciais. De facto, a inalação é muito mais invasiva do que o manuseio de outros agentes poluentes. Ao inalar, rapidamente o contaminante passa para a corrente sanguínea. É neste nível de incidência que falamos quando reforçamos a importância da purificação do ar onde as pessoas trabalham todos os dias.

Ventilação por exaustão

Como em qualquer sistema de funcionamento, também a exaustão deve ser projetada segundo o princípio de obtenção da maior eficiência com o menor custo possível. E embora o sistema de exaustão possa estar bem dimensionado para o espaço, este também pode apresentar falhas, não captando os poluentes na fonte. O enclausuramento de operações ou processos, a direção do fluxo de ar, entre outros fatores, são condições básicas para uma boa captação e exaustão dos poluentes. Numa fábrica, por exemplo, um bom sistema de condutas, com coletores de contaminantes e uma completa filtragem, culminando num ventilador ou extrator industrial podem, em sintonia, criar melhores condições de trabalho.

Na Megaclima, encontra uma grande variedade de equipamentos de ventilação a ótimos preços! Extrator centrífugo ou axial, tubular ou de teto? Pergunte-nos qual é a melhor solução para o seu caso! Para isso, basta ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou enviar-nos um maill para geral@megaclima.pt . Temos a melhor equipa de suporte ao cliente ao seu alcance, é só contactar-nos!