Devo chamar um técnico de ar condicionado?

É difícil fugir às palavras em torno das vantagens de ter um ar condicionado. O conforto térmico de que tanto precisamos é o resultado de muitos fatores. Mas desde a instalação, percorrendo toda a vida útil do equipamento até à própria desinstalação, é muito importante chamar um técnico de ar condicionado.

O setor da climatização, no qual se inclui o ar condicionado, é norteado por regras exigentes e deve ser um campo de atuação de profissionais experientes, com formação e credenciados. Não deixe o seu equipamento de ar condicionado e outros desta categoria nas mãos de qualquer pessoa nem tão pouco se aventure a levar a tarefa de manutenção e assistência sozinho. Não hesite em chamar um técnico de ar condicionado!

A formação de um técnico de AVAC

Comecemos por perceber o que significa a sigla AVAC. É muito fácil: Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado. Estas são as áreas de atuação de um técnico credenciado de climatização. Como máxima, os sistemas de AVAC querem criar uma harmonia entre o conforto ambiental e outros fatores como os custos da instalação, a facilidade de manutenção e a eficiência energética. Fazendo interagir diferentes funções, como o aquecimento, arrefecimento, humidificação, desumidificação e ventilação, o amplo conceito de climatização requer conhecimentos muito específicos.

No que diz respeito ao ar condicionado, um técnico de climatização deve saber em termos gerais:

  • Distinguir os equipamentos adequados aos diferentes tipos de instalações de ar condicionado;
  • Selecionar o modelo de equipamento que melhor se adapta ao local pretendido;
  • Dimensionar uma instalação de ar condicionado através do cálculo simplificado das cargas térmicas do respetivo local;
  • Ter conhecimento do seu funcionamento, dos respetivos componentes;
  • Saber realizar uma manutenção e assistência adequadas.

Se formos mais específicos:

  • Fazer o cálculo de cargas térmicas, incluindo carga térmica exterior e carga térmica interior, conhecendo todos os elementos necessários para o referido cálculo;
  • No que se refere às condutas, há que determinar as dimensões da conduta e saber fazer a seleção de grelhas e difusores de insuflação e de retorno.

Estamos apenas a evidenciar alguns pontos, porque ser um técnico de ar condicionado vai além do acima descrito e passa muito pela experiência e profissionalismo de cada um. Já conhece a equipa de profissionais da Megaclima?

Quando devo chamar um técnico de ar condicionado?

Um bom diagnóstico de falhas do ar condicionado é o primeiro passo para uma reparação bem-sucedida. Não há dúvidas de que uma correta identificação de falhas e defeitos no sistema é tarefa para um técnico. Não esqueçamos que, de acordo com os modelos e marcas, existem códigos de erro exibidos no próprio equipamento que definem e ajudam a escolher o melhor procedimento. Por exemplo, pode acontecer situações como:

– Placa defeituosa;
– Curto-circuito no circuito do sensor de temperatura;
– Ventilador interior com defeito;
– Falta de comunicação entre as unidades interior e exterior;
– Erro de drenagem condensada;
– Falha no dispositivo de proteção contra sobrecarga;
– Fuga de gás refrigerante;
– Sobreaquecimento térmico do compressor;
– Falha no motor do ventilador.

Acha que consegue dar conta do recado sem chamar um técnico de ar condicionado?

Dicas para escolher um bom técnico de ar condicionado

Existem, de facto, determinados aspetos que deve ter conta quando se trata de escolher a sua empresa de climatização. Uma boa empresa de climatização, em primeiro lugar, tem uma boa equipa de técnicos. É assim em qualquer setor, não há dúvidas!

– Dê preferência a profissionais que possuam referências. Fale com amigos, veja críticas a empresas em fóruns, leia testemunhos de clientes;

– Faça uma sondagem de preços de instalação e assistência no mercado. Não existem valores tabelados, pelo que aconselhamos a desconfiar de preços muito baixos;

– Quando receber a sua proposta, tire todas as dúvidas sobre condições, valores e garantias, evitando contratempos;

– O ar condicionado é um equipamento complexo. No caso de instalação, obviamente que estamos a falar de um processo que leva tempo. A rapidez pode muitas vezes comprometer a qualidade do serviço;

– Ter uma agenda cheia significa que a empresa tem vários clientes e contratos de assistência e manutenção. Manter um contrato é sinónimo de satisfação. Em épocas altas, para uma empresa com reconhecimento profissional, é natural ter de esperar uma a duas semanas.

Desde a compra à instalação, passando pela assistência e manutenção!

Em todas as etapas vai precisar da ajuda de um técnico de ar condicionado. Disso, já não há dúvidas!

Na fase da compra, é muito importante saber com exatidão do que realmente precisa e deseja. É um misto de necessidades e desejos. Quer, certamente, conforto térmico e eficiência energética. Mas também deseja um ar condicionado mais silencioso ou um modelo muito estético que não interfira na decoração da sua casa, por exemplo. A equipa da Megaclima ajuda-o a fazer a melhor escolha. No nosso gabinete de projeto, fazemos assessoria, planeamento e fiscalização. A par do estudo de todas as características do espaço a climatizar, com vista a um correto cálculo térmico, sugerimos o melhor equipamento à medida de cada cliente e passamos ao projeto executivo, propriamente dito.

A fase da instalação pode ditar o desempenho do ar condicionado. Um ar condicionado mal instalado é ineficiente, para além de que há perigos a que estará sujeito. Envolvendo alterações estruturais físicas e na rede elétrica, entre outros problemas, pode ocorrer:

  • fugas de gás refrigerante;
  • sobrecarga (tanto elétrica quanto de peso sobre estruturas);
  • curto-circuitos;
  • em casos graves, há riscos princípios de incêndio na rede elétrica e danos que comprometem a estrutura da sua casa.

A nossa função é alertá-lo para o acima descrito. Preferir um aconselhamento e trabalho de profissionais é optar pela segurança e qualidade de serviço. Ao contactar a Megaclima, vai saber tudo sobre o que estamos a escrever!A nossa equipa está preparada para todo o processo de um projeto de climatização. Vendemos, instalamos e prestamos assistência técnica aos ares condicionados das melhores marcas, como seja a Daikin, Mitsubishi ou LG! Conheça a nossa montra de produtos!

Telefone-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online. Estamos aqui para si!