O ar condicionado pode causar choque térmico?

As ondas de calor no verão e as vagas de frio no inverno são os cenários mais propícios à decisão de compra de um equipamento de ar condicionado. Na busca do conforto térmico, muitas vezes, descuramos atitudes que nos deveriam proteger de situações de risco. O choque térmico e o ar condicionado podem, efetivamente, estar ligados, mas apenas por descuido nosso.

Entrar e sair de espaços climatizados pode ser sinónimo de mudanças bruscas de temperatura que muito provavelmente geram reações do organismo. As constipações são um bom exemplo disso. Mas, atenção, o choque térmico não acontece apenas no verão! Não acontece apenas quando se dá um mergulho em água fria, depois da exposição ao sol. Continue a ler.

O choque térmico é…

É importante explicar o que na realidade significa um choque térmico e alertar para as suas consequências. O choque térmico dá-se quando se passa, de forma brusca, de um ambiente quente/muito quente para um ambiente muito frio e vice-versa. O corpo precisa adaptar-se rapidamente a uma mudança térmica de ambientes, o que requer esforço e provoca um nível elevado de stresse do organismo. Regra geral, não existem consequências graves decorrentes do choque térmico. Todavia, não se descartam as baixas de tensão e, em última instância, a intermação.

Por intermação entende-se… … Uma forma de choque térmico grave que acontece na passagem de ambiente adequados termicamente para ambientes muito quentes. Recém-nascidos, idosos, doentes cardio-pulmonares graves e aqueles com perturbações neurológicas são, sem dúvida, grupos de risco. Habitualmente, o que acontece é uma subida grande da temperatura corporal, que andará à volta dos 40º, o que pode provocar alterações do estado mental, alteração da consciência, sonolência, convulsões e até mesmo coma.

Consequências do choque térmico

Para além das constipações, a consequência mais comum de um choque térmico, existem outros riscos de que deve ter noção. No entanto, note-se que, embora possa haver uma ligação entre o choque térmico e o ar condicionado, esta esgota-se se fizer um uso adequado do equipamento e se tomar determinadas precauções. Antes de escrevermos sobre isso, aqui ficam algumas consequências:

Tensão baixa ou alta

O nosso corpo não tem um metabolismo que permita adaptar-se rapidamente a mudanças repentinas entre o frio e o calor, sofrendo impactos quando isto acontece. Para manter a temperatura na ordem dos 36°C, perante uma rápida alteração, os vasos sanguíneos e o coração terão de trabalhar de forma reforçada. Já o explicámos acima. O calor tende a dilatar as artérias e a diminuir a tensão arterial. No cenário contrário, entrar bruscamente num ambiente muito frio pode provocar subida da tensão arterial. As subidas rápidas da tensão arterial são graves, sobretudo para as pessoas com problema cardíacos. Como em qualquer contexto de saúde, crianças e idosos, assim como os asmáticos e as pessoas com doenças respiratórias crónicas têm de ter cuidados acrescidos.

Paralisia facial

Além dos danos metabólicos, o choque térmico pode causar paralisa facial. É designada de paralisia de Bell, uma paralisia periférica do nervo facial, e a maior frequência desta paralisia derivada da mudança brusca de temperatura ocorre no inverno com muito frio.

Má disposição e vómitos

Tomar banho ou mergulhar depois de comer? Se tivermos em conta a temperatura da água, é preciso ter cuidado. Tomar banho ou mergulhar depois de comer não faz mal, desde que a água não esteja gelada e não demore muito tempo. Ao mergulhar ou tomar banho, o sangue será desviado do aparelho digestivo para a pele para aquecer o corpo. Neste seguimento, a comida permanece mais tempo no estômago, o que pode ocasionar má disposição. O nosso conselho é descansar após as refeições para que o seu corpo possa digerir os alimentos.

Como pode evitar o choque térmico

Seguindo o tema deste artigo, o choque térmico e o ar condicionado, deixamos aqui algumas indicações que permitem o uso do ar condicionado e o usufruto de todas as suas vantagens, sem quaisquer riscos neste contexto.

Mantenha os níveis de temperatura do ar condicionado entre os 21º e os 23ºC

No que respeita à temperatura ideal e mais saudável em espaços fechados, fala-se de que esta deve estar entre os 21º e os 23ºC. Há ainda quem seja mais específico e diga que a temperatura ideal do ar condicionado no verão deve ser de 23º a 25ºC e no inverno de 20º a 23ºC.

Estes intervalos de temperatura permitem que tenha o tão desejado conforto térmico, diminuindo o impacto na transição do frio para o quente ou ao contrário.

Pouco tempo antes de sair, desligue o ar condicionado

Ao desligar o ar condicionado antes de sair, está a permitir que o seu corpo se vá adaptando a outra temperatura, reequilibrando-se e evitando o choque térmico. Está é uma prática que deve fazer em casa e no escritório!

Tenha cuidado ao sair do banho

A maior parte das pessoas toma banho e depois veste-se no quarto. Em ambientes climatizados essa é uma pratica que pode trazer risco de choque térmico. Quando sair do banho, seque-se bem e vista-se ainda na casa-de-banho.

A importância do agasalho

Mesmo no verão, no trabalho, é importante ter um agasalho sempre à mão. Há muitas empresas que não respeitam as temperaturas ideais e fica muito frio o que, andando de um lado para o outro, faz com esteja sempre a sofrer mudanças de temperatura.

Apelamos ao bom senso de não usar o ar condicionado em temperaturas extremas, quer em modo de arrefecimento quer em aquecimento.

Acima de tudo, queremos que consiga vivenciar todos os benefícios que um ar condicionado pode ter para si e a sua família. A temperatura certa a par de qualidade do ar que respira, sem grandes custos e com preocupação ecológica.

Precisa de ajuda para escolher o seu modelo? A Megaclima é uma empresa com mais de 25 anos no mercado da climatização. A sua equipa de especialistas dar-lhe-á o aconselhamento certo, para conseguir comprar um equipamento à medida dos seus desejos e necessidades! Para nos contactar, basta ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), pode também enviar-nos um email para geral@megaclima.pt e ainda pode preencher os nossos formulários online.