Ventilar, humidificar, climatizar

A ventilação é absolutamente necessária em qualquer altura do ano! Afinal de contas, quem não precisa de uma lufada de ar fresco? Em casa ou no trabalho, é preciso arejar o espaço, renovando o ar, fazendo-o circular e criando um ambiente saudável para poder conhecer o conforto e bem-estar. E, em épocas mais quentes, com baixos níveis de humidade, adquirir um equipamento ventilador com humidificador pode fazer milagres!

Num ambiente fechado, a sintonia entre a ventilação e a humidificação pode ser muito benéfica para a sua saúde. O tempo seco e as temperaturas elevadas são, muitas vezes, responsáveis pelo mal-estar e desconfortos como o ressecamento das mucosas, desidratação e até problemas oculares e alergias! E é neste contexto que um equipamento ventilador com humidificador pode ajudá-lo. Mas antes, falemos um pouco sobre a importância da ventilação e humidificação.

Ventilar é essencial

Deixar o seu espaço respirar é determinante para conseguir um bom ambiente. Já o dissemos várias vezes, a poluição interior é substancialmente superior à exterior. Quanto pensa em poluição, quais as imagens que surgem? Fumos negros, tubos de escape, fábricas… Certo? Atenção que não é assim tão linear. Existem poluentes interiores que podem ser igualmente perigosos!

Não é visível a olho nu, mas, muitas vezes, o ar do espaço que frequentamos e em que vivemos está carregado de partículas, como poeiras, pólen e pelos de animais domésticos e outros. Depois, também existem os bolores, fungos ou partículas transportadas pelo ar vindas da preparação de alimentos ou resíduos de matéria orgânica e inorgânica. Neste caso, estamos a descrever o ar poluído, que se origina da atividade orgânica da vivência e rotina do ambiente fechado.

Por outro lado, podemos igualmente destacar a existência, não tão frequente mas possível, de uma certa toxicidade do ar. A infiltração de toxinas dentro dos espaços, provenientes de poluentes exteriores, é possível. Gases tóxicos (por exemplo: o tolueno das emissões de veículos, vapores de dióxido de azoto (NO2), monóxido de carbono (CO)) podem entrar nos espaços interiores, contaminando o ar que respiramos. Trata-se efetivamente de ar tóxico!

Num terceiro apontamento, podemos também destacar o ar contaminado. Ainda com muitas referências e consequências visíveis da época pandémica, não podemos desvalorizar a possibilidade de frequentarmos espaços em que o ar está contaminado com agentes patogénicos orgânicos como vírus, bactérias, bolores e fungos. O ar contaminado pode ser o mais difícil de “vencer”. Um purificador pode ajudar, mas, em grande escala, não será suficiente.

Como pode constatar, existe um conjunto de circunstâncias que justificam a prática de uma ventilação executada corretamente. Potenciar esta prática é determinante para a sua saúde.

Porquê humidificar

Como já referimos acima, a conjugação do tempo seco com as temperaturas altas pode ter efeitos bastante nocivos na sua saúde e também na saúde do seu espaço. Para as pessoas que já possuem tendência para alergias, têm uma tosse seca, peso no peito e os olhos irritados, estes sintomas podem ser aliviados com um humidificador de ar.

Um humidificador tem, de facto, a capacidade de amenizar o desconforto causado pelo tempo seco, dando uma maior qualidade ao ar, ao mesmo tempo que o torna o mais respirável e muito confortável. Trata-se de um equipamento que leve e compacto, prático, eficiente e com uma grande durabilidade. Não se preocupe, porque não será responsável pelo aparecimento de mofos e bolores em sua casa e, para além destas vantagens, regra geral, são equipamentos que possuem uma excelente relação custo-benefício.

Portanto, já identificámos aqui duas necessidades e estas podem ser colmatadas com a escolha de um equipamento ventilador com humidificador.

  • Desta conjugação de funções, resulta o ventilador com água que também trabalha como um humidificador. Este equipamento liberta a água que possui num depósito através de microgotas que vão formar uma pequena névoa. Esta vai humedecer o ambiente, baixando a temperatura.

No entanto, queríamos alertar que este tipo de equipamentos pode significar um nível de investimento menor, todavia apenas satisfazem as necessidades de espaços pequenos.

Ventilação natural e mecânica

Há, de facto, duas formas de o fazer. Naturalmente, logo pela manhã, para deixar entrar o ar mais fresco em sua casa. Basta abrir as janelas para o exterior e as portas para o ar ir circulando entre as assoalhadas. Todavia, esta forma natural e muito importante de fazer a ventilação pode ficar aquém:

  • Falta de controlo de fluxo de ar.
  • Falta de controlo sobre a qualidade do ar novo.
  • Aumento de ruído no ambiente.
  • Desconforto e risco de doenças causadas por correntes de ar.
  • Arrefecimento indesejado no inverno.
  • Aquecimento indesejado no verão.
  • Vulnerabilidade a assaltos.
  • Falta de controlo sobre o vapor de água no ar interior.
  • Risco de condensação e consequente proliferação de bactérias.

São apenas alguns pontos a ter em consideração e para fazê-lo pensar em adquirir um equipamento que o ajude nesta tarefa essencial que é ventilar o seu ambiente. E se falarmos da cozinha e da casa-de-banho, esta ajuda é imprescindível.

ATENÇÃO:
 
– O extrator/ventilador de casa de banho deve ser capaz de extrair um caudal de ar 10 vezes superior ao volume do espaço. Para calcular o volume, multiplicar a largura X a altura X o comprimento.

– Não deve instalar este tipo de equipamento por cima da banheira ou cabine de duche, a não ser que respeite uma distância superior a 2,25 m de altura.
 
Conheça melhor o setor da ventilação doméstica e industrial no site da Megaclima. Aqui, encontra todos os tipos de equipamento de que precisa para fazer uma correta renovação do ar do ambiente. 

Equipamentos para humidificar o ar

Na Megaclima, encontra várias propostas de equipamentos para humidificar o ar. Alargamos o nosso leque de oferta às três áreas de atuação: doméstica, comercial e industrial.

Destacamos aqui um equipamento de design contemporâneo que é uma imagem de marca da Klarstein. Disponível nas cores Branco e Preto, este humidificador para aplicação doméstica, alia a eficiência ao seu bem-estar, com a inovadora função aromática, permitindo-lhe optar por diferentes níveis de humidificação.

A Megaclima é uma empresa com uma sólida experiência em climatização, a caminho dos 30 anos no mercado! Temos a credibilidade, a qualidade de serviço e a confiança dos nossos clientes! Leia os testemunhos aqui! Por que não nos contacta para saber mais sobre os nossos produtos e serviço? O nosso telefone é o 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional). Se preferir, envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online. Até já!