A importância da manutenção do seu AC

Um dos grandes segredos da durabilidade e bom desempenho do seu equipamento de ar condicionado é o cuidado que deve ter na manutenção preventiva do mesmo. Não se trata de agir apenas perante uma falha, tem de garantir que o ar condicionado é inspecionado com a regularidade necessária.

A manutenção preventiva é essencial para que o funcionamento do seu AC não seja comprometido. Não deixe que um pequeno problema comprometa a durabilidade e a eficiência do equipamento. Muitas vezes, só sabemos que existe alguma falha quando esta, efetivamente, culmina na interrupção do funcionamento. Previna estas situações! Basta fazer uma manutenção adequada!

Manutenção Preventiva e Manutenção Corretiva

É intuitivo perceber a diferença entre estas. Mas o que realmente é importante interiorizar é que a manutenção corretiva pode ser evitada pela manutenção preventiva.

  • manutenção preventiva do ar condicionado consiste na verificação do estado dos seus diversos componentes, implicando fazer alguns ajustes. Assim, vai conseguir diminuir o risco de falhas e eliminar defeitos do funcionamento que, a médio e longo prazo, podem ser sinónimo de grandes problemas. Ao prevenir (e não apenas reagir) vai evitar custos desnecessários com o aumento de consumos de energia ou com o desgaste e congelamento de peças, barulhos inconvenientes, entre outros. Por outro lado, e não menos importante, não deixa que o seu ambiente fique com uma qualidade de ar duvidosa.

Periodicidade: dependendo do tipo de funcionamento do ar condicionado, se se trata de um ambiente de trabalho ou doméstico, pode ser feita quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anualmente.

  • manutenção corretiva é aquela que é necessária perante uma falha ou dano. O mal já está instalado e tem de chamar uma equipa técnica especializada. Existem, claro, uma série de razões que podem estar na origem dos problemas no seu ar condicionado. Mas, reforçamos que uma manutenção preventiva pode evitar muitos deles.

Periodicidade: quando necessário.

Ambas as manutenções devem ser efetuadas por profissionais experientes e credenciados. Já conhece a equipa de assistência e manutenção técnicas da Megaclima?

O que inclui uma manutenção Preventiva

A Megaclima, pela sua longevidade e expertise de mercado, presta serviços de manutenção preventiva de alto nível, completos e integrados. Ao solicitar a nossa presença, vamos efetuar:

Trabalhos nas unidades interiores

– Reaperto de contactos elétricos;

– Teste de drenagem;

– Limpeza de filtros e alhetas com produto antibacteriano;

– Verificação de ruídos da turbina;

– Teste das funções do comando;

– Verificação da fixação da evaporadora;

– Limpeza de grelhas.

Trabalhos nas unidades exteriores

– Medição de pressões;

– Medição da temperatura de insuflação;

– Medição da temperatura de aspiração;

– Verificação do rendimento do compressor;

– Verificação do consumo do compressor;

– Verificação da fixação da unidade condensadora.

A manutenção do AC e a qualidade do ar

Já sabemos que os sistemas de climatização são essenciais para o nosso conforto e bem-estar. Todavia, também é verdade que se um ar condicionado não for devidamente higienizado pode ser uma fonte de bactérias. É tudo uma questão de fazer uma limpeza adequada, não descurando os diferentes elementos do equipamento. E, atenção, não se trata apenas de uma limpeza dos filtros! A falta de cuidado com o sistema de drenagem e arrefecimento tem tendência para resultar em águas paradas onde também se podem devolver colónias de bactérias. Se associar a limpeza do ar condicionado a uma correta ventilação, o seu espaço será arejado e o nível da qualidade do ar sobe imediatamente.

Sabia que? A legionella é uma bactéria que se acumula em tanques e depósitos de água quente, como banheiras, piscinas ou nos sistemas de arrefecimento. A infeção é frequentemente adquirida ao inalar gotículas desta água contaminada. A legionella está efetivamente ligada à água e não ao ar.

Também pode experimentar os benefícios que um purificador pode fazer pelo seu ambiente. Atualmente, no mercado, existem várias marcas e modelos disponíveis, para todas as exigências e para todas as carteiras.

A marca Portuguesa Airfree teve uma grande visibilidade durante a pandemia COVID-19. A empresa usa a “exclusiva tecnologia TSS (Thermodynamic Sterilization System) patenteada, a qual destrói os vírus do ar a 200º C nos mini canais cerâmicos do interior dos aparelhos (ceramic core), sendo que o calor transmitido para o ambiente equivale, apenas, a uma lâmpada de 50 watts”. Saiba mais sobre o  Modelo P100 da Airfree, que é adequado para ambientes até 42 m².

A manutenção do ar condicionado e o seu enquadramento legal

Havendo uma relação direta entre a limpeza dos sistemas de climatização e os níveis de saúde pública, muitos países adotaram legislação e regulação específicas. Em Portugal, o Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios (RSECE) aborda esta temática, focando-se na qualidade do ar e na eficiência e racionamento energético. Também há destaque para a importância da monitorização e manutenção apropriadas. No ponto 3 do artigo 19º, é mencionado o plano de manutenção preventiva, onde se incluem operações de manutenção e limpeza.

Não comprometa os benefícios do ar condicionado

Que não são poucos! Como já tivemos a oportunidade de dizer, a climatização é essencial para a sua qualidade de vida e o ar condicionado é o equipamento protagonista! Embora não substituam na totalidade cada um dos aparelhos nas suas funções de desumidificação, purificação e ventilação, um ar condicionado mais contemporâneo já possui várias funções que o auxiliam nesse sentido.

Hoje em dia, os ares condicionados:

– São projetados de raiz para alcançar elevados níveis de poupança de energia. Os ares condicionados são eficientes!

– Têm avançados sistemas amigos do ambiente, apostando fortemente na redução de emissões de CO2. Os ares condicionados são ecológicos e sustentáveis!

– A maioria dos modelos tem uma forte componente estética, facilmente enquadrados na decoração da casa. Os ares condicionados têm design!

– Emitem um baixo nível de ruído. Muitos modelos dispõem de motores e ventoinhas silenciosas de forma a diminuir a vibração e o ruído aquando da sua utilização. Os ares condicionados são silenciosos!

– Possuem uma elevada qualidade de funcionamento, permitindo uma manutenção pouco frequente e relativamente simples. Os ares condicionados têm elevada performance!

Por que não pergunta à Megaclima qual é o melhor ar condicionado para si, para a sua casa, para o seu escritório, para a sua indústria? Trabalhamos nas 3 vertentes de mercado: doméstico, comercial e industrial. Ligue-nos para o número 219 253 300, envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online! Esperamos pelo seu contacto!