Há necessidade de recarregar o ar condicionado? – Megaclima

Está é uma dúvida muito frequente entre os clientes de ar condicionado, por isso, é fácil encontrar discussões sobre este tema nos fóruns de climatização.

O que é o gás refrigerante?

Os gases ou fluidos refrigerantes são responsáveis pelo funcionamento dos sistemas de refrigeração. Tendo o ar condicionado a função de refrigeração, estes gases/fluidos absorvem o calor do ambiente, conduzindo-o por todo o sistema até às saídas de ar da unidade exterior (unidade condensadora). Tratando-se de um componente essencial do seu equipamento, não é de estranhar que o de gás do ar condicionado possa condicionar o seu desempenho. No mercado da climatização, os gases refrigerantes comum e consensualmente usados nos equipamentos de ar condicionado, comerciais e residenciais, são o R410 e o mais recente R32.

O que origina a perda de gás refrigerante

De acordo com um funcionamento normal do seu equipamento, os gases refrigerantes apenas sofrem transformações físicas, de líquido para gás e de gás para líquido, não havendo perdas na sua quantidade. Assim, em condições normais não será necessário recarregar o ar condicionado.

Todavia, à semelhança de qualquer outro equipamento, o desgaste é inevitável. E, no caso de alguma falha, poderá haverá uma perda gradual do gás refrigerante e assim terá de recarregar o ar condicionado.

– Há que ter cuidado com gases refrigerantes de origem duvidosa
Os gases refrigerantes falsificados e/ou adulterados são os responsáveis por grande parte dos problemas causados nos compressores (perigo de explosão e/ou incêndio), do aumento de pressão e da baixa na eficiência do equipamento. Verifique sempre a origem do gás refrigerante. Confira os dados do fabricante. Todas essas informações devem estar escritas tanto na caixa em que o produto vem armazenado como na própria botija.

Má instalação
Já não é novidade para si que uma má instalação compromete a performance do seu equipamento de ar condicionado, tendo consequências que implicam custos em assistências que podiam ter sido evitados. Insistimos sempre que a instalação do seu ar condicionado deve ser realizada por profissionais credenciados e experientes.
Tendo isto em mente, há por exemplo, um passo que nunca pode ser eliminado no processo de instalação de ar condicionado: o teste de estanqueidade. Esse teste vai detetar potenciais fugas, consistindo em pressurizar o sistema com nitrogénio por um determinado período, verificando se a pressão interior baixou ou não. Caso seja detetada alguma fuga no sistema, esta pode estar no próprio aparelho, nas conexões das linhas de cobre, nas soldas, entre outros.

A equipa técnica da Megaclima tem o conhecimento, profissionalismo e experiência para uma instalação bem-sucedida, sem perigos de fugas! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), preencha o formulário online ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt. Nós estamos aqui para ajudá-lo em todas as fases do processo!