O poder da ventilação!

Arejar a sua casa é uma preocupação que deve ter em qualquer altura do ano. Embora possa ser uma atitude muitas vezes ligada ao controlo de temperatura, na realidade, a sua principal função é a de renovar o ar. Pode efetivamente refrescar a sua casa, abrindo as janelas nas noites de verão. Mas, uma boa circulação de ar traz benefícios que impactam a saúde das pessoas que habitam o espaço e pode contribuir para a conservação do imóvel. A ventilação de casa é obrigatória!

Nunca é demais lembrar que o ar interior pode estar até 8 vezes mais poluído que o ar exterior. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “a poluição do ar é um dos maiores riscos ambientais e o quarto maior fator de risco para mortalidade no mundo: 4,2 milhões de mortes prematuras são atribuídas à poluição do ar exterior e 3,8 milhões à poluição do ar em edifícios.” Se sabemos que, em média, passamos mais de 85% do nosso tempo em espaços fechados, respirar ar de qualidade é efetivamente uma questão de saúde pública e também de produtividade. 

Alguns números sobre respiração

Sabia que:

  • Inspiramos e expiramos quase 15 mil litros de ar diariamente.
  • Em descanso, este número desce para cerca de 8 litros por minuto.
  • Por esforço físico, a respiração acelera e podemos chegar a inspirar e expirar 200 litros por minuto.
  • O ser humano respira em média 16 vezes num minuto e as crianças podem respirar até 40 vezes num minuto.
  • As mulheres, que tal como as crianças respiram mais rápido, vão respirar 714 milhões de vezes durante as suas vidas e os homens vão fazê-lo 664 milhões de vezes.

Esta contextualização numérica que fazemos acima é muito importante para enquadrar a relevância de a respirar um ar em boas condições. A ventilação de casa, numa era com novas práticas como o teletrabalho, por exemplo, tem de ser uma máxima no dia-a-dia!

Uma ventilação adequada

Antes de mais, é importante descrever o que é uma ventilação adequada. Uma boa ventilação da sua casa pode fazer-se naturalmente ou com a ajuda de equipamentos. Passemos a explicar:

Ventilação natural

É simples, eficaz e não implica custos com aparelhos e gastos de energia! Independentemente da estação do ano, pode optar por abrir as janelas e as portas das assoalhadas da sua casa, garantindo que há uma abertura suficiente para a entrada de ar fresco. É importante fazê-lo várias vezes durante o dia, sobretudo se existem pessoas com tendência a infeções respiratórias, crianças e idosos. Sabemos que no inverno pode ser mais difícil, com o frio, mas reduza o tempo em que o faz.

Dentro da ventilação natural, optar por uma ventilação cruzada é a melhor solução!

Fazer ventilação cruzada significa usar diferentes aberturas para o exterior num ambiente habitualmente fechado. Estas aberturas podem estar em posições opostas ou adjacentes – para criar uma corrente que permite a circulação de ar fresco no espaço. Esta pode ocorrer tanto de forma horizontal como vertical, ou seja, as aberturas responsáveis pela entrada de ar podem estar alinhadas em paredes diferentes na mesma altura ou podem estar posicionadas em alturas distintas.

O recurso à ventilação cruzada em edifícios e casas, pensados na sua raiz para o efeito, enquadra-se dentro do que se chama arquitetura bioclimática. Este conceito implica pensar no projeto, desde casas pequenas até grandes edifícios, considerando as condições climáticas de maneira a utilizar os recursos disponíveis na natureza (chuva, vento, sol e plantas) para reduzir o consumo energético e minimizar os impactos ambientais.

Ventilação mecânica

Não nos iludamos, a ventilação mecânica é, de facto, essencial em certas assoalhadas da nossa casa. Falamos, claro, da casa de banho e da cozinha, que, pelas rotinas diárias que geram vapores e fumos, precisam de uma ajuda adicional. Infelizmente, a ventilação natural pode ficar aquém em várias situações, por isso, é preciso recorrer a certos equipamentos. Este apoio suplementar vai ser muito importante sobretudo se estamos a falar de casas com humidades, para diluir odores mais fortes e agentes poluentes, ajudando melhorar a qualidade do ar.

Existem 2 tipos de fluxo da ventilação mecânica:

Fluxo simples – A extração do ar viciado é efetuada através das grelhas, dos aparelhos de ventilação, situadas no teto ou no topo das paredes das assoalhadas mais exigentes em termos de renovação de ar – a cozinha, casa de banho e, eventualmente, a despensa.

Fluxo duplo – Com um sistema de fluxo duplo, o ar que vem do exterior pode ser realmente aproveitado nas suas potencialidades. Existem os equipamentos que vão assegurar a extração do ar viciado e, por outro lado, garantem a insuflação de ar novo filtrado. Há um princípio de grande eficiência por trás deste fluxo. Antes de o ar viciado ser libertado para o exterior, este atravessa um permutador de calor que transfere até 95% da energia para o ar insuflado.

Existem diferentes tipos de exaustores e ventiladores, pensados estrategicamente para cada espaço da sua casa.

– Na cozinha, estes costumam ser instalados na mesma parede onde fica o fogão, facilitando a exaustão de fumos e a remoção de partículas de gordura. – Na casa de banho, estes aparelhos eliminam o calor e o vapor gerados pelos banhos, diminuindo acumulação da humidade e prevenindo o aparecimento de fungos. Num nível de maior desempenho e eficiência, estes equipamentos podem ter filtros que melhoram a qualidade do ar.

A Megaclima possui uma oferta de ventilação muito abrangente, capaz de satisfazer as necessidades da sua casa, qualquer que seja a sua dimensão. Saiba mais aqui.

Benefícios da ventilação de casa

Já o dissemos várias vezes, o grande benefício é contribuir para a sua saúde! Discriminando vários benefícios, podemos enumerar:

  1. Evita doenças respiratórias
  2. Evita alergias
  3. Evita acumulação de humidade, mofo e proliferação de bactérias
  4. Elimina maus cheiros
  5. Evita a acumulação de sujidades
  6. Melhora a qualidade do ar

Pegando no último benefício, este pode ser ainda mais efetivo se for além da ventilação. Se optar por purificar o ar da sua casa, com um purificador doméstico, a sua saúde agradece ainda mais!

Existe um mundo de climatização que pode explorar no site da Megaclima. Somos especialistas na matéria e estamos no mercado há quase 30 anos, com solidez, profissionalismo e confiabilidade! Quer conhecer-nos melhor? Contacte-nos. O nosso telefone é o 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), pode enviar-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencher os nossos formulários online. Até já!