Ar condicionado ou aquecedor: Qual o melhor ? – Megaclima

Com a chegada do inverno, surge a procura de equipamentos de aquecimento dos ambientes interiores, como a casa ou o escritório. Está a solução na aquisição de um ar condicionado?

Mas de entre tanta escolha, qual a opção certa?

Quais as diferenças entre um aquecedor e um ar condicionado?

Como escolher entre um ar condicionado portátil ou fixo, e um aquecedor, seja a óleo, água ou outro. Aqui ficam algumas dicas.

Existem aquecedores de vários tipos, desde os elétricos aos aquecedores a óleo ou a água, entre outros. Na maioria dos casos, estes equipamentos utilizam energia elétrica pelo menos em parte do processo de aquecimento, para aquecer o ar à volta do equipamento de forma a fazer com que ele se dissipe no ambiente.

Ainda que o aquecimento de um espaço seja rápido uma vez que o calor entra em contacto direto com o ar, os aquecedores também implicam a concentração do calor numa pequena área, não sendo adequados para espaços amplos por essa razão.

Ainda que sejam aparelhos leves e de acessível transporte e manuseamento, acabam por ser equipamentos de aquecimento pouco eficientes e de elevados consumos, o que faz deles opções pouco económicas.

O ar condicionado, este é um tipo de equipamento bastante mais versátil que o aquecedor, uma vez que permite o aquecimento do ar durante o inverno assim como o arrefecimento do ar em épocas mais quentes, como o verão.

Trata-se de uma alternativa mais eficiente de aquecimento de um espaço interior, e pode ser utilizado em espaços maiores, uma vez que permite um maior controlo da temperatura.

Da mesma forma, o seu funcionamento torna-se mais rentável que o de um aquecedor, ao captar o ar externo, aquecer (ou refrigerar) o mesmo, de seguida substituindo-o pelo ar do espaço em que se encontra em funcionamento.

É, de igual forma, uma solução de aquecimento mais sensata do ponto de vista ambiental, pois dispensa a utilização de combustíveis que não a eletricidade.

Para além dos equipamentos domésticos e comerciais, existem também opções de ar condicionado portátil, sendo possível adaptar o equipamento adquirido a diferentes condições e expectativas.

Que marcas de ar condicionado são recomendadas?

Na Megaclima, representamos algumas marcas líder de ar condicionado do Mundo:

A LG é conhecida pela criação de equipamentos “amigos do ambiente”, com elevada eficiência energética e um sistema próprio de filtragem de ar, que asseguram não só um excelente domínio da temperatura como a qualidade do ar interior.

Os ares condicionados da Panasonic possuem filtros antialérgicos, que para além da óbvia função de aquecimento do ar, permitem garantir a qualidade do ar interior ao eliminarem a proliferação de bolores, fungos e elementos alergénios.

A Daikin é uma outra marca de renome presente, visto ter desenvolvido uma bomba de calor que permite otimizar o desempenho e a eficiência energética do ar condicionado, visando a redução do consumo de energia aquando do funcionamento dos equipamentos.

A Samsung promove a qualidade por meio de equipamentos de ar condicionado de baixo consumo aliados a um design moderno, adequados aos mais variados tipos de ambientes.

Os aparelhos da Mitsubishi fizeram da marca Líder de Eficiência Energética, graças à alta eficiência na manutenção de temperaturas ideais e na purificação do ar.

Agora que sabe o que temos para oferecer, que tal entrar em contacto com a Megaclima, para comprar o seu ar condicionado?

Esperamos por si!