A renovação do ar interior é essencial

Na base da renovação do ar interior está, sem dúvida, uma ventilação adequada! Como é sabido, a qualidade do ar que circula na sua casa está diretamente relacionada com o seu bem-estar e a saúde da sua família. A renovação do ar interior é uma das principais medidas a tomar, quando se trata de garantir esta qualidade. Para perceber melhor a necessidade de renovação do ar, consulte a respetiva tabela aqui.

A renovação do ar interior passa pela correta ventilação

A melhoria das condições de ventilação natural, instalando, por exemplo, grelhas de ventilação autorregulável pode ser uma das hipóteses. Por outro lado, há que melhorar também as condições de ventilação mecânica. Mas, como? Através da instalação de ventiladores eficientes, de variadores de velocidade em motores, instalação de ventilação com recuperação de calor e substituição e isolamento de condutas de ventilação. Pergunte tudo à Megaclima sobre estas e outras possibilidades de ventilação!

A ventilação natural

Por ventilação natural, entende-se a renovação do ar interior que depende de ações naturais (térmica e vento), garantindo de uma forma controlada a circulação do ar entre aberturas de admissão de ar exterior (janelas e grelhas) e as aberturas de extração de ar (chaminés). Sendo assim, para assegurar que esta ventilação é corretamente efetuada não se esqueça de que:

– As janelas devem possuir aberturas adequadas e as saídas de ar nas casas de banho devem estar desobstruídas;

– As portas das divisões entre as quais escoe ar, como seja as da cozinha e da casa de banho, devem possuir grelhas ou folgas junto do pavimento (cerca de 1 cm nas portas da casa de banho e 2 cm na porta da cozinha);

– As infiltrações de ar pelas frinchas devem ser reduzidas.

A ventilação mecânica

Ao falarmos de ventilação mecânica, estamos a considerar aparelhos ventiladores que asseguram de uma forma controlada e ininterrupta o escoamento do ar entre as aberturas de admissão de ar exterior e as aberturas de extração de ar ligadas a condutas. Existem sistemas com insuflação e extração mecânica e sistemas apenas com ventiladores de extração. E, seguindo a mesma ordem de ideias, para conseguir a melhor ventilação mecânica, não se esqueça de que:

– Os ventiladores mecânicos devem ser instalados por profissionais experientes e credenciados;

– Há que assegurar o caudal necessário a insuflar nos espaços com uma adequada temperatura interior;

– Para melhorar a eficiência em zonas mais frias, podem ser adotados sistemas de duplo-fluxo, com recuperação de calor, que permitem pré-aquecer o ar novo por cruzamento com o ar extraído.

Consulte uma empresa especializada

Não dispense a ajuda de um profissional. Estamos a falar da qualidade do ar e da sua saúde. A visita de um profissional à sua casa permitirá avaliar o processo de entrada e saída de ar dos vários espaços e dar-lhe os melhores conselhos em termos de renovação do ar interior e as melhores propostas de ventilação.

Já conhece a Megaclima? Sempre preparada para ajudá-lo, basta ligar para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou enviar um email para geral@megaclima.pt .