Aparelhos de medição de temperatura

De um ponto de vista geral, a medição de temperatura é um processo através do qual se chega ao grau de agitação térmica das moléculas de uma determinada substância ou atmosfera. Esse tipo de medição é muito importante para o controlo de métodos de produção em diversos setores da indústria. É também o que ajuda a garantir a qualidade final de produtos das mais diversas áreas, desde alimentos até medicamentos. Neste artigo, vamos falar de aparelhos de medição da temperatura.

Escalas termométricas

Podemos definir temperatura como a simples movimentação dos átomos existentes num corpo, e que estão sempre em constante vibração, ação que é conhecida como agitação molecular. O nível da temperatura é proporcional à agitação dos átomos, ou seja, quanto maior a movimentação, maior será a temperatura, e quanto menor é essa agitação, menor será a temperatura. Nos aparelhos de medição de temperatura, as escalas mais frequentes são: Celsius; Kelvin e Fahrenheit (Sistema Internacional-SI).

Escala Celsius – A Escala Celsius é a mais comum de todas. Criada em 1742 pelo astrónomo sueco Anders Celsius, possui os pontos fixos que são os pontos de fusão de gelo e de ebulição da água, ou seja, 0° para o ponto de fusão de gelo e 100° para o ponto de ebulição da água.

Escala FahrenheitDaniel Gabriel Fahrenheit, o inventor do termómetro de mercúrio, foi o inventor dessa escala, também no século XVIII. Na escala Fahrenheit, a água transforma-se em gelo a uma temperatura de 32°F e ferve a uma temperatura de 212°F. É a escala mais utilizada nos países de língua inglesa.

Escala Kelvin – Willian Tomson, que viveu entre os anos de 1824 a 1907, concluiu que se o gás sofresse uma redução de temperatura de 0°C para -273°C, a sua temperatura reduziria a zero. A esse valor de -273°C ficou conhecido como zero absoluto. Kelvin atribuiu o zero da sua escala como sendo igual a -273°C na escala Celsius.

Aparelhos de medição de temperatura

Um termómetro é um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura. É um instrumento composto por um elemento sensor que possui uma propriedade termométrica, isto é, uma propriedade que varia com a temperatura. Um termómetro é, com mais ou menos tecnologia, um sensor de temperatura. Entre os termómetros, podemos falar dos Data Loggers (termómetros de ambiente e registadores de dados climáticos) e dos Termohigrómetros (aparelhos de medição da temperatura e da humidade na atmosfera).

As áreas de aplicação dos aparelhos de medição de temperatura

– Inspeção dos alimentos;

– Monitorização da temperatura durante o transporte de alimentos;

– Medição da temperatura em canalizações de gás de combustão em chaminés e tubos de escape;

– Medição de superfície para verificar a temperatura de pré-aquecimento durante a soldagem;

– Medição de imersão em soluções químicas para manutenção de temperatura em processos de corrosão;

– Medição da temperatura de superfície em rolamentos e engrenagens no âmbito da engenharia mecânica.

Conheça a montra que a Megaclima tem para mostrar estes equipamentos! Para qualquer dúvida, basta ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou enviar-nos um email para geral@megaclima.pt .