Ar condicionado e aquecimento central – Megaclima

Em torno desta temática – a inevitável comparação entre o ar condicionado e o aquecimento central, quando se trata de performance de aquecimento – há vários pontos a salientar. E é por isso que este artigo vai ser tão interessante! Está a construir uma casa e não sabe por que sistema deve optar? Comprou um apartamento que até tem as duas opções e não sabe qual é o melhor para usar no inverno? Fique por aqui para esclarecer as suas dúvidas!

A resposta mais óbvia é: ao comprar um ar condicionado não vai apenas colmatar a necessidade de aquecimento. Não contempla apenas um desejo que está intrinsecamente relacionado com a estação do ano. Existem várias funcionalidades que o podem ajudar a ter conforto térmico durante as quatro estações! Detalhemos, em primeiro lugar, cada uma das opções.

Ar condicionado em 1, 2, 3

Eis três linhas mestras do equipamento de ar condicionado que podem pesar na sua decisão:

Multifuncionalidade

Num equilíbrio entre a necessidade do consumidor, a imperativa sustentabilidade e eficiência e o constante desenvolvimento tecnológico, o ar condicionado consegue proporcionar as mais diversas funcionalidades que conjugam desempenho com inovação. Destaquemos aqui as principais funções que um aparelho de ar condicionado consegue executar.

  • Arrefecimento e aquecimento

Estas são as funções primárias de um ar condicionado. No modo de arrefecimento, vai eliminar o excesso de calor num determinado espaço, à medida que a unidade interior absorve o excesso de calor do espaço e faz circular o ar frio pela mesma. A unidade exterior (condensadora) elimina o excesso de calor absorvido para o exterior. Em modo de aquecimento, é o gás refrigerante que absorve o ar do exterior. Este é comprimido e vai aquecer e o calor é libertado pela saída de ar da unidade interior.

  • Função de desumidificação

O nome mais comum é função Dry. O ar condicionado absorve o vapor do ar e condensa-o nas suas placas de arrefecimento, retirando-o do ambiente. Ao ser arrefecido o vapor que é retirado do ar transforma-se em água e vai ser despejado na bandeja do ar condicionado.

Todavia, devemos salientar que o ar condicionado não pode ser substituto do desumidificador. Se o seu problema com a humidade é flagrante, a solução é mesmo comprar um equipamento apenas para o modo desumidificação.

  • Função de Purificação

No mercado já existem modelos de ar condicionado com sensores e filtros muito potentes capazes de detetar e captar partículas poluentes mínimas que circulam no ar.

A purificação em ambiente doméstico é cada vez mais valorizada. Uma das “boas consequências” da pandemia. Um ar limpo é essencial para a saúde e bem-estar! Conheça os nossos purificadores aqui.

  • Função de ventilação

A ventilação é essencial para manter qualquer espaço bem climatizado. Usar o ar condicionado na função de ventilação é uma opção eficiente e é muito importante para a renovação do ar.

O ideal para complementar e otimizar a climatização é fazer uma ventilação natural do espaço. Recorrendo à ventilação cruzada, com abertura de portas e janelas, idealmente pela manhã ou à noite, conseguirá renovar o ar do ambiente.

Se acha que precisa de uma ajuda mecânica, temos várias opções no nosso site. Clique aqui para saber mais.

Vários tipos, vários modelos, vários preços

Portátil, multisplit, mural, consola teto chão, cassete… A oferta é muito variada! Aliás, até pode ser um pouco confuso quando decidir comprar o seu ar condicionado. O ideal é optar pela ajuda dos especialistas. A experiência de cerca de 30 anos e o prestígio da Megaclima dar-lhe-ão toda a confiança. Alicerçamos o negócio na satisfação do cliente, promovendo uma compra segura e um serviço de pós-venda em garantia, sempre com a certificação e a qualidade técnica ao mais alto nível. Os quadros técnicos são de longevidade na empresa, têm formação contínua, são certificados pelo ministério do ambiente e possuem um nível de competência e educação acima da média.

Eficiência

Sempre com vista à otimização do consumo de energia elétrica, os fabricantes de ar condicionado seguem a tendência transversal a toda a sociedade – o foco na sustentabilidade e ecologia, sem comprometer o desempenho. Tenha em consideração a etiqueta energética na aquisição de qualquer eletrodoméstico!

O ADN do aquecimento central

Não há dúvidas de que o aquecimento central permite um aquecimento mais uniforme e homogéneo em toda a casa. Quer seja através do piso radiante ou através vários emissores de calor espalhados pelas assoalhadas. Este sistema pode ser alimentado por várias fontes de energia, desde o gás, a eletricidade ao gasóleo. A água é aquecida e, ao percorrer o circuito, vai libertando calor.

Trata-se de um sistema silencioso e muito confortável para fazer frente ao frio de inverno.

Mas será versátil? E os custos com o dispêndio de energia?

Pondo a hipótese de que a sua casa já possui as duas versões de aquecimento, por que não experimenta?

Mas se quer começar um projeto de climatização de raiz, é importante perceber que a dificuldade e os custos de instalação no sistema de aquecimento central são muito mais elevados.

Por outro lado, a versatilidade do ar condicionado permite-lhe ter conforto térmico durante todo o novo e, com a eficiência cada vez mais presente, o consumo de energia não significará uma dor de cabeça ao fim do mês.

A Megaclima pode acompanhá-lo durante todo o processo de climatização do seu espaço. Desde a compra do equipamento, passando pela instalação até à assistência e manutenção. O nosso gabinete de projeto encarregar-se-á de todas as fases:

Cálculo Térmico (fase preliminar de análise de todas as características do espaço a climatizar e esboço do sistema de climatização);

Escolha dos equipamentos, representações gráficas do esquema de climatização, esboços, memórias descritivas e especificações de caráter técnico;

– Projeto executivo que culmina na instalação dos equipamentos.

Um correto projeto de ar condicionado está na base de uma adequada instalação e, consequentemente, vai garantir que possa usufruir de todas as potencialidades do seu equipamento, com um funcionamento pleno e à medida das suas necessidades e desejos.

Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online. Vamos ser parceiros no seu projeto de climatização?