O meu ar condicionado não aquece!

O meu ar condicionado não aquece: causas e soluções para este problema.

São várias as falhas e problemas que podem acontecer ao seu ar condicionado. Como já tivemos a oportunidade de referir, na base de um bom funcionamento, está a adequada instalação e uma manutenção preventiva correta. Garantir a melhor performance do seu ar condicionado e uma considerável vida útil depende, pois, de vários fatores. Mas já lá vamos. Lá fora começa a arrefecer e diz que o seu ar condicionado não aquece? Quais as razões?

Aquecimento, arrefecimento e outras funções do ar condicionado

As principais funções do ar condicionado são justamente aquecer e arrefecer o ambiente. Tratam-se dos alicerces do conforto térmico básico. Todavia, já sabemos que a climatização vai muito além destas funções. Para além do aquecimento e arrefecimento, os modelos atuais de ar condicionado são desenvolvidos com cuidados cada vez mais específicos. Falamos-lhe não só da capacidade de desumidificação e purificação do meio ambiente, bem como de outras potencialidades muito avançadas tecnologicamente, como a função de autolimpeza e de regulação automática de temperatura durante o sono (mais conhecida como função sleep).

Se o seu ar condicionado não aquece ou aquece mal, é certo que o seu funcionamento está comprometido numa das suas principais funções. Antes de chamar a assistência técnica, queremos ajudá-lo e dizer-lhe que há um conjunto de verificações que poderá fazer antes de chamar um técnico. Se o problema persistir, não há dúvidas de que tem de contar com ajuda especializada.

O ar condicionado não aquece! E agora?

É importante destacar que se a potência do equipamento de ar condicionado não for suficiente para o área e características do espaço, este não vai aquecer corretamente. Sendo assim, quando o ar condicionado não aquece, um dos pontos-chave é saber se, de facto, os BTUS foram calculados adequadamente. Quer saber mais sobre BTUS do ar condicionado? Leia este artigo.

Descartando este caso, tenha em atenção as seguintes causas que podem estar na origem do problema:

Má instalação

Uma instalação feita inadequadamente é, sem dúvida, uma fonte de problemas. Erros nas distâncias entre as unidades interior e exterior, os tipos de tubagem usada, a escolha do local das unidades do ar condicionado, entre outros, serão obstáculos na performance expectável.

Defeito na válvula reversora

Esta é a peça que faz com que o ar condicionado seja capaz de reverter o ciclo e aquecer o ar em vez de arrefecê-lo. Se a válvula estiver com defeito, o mais provável é que o seu ar condicionado arrefeça, mas não aqueça.

Fuga de gás

Se o seu equipamento tem falta de gás refrigerante, precisa de recarregá-lo ou tem uma fuga. Neste caso, tem de chamar um técnico de ar condicionado. O desempenho e a eficiência do equipamento são maiores quando a quantidade de gás refrigerante é a indicada pelo fabricante do aparelho.

Defeito no compressor

O compressor é uma das peças fundamentais do ar condicionado. E como este fica localizado na parte exterior do ambiente, dentro da condensadora, é mais difícil identificar quando os problemas começam a aparecer. Um defeito no compressor pode fazer com que o seu equipamento não aqueça.

Filtros sujos

Há quanto tempo não faz uma limpeza ao seu ar condicionado? A resposta a esta questão pode ser a razão pela qual o seu ar condicionado não aquece, bem como um risco para a sua saúde!

Obstrução da saída de ar

Pode acontecer que algo esteja a obstruir a saída de ar ou a tubagem interior do seu ar condicionado. Pode tratar-se de sujidade acumulada ou até de um pequeno objeto. Isto pode muito bem fazer com que o equipamento não consiga aquecer.

Se a unidade interior estiver instalada muito alto na parede, com pouco ou nenhum espaço entre esta e o teto, a obstrução vai impedir que o aparelho cumpra suas funções corretamente. Por outro lado, vai forçar o motor e gastar muito mais energia.

Curto-circuito

Problemas na rede elétrica podem ocasionar falhas no sistema e falhas nas peças que fazem com que o aparelho funcione corretamente, como o sensor de temperatura, por exemplo.

Antes de agendar uma visita técnica:

Desligue o equipamento diretamente na tomada

Se não sair ar quente do seu ar condicionado, experimente retirar o cabo da tomada por 15 minutos, reconectando-o, em seguida. Às vezes, o seu aparelho só precisa de algum tempo para fazer reset e retomar o funcionamento.

Verifique a limpeza

Nunca é demais lembrar que uma limpeza adequada é fundamental. Se for o caso de o filtro estar sujo, proceda à limpeza e ligue o equipamento. Mas atenção, porque uma boa limpeza já requer uma assistência técnica. Numa limpeza periódica, para além dos filtros, dever-se-á também limpar grelhas e alhetas, por exemplo.

Verifique as condições climáticas

É importante sempre selecionar a temperatura tendo em conta o clima no exterior. Imagine que o aparelho pode atingir até 32°C, mas, para o resultado ser eficiente, é importante que a temperatura exterior esteja entre 17°C e 24°C. Se estiver a selecionar temperaturas muito discrepantes, pode ser que o aparelho não funcione como esperaria e, nesse caso, basta ajustar as configurações.

Preste atenção!

Pode também ocorrer uma situação que justifica o não aquecimento. O cenário é a unidade exterior estar a funcionar, mas a unidade interior não produzir aquecimento. Com efeito, se a temperatura exterior for baixa, o ar condicionado poderá estar a realizar a descongelação automática. Nesse modo, a unidade interior não consegue produzir ar quente.

É imperativo chamar um técnico!

É muito perigoso tentar reparar um equipamento em tensão elétrica ou mexer no fluido refrigerante que está no seu interior. Deve sempre chamar um técnico credenciado quando, por exemplo:

  • Há água que sai da unidade interior;
  • Sente cheiro a queimado. Desligue de imediato o equipamento;
  • Ouve ruídos altos anormais. Desligue de imediato o equipamento;
  • O cabo elétrico principal está demasiado quente ou danificado, não o manuseie;
  • Qualquer um dos interruptores, disjuntores ou fusíveis deixam de funcionar adequadamente;
  • Os interruptores ou botões não estão a funcionar devidamente.

O seu ar condicionado não aquece? Contacte a Megaclima e garanta a melhor assistência técnica! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt . Seremos rápidos a resolver o seu problema!