Ar condicionado x aquecedor

Será que esta questão se coloca? Como especialistas em climatização, a nossa resposta é perentória: NÃO! Um aquecedor nunca poderá substituir um ar condicionado. Sobretudo, porque falamos de modelos cada vez mais tecnologicamente avançados e que satisfazem inúmeras necessidades do utilizador, no que toca ao conforto térmico.

É inevitável falar de conforto térmico quando o tema é climatização. Seja arrefecimento ou aquecimento, passando também pelos níveis ideais de humidade, pela necessidade crescente de ventilação e pela exigência segura de qualidade do ar… O ar condicionado continua a ser o equipamento eleito pelo público em geral! Mas há diversas questões que deverá considerar ao comprar este aparelho. Continue a ler.

O ar condicionado indicado para o meu espaço

Para ter a certeza de que está a fazer uma compra segura, é importante ter a ajuda de especialistas. São inúmeros os diferentes aspetos a ter em conta, quando se trata de escolher o seu ar condicionado. Existem as chamadas perguntas mais frequentes que se devem fazer ao cliente, antes de sugerir um tipo e modelo deste “Ás” da climatização. Estas são:

“Qual o ano de construção da habitação?”

“Qual a área do espaço a climatizar?”

“Qual é a medida de pé direito?”

“Qual a área de janelas e a sua orientação solar?”

“Quanto aos vidros, estes são duplos ou simples?”

“Possui estores? Interiores ou exteriores?”

“Que tipo de caixilharia possuem as suas janelas?” – Alumínio, Alumínio com corte térmico, PVC ou Madeira?

 “Qual o número de pessoas que frequenta o espaço?”

Lembrar-se-ia de fazer todas estas questões? Chama-se Cálculo Térmico e é por isso que a ajuda de profissionais é fundamental! Partimos do princípio de que estamos a fazer o cálculo térmico para um ar condicionado doméstico. Mas o mesmo aplicar-se-ia a um escritório, a uma loja ou a um espaço com áreas mais generosas e com outras especificidades. Tudo tem de ser considerado!

Arrefecimento e aquecimento

Sem dúvida, as funções primárias de um ar condicionado.

No processo de arrefecimento – o ar condicionado pretende eliminar o excesso de calor num determinado espaço. Há uma redução efetiva dos níveis de humidade, o que resulta num efeito refrescante. A unidade interior (evaporadora) absorve o excesso de calor do espaço e faz circular o ar frio pela mesma. A unidade exterior (condensadora), elimina o excesso de calor absorvido, para o exterior.

Processo de aquecimento – este processo desenvolve-se à medida que o gás refrigerante absorve o ar do exterior. Sendo comprimido, este vai aquecer e o calor é libertado pela saída de ar da unidade interior.

É a válvula de reversão que permite ter o ar condicionado a refrescar e a aquecer o ambiente.

Estamos a descrever apenas as funções essenciais de um AC. Não pondera “abrir os cordões à bolsa” e ter estes e muitos outros benefícios?

Outras funções do ar condicionado

Os fabricantes são desafiados pelas necessidades de um consumidor cada vez mais exigente e conhecedor. Hoje em dia, o conhecimento está muito mais acessível a todos nós e a sustentabilidade, eficiência e desempenho conjugam-se para conquistar o público. O constante desenvolvimento tecnológico traduz-se em funcionalidades apuradas e inovadoras.

Função de desumidificação

Através da chamada função Dry, atualmente os ares condicionados têm a capacidade desumidificar o ar. O que acontece é que o aparelho vai captar esse vapor e condensá-lo nas suas placas de arrefecimento, retirando-o do ambiente. O vapor que for retirado do ar, transforma-se em água ao ser arrefecido e vai ser despejado num recipiente próprio para o efeito, isto é, na bandeja do ar condicionado. Mas, mesmo assim, aqui fica o conselho: se a sua casa sofre de excesso de humidade, opte pelo desumidificador! Nestes casos, possuir um equipamento específico para o fim desejado é o ideal.

Função de Purificação

Purificar o ar é dar-lhe mais qualidade. Numa época que podemos designar pós-pandémica, sabemos que a qualidade do ar é um tema explorado nos seus mais diversos contextos, mas isso não significa que não seja importante salientá-lo. Existem modelos de ar condicionado com sensores e filtros ultrapotentes que detetam e captam partículas poluentes mínimas que circulam no ar. Mais uma vez, o ideal é optar pela parceria entre o ar condicionado e o purificador. Só assim vai atingir um elevado grau de pureza do ar que respira em casa ou no trabalho.

Função de ventilação

A função de ventilação do ar condicionado pode ser utilizada para renovar o ar ambiente. Por outro lado, nesta função, consegue manter o controlo da sensação térmica durante a noite, por exemplo, quando a temperatura tende a baixar e o ambiente já está climatizado. Mais um alerta: o ar condicionado no modo de ventilação representa um consumo menor energia! Aqui, em prol de uma ventilação ideal, não vamos aconselhar o uso de equipamentos adicionais. Faça uma ventilação natural! É, de facto, a mais saudável! Com uma simples abertura de portas e janelas, com recurso à ventilação cruzada, a sua casa fica com o ar renovado em pouco tempo!

Outras funções

Já ouviu certamente falar dos ares condicionados inteligentes. Aliás, todos os equipamentos que nos rodeiam no dia a dia evoluem, cada vez mais, neste sentido! Ouvir falar das ligações Wi-Fi, com apps que permitem controlar remotamente a temperatura e a humidade de sua casa, otimizando o consumo de energia e poupando na conta da eletricidade, já não é novidade. Mas existem funções que ainda nos surpreendem:

– A Jet Function pode diminuir a temperatura até 5ºC em poucos minutos;

– Os detetores de presença Smart Eye utilizam infravermelhos para detetar a posição das pessoas dentro de casa e a sua atividade, ajustando o fluxo de ar de forma adequada.

A resposta à questão que colocámos logo no início deste texto é só uma! Dependendo da sua disponibilidade de orçamento, a escolha pode ser por ficar com uma assoalhada quente ou satisfazer todas as suas necessidades de climatização durante as quatros estações do ano. Mais uma vez, reforçamos: o ar condicionado, se a diferença de valores não estiver em causa. São, de facto, dois equipamentos que não podem ser comparados, pela disparidade de funcionalidades e de preços!

Por que não liga à Megaclima? Não há nada melhor do que ouvir um conselho de viva voz! O nosso número é 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), Se preferir, pode enviar-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencher os nossos formulários online!