Ar condicionado com desumidificador? 2-em-1?

É, sem dúvida, uma pergunta frequente quando entramos nos fóruns e em conversas sobre climatização e as funções de um ar condicionado. Para já, adiantamos que os modelos de ar condicionado têm a função de desumidificar. Mas, será a mesma coisa?

Se o seu espaço já acusa sinais de excesso de humidade, é de difícil ventilação, tem um ar carregado, abafado, dando-lhe uma sensação desagradável é porque, de facto, precisa de ajuda no sentido de desumidificação. Em primeiro lugar está o seu bem-estar e, ao controlar a humidade, está também a evitar propagação de fungos, mofos, bolores e bactérias!

Todavia, a questão mantém-se. A função de desumidificação do ar condicionado será suficiente?

Para já, exploremos mais o conceito de humidade.

Humidade em análise

Falar de humidade no ar é um tema lato, mas podemos desde já dizer que se trata de um indicador atmosférico que vai influenciar as temperaturas e as chuvas, de um ponto de vista climático. Num ambiente fechado, os níveis de humidade estão diretamente relacionados com a sensação térmica e têm uma ação benéfica ou prejudicial para a nossa saúde.

🚨 ALERTA LEMBRETE 🚨

A humidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de vapor de água existente no ar (humidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação).

A escala atualizada dos níveis de humidade relativa no ar é:

  • Abaixo dos 40%, considera-se que o ar está demasiado seco. Conte com um aumento significativo de alergias, do ressecamento da pele e mucosas e da Irritabilidade dos olhos.
  • Entre os 50% e os 60% é o intervalo de níveis de humidade relativa recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Só assim consegue um ambiente verdadeiramente confortável para o ser humano. Um ar leve, fácil de ser respirado!
  • Acima dos 60% de humidade relativa, a proliferação de microorganismos prejudiciais à saúde, como seja o bolor ou o mofo, pode aumentar 40 vezes mais! Neste caso, o ar condicionado com desumidificador pode ajudar. Mas um equipamento de desumidificação isolado é a solução ideal.

Benefícios e malefícios em destaque

Os malefícios da humidade estão muito relacionados com os seus níveis altos. Com efeito, existem várias consequências negativas do excesso de humidade no ar.

Em excesso, a humidade é responsável por:

Fungos, bolor ou mofo são muito comuns em ambiente cuja humidade é elevada. Estes são, de facto, um risco para a saúde. Por outro lado, também provocam danos significativos para as casas, os edifícios e materiais orgânicos (papel, tecidos, quadros, madeiras, couros, etc.).

A Ferrugem resulta da combinação de humidade elevada e oxigénio no ar, o que vai provocar a oxidação do ferro. O ferro é um material muito resistente e duradouro, mas a corrosão é a sua fragilidade. Em ambientes de produção, para preservação de infraestruturas e maquinaria, um desumidificador industrial é essencial!

Aconsequência da relação entre a quantidade de humidade presente no ar e as diferenças de temperatura entre o ar e as superfícies dos objetos com os quais entra em contacto é a condensação. Quem já não teve, pelo menos, a água a escorrer pelos vidros? Mas também pode acontecer nas paredes, canos e outras superfícies. Não há dúvidas de que a qualidade do ar está a ser afetada.

Manter o ambiente seco também ajuda a prevenir os curto-circuitos, a corrosão de componentes elétricos e/ou ligações soldadas. A humidade excessiva também pode induzir falhas elétricas, tanto em grandes instalações como em componentes eletrónicos sensíveis.

Neste caso, o seu ar condicionado com desumidificador não é suficiente. Precisa de um equipamento específico para o efeito, isto é, um desumidificador!

Mas se o seu ambiente for demasiado seco:

Também não é benéfico para a saúde!

Os baixos níveis de humidade do ar causam desconforto nos olhos, nariz, lábios e no sistema respiratório, ressecando as mucosas. Se nesta equação entrarem temperaturas altas e níveis de poluição elevados, o risco para a saúde é ainda maior. Os casos de problemas respiratórios aumentam, normalmente acompanhados de tosse, cansaço e falta de ar. Alergologistas e imunologistas são unânimes ao afirmar que o tempo seco prejudica cada vez mais pessoas e não só as que já têm algum problema alérgico, como rinite e asma.

Ar condicionado com desumidificador

Tenhamos em consideração o seguinte: um equipamento de desumidificação é concebido para remover a humidade em excesso, um ar condicionado é projetado para climatizar um ambiente, sendo que o controlo da temperatura assume o real protagonismo.

Embora o ar condicionado consiga remover a humidade do ar (com a sua função de desumidificação), na realidade, não a remove na razão do que um ambiente húmido precisa e, por outro lado, não há um controlo efetivo sobre esta função. Até pode haver um efeito contrário de secar o ambiente em excesso, porque, efetivamente, o ar condicionado não possui um mecanismo de controlo na função de desumidificação.

O ar condicionado é sempre uma boa solução para o seu conforto térmico. Mas não podemos atribuir-lhe com 100% de eficácia todas as funções em climatização. Se o seu problema é humidade em excesso, deverá optar por um desumidificador. Se precisa de aumentar os níveis de humidade no espaço, a resposta é: compre um humidificador.

A parceria entre o ar condicionado e os demais equipamentos é sempre um bom conselho!

O desumidificador…

Não há dúvidas, se o seu problema é o excesso de humidade, o nosso conselho é: compre um desumidificador.

Com este equipamento, vai conseguir repor os níveis ideais de humidade que um ambiente fechado deve ter. É assim que o desumidificador permite conservar eletrodomésticos, móveis e outros objetos de valor que podem ser danificados pela quantidade excessiva de vapor de água no ar.

Oferta não falta! Marcas reconhecidas no mercado apresentam modelos que conseguem uma harmonia entre a tecnologia e a estética! Os equipamentos são cada vez mais eficazes, com filtros de ar, ionizadores antibacterianos e antivírus, bloqueio para crianças, função de secagem de roupa… 

Por que não pergunta tudo à Megaclima? Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online!