A cortina de ar condicionado para porta

Nunca será demais descrever a cortina de ar como um equipamento de climatização muito importante, quer na dinâmica comercial quer na industrial. O mais correto será referir que a cortina de ar condicionado para porta cria uma barreira invisível para separar dois ambientes diferentes, de forma eficiente e sem limitar o acesso de pessoas ou veículos.

Para falar em vantagens, temos logo de realçar a poupança de energia. Há uma redução grande do custo de aquecimento e arrefecimento, mantendo e protegendo o desempenho do ar condicionado e o conforto das pessoas.

Por outro lado, a cortina de ar condicionado para porta mantém o ambiente limpo e respirável, sem insetos, poeiras, poluição e odores, ao mesmo tempo que elimina as correntes de ar frio e quente.

O funcionamento de uma cortina de ar é baseado num jato de ar de alta velocidade que cobre toda a abertura da porta. Em comparação com as cortinas de ar standard, as cortinas de ar quente tornam o jato mais confortável quando as pessoas atravessam a porta e ajudam a manter a temperatura na entrada.

Fluxo de ar horizontal, vertical e lateral

A maioria das cortinas de ar são instaladas na parte superior da porta de entrada e o ar é direcionado de cima para baixo. Cortinas verticais podem ser também instaladas em ambos os lados.

A instalação horizontal integrada no piso é, de facto, a mais eficaz em termos termodinâmicos. Todavia, trata-se da opção mais cara no que toca à instalação, para além de ser desconfortável para os peões ao atravessar a porta. Este tipo de instalação de cortina de ar é usado apenas em algumas aplicações industriais especiais.

Ainda no contexto de fluxo de ar, cabe-nos salientar que existem modelos de cortinas de ar condicionado para porta com a opção de recirculação. Enquanto as cortinas de ar sem recirculação apenas descarregam o jato de ar, as que possuem recirculação recolhem e devolvem a descarga de ar à entrada da cortina de ar, para reutilização. Estas, são sem dúvida, mais eficientes e económicas, mas implicam um nível de investimento maior.

Manutenção das Cortinas de Ar

Algo extremamente importante e que, muitas vezes, é descurado é a manutenção dos equipamentos de climatização. As cortinas de ar condicionado para porta não são exceção nesta matéria.

A sua manutenção preventiva é relativamente simples. A cortina de ar deve ser limpa externamente com alguma frequência, para que não haja acumulação de poeiras nas entradas de ar.

À semelhança de qualquer outra máquina, de uma boa limpeza resulta numa longa vida útil, um bom funcionamento e um ambiente seguro.

Já escolheu a sua cortina de ar? A Megaclima vai ajudá-lo! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt . Esperamos pelo seu contacto!