A importância do Humidificador de Ar

É verdade, ainda não é um equipamento que as pessoas se sintam motivadas a comprar com facilidade! Não é como o desejo de ter um ar condicionado, nós sabemos! Mas também e, por toda a nossa experiência no que toca à climatização, consideramos que o humidificador de ar é, realmente, um aparelho a considerar sobretudo quando o intuito é melhorar a qualidade da respiração!

Sente o ar seco, tem maior tendência para alergias, alguma dificuldade em respirar… A qualidade do ar em sua casa, no seu escritório, na sua loja é fundamental! Seja de um ponto de vista doméstico, seja de outro mais comercial ou até industrial, o humidificador de ar é um equipamento que vai gradualmente assumindo a sua importância, inquestionável entre especialistas na matéria, para garantir as condições ideais de um ambiente, em termos de climatização.

Humidificar, porquê?

Hidratação é a resposta! A melhoria da qualidade de respiração passa não só pela ingestão constante de água, mas também pela opção de libertar moléculas de água no ar, tornando o ambiente mais agradável. O humidificador tem essa função. Desconfortos como o ressecamento das mucosas, desidratação e até problemas oculares e alergias podem ser evitados neste contexto!

E não são só as pessoas que precisam de certos níveis de humidade no ar! A sua casa terá muito mais condições de habitabilidade e as infraestruturas estarão protegidas se optar por este equipamento. Móveis e pavimentos de madeira, tintas e até mesmo papéis de parede, perante condições adversas, podem ficar danificados, com rachas, deformações e uma aparência ressequida e velha.

Para além do acima referido, apontamos também como desvantagens de um ambiente seco:

– Pele seca, áspera e descamada, com maior tendência para o aparecimento de zonas inflamadas (avermelhadas).

Desconforto, cansaço, mal-estar. Respirar o ar seco dificulta a transferência de oxigénio para o sangue. Fadiga e redução dos níveis de concentração são sintomas de um fornecimento de oxigénio insuficiente.

– Aumento do pó. A humidade faz o pó assentar. Uma divisão seca tem uma grande quantidade de pó em suspensão.

– Os instrumentos musicais de cordas em madeira têm muito maior tendência para desafinar neste ambiente.

Ainda hesita quando se fala em preservar a sua saúde e a da sua casa?

Sabemos que a humidade exterior nunca é mesma daquela que está no interior dos nossos ambientes, mas não há dúvidas de que há uma grande influência do exterior para o interior. Em dias quentes, o ar fica mais seco e a humidade diminui. Esqueça as toalhas húmidas penduradas nas portas ou os recipientes com a água espalhados pela casa. É simples e os preços são muito acessíveis. Compre um humidificador!

Os níveis ideais de humidade relativa

Primeiro, relembre: A humidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de vapor de água existente no ar (humidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação).

  • Abaixo dos 40%, considera-se que o ar está demasiado seco. Para além do aumento significativo de alergias, do ressecamento da pele e mucosas e da Irritabilidade dos olhos (já mencionados neste artigo), não podemos deixar de referir o aumento da incidência de incêndios.
  • Entre os 50% e os 60% é o intervalo de níveis de humidade relativa recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Só assim consegue um ambiente verdadeiramente confortável para o ser humano. Um ar leve, fácil de ser respirado!
  • Acima dos 60% de humidade relativa, a proliferação de microorganismos prejudiciais à saúde, como seja o bolor ou o mofo, pode aumentar 40 vezes mais!

Como escolher um humidificador de ar

À semelhança de como escolhe qualquer outro aparelho, há um conjunto de aspetos a ter em conta. Só assim consegue evitar compras precipitadas, gastos desnecessários e frustrações.

– Qual o tipo de humidificador?

De um modo sumário, existem 3 tipos de humidificadores no mercado doméstico:

  • Humidificador de névoa quente/morna

Este tipo de humidificador ferve a água no interior do aparelho e liberta uma névoa um pouco mais quente e confortável. A sua grande vantagem é que, ao ferver a água, elimina os germes e bactérias naturalmente. Tenha em atenção que o gasto de energia nestes equipamentos pode ser superior.

  • Humidificador de névoa fria

A névoa é libertada à temperatura ambiente e, por ser mais fresca, consegue espalhar-se e abranger maiores áreas. Pode gastar menos energia, mas, por outro lado, não é tão silencioso como o tipo que descrevemos na alínea anterior.

  • Humidificador Ultrassónico

É, sem dúvida, o mais silencioso. Ideal para usar em quartos, as suas ondas sonoras ultrassónicas são inaudíveis para os humanos. Através da vibração, as partículas de água são divididas em pequenas moléculas, sendo libertadas em forma de névoa branca pelo ambiente.

Tendo em conta as vantagens e desvantagens, aconselhamos sempre os humidificadores com filtros e sistemas de ionização.

– Que mais devo ter em conta?

Para além de escolher o tipo de humidificador que vai adquirir, tenha também em consideração:

  • Capacidade de humidificação: capacidade de abranger áreas grandes ou pequenas. Essa capacidade é medida em ml/h e, quanto maior ela for, maior o ambiente que é capaz de humidificar.
  • Capacidade do depósito: sendo um tipo de aparelho que trabalha com água, a capacidade do depósito é relevante. Quanto maior for, melhor será, sem necessidades frequentes de abastecimento.
  • Peso do humidificador: um humidificador para casa, tem de ser relativamente leve e fácil de ser transportado.
  • As funções extras: é sempre importante contarmos com funções adicionais que nos conferem mais conforto e segurança. As funções de desligamento automático, painel digital, compartimentos para colocar essências ou óleos essenciais, relógio ou a função smart (que permite regular a configuração automática da humidade de ar) são exemplos disso.

Atenção de que na Megaclima, não existem apenas humidificadores para a sua casa. A nossa oferta vai mais além e abrange também os setores comercial e industrial. Por que não dá uma vista de olhos?

Marcas e modelos de prestígio, com preços muito competitivos! Veja por si! A nossa equipa de suporte ao cliente está sempre disponível para ajudá-lo! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online.