A importância ventilação comercial

Já tivemos a oportunidade de escrever sobre a relevância da ventilação nas nossas vidas e na manutenção do espaço em que vivemos e/ou trabalhamos. Ventilar é, de facto, uma das máximas da climatização e, será, sempre uma boa prática, independentemente de ser verão ou inverno. No artigo anterior, explorámos a vertente doméstica, agora é tempo de falar da ventilação comercial. Fique por aqui!

Sabemos que a ventilação feita adequadamente pode ser sinónimo de saúde. Sabemos que basta abrir portas e janelas uma vez por dia para garantir uma maior circulação de ar e trazer uma maior qualidade ao ambiente interior. Sabemos que a ventilação é determinante para a qualidade do ar. Então, por que hesita em ventilar melhor os espaços da sua empresa, da sua indústria, do seu espaço comercial?

Ventilação é…

Renovar o ar! Ao ventilar adequadamente um espaço, está a permitir a saída do ar viciado e a entrada de ar novo. Assim, consegue-se assegurar a salubridade dos locais e o conforto das pessoas. Os locais ventilados permitem criar, em espaços fechados, um ar respirável. Um ambiente mais confortável e mais puro, enquanto está a trabalhar ou simplesmente a relaxar ou nas rotinas diárias em sua casa é, efetivamente, o que se pretende!

Na tabela de renovação de ar, podemos constatar que a necessidade de trazer ar fresco para um espaço varia de acordo com a sua funcionalidade e a frequência de pessoas. Assim…

  • Em casa, sabemos que pelas rotinas associadas a estas assoalhadas, onde existe a produção de vapores, fumos e libertação de partículas de gordura, temos a necessidade de renovação de ar na seguinte medida:

– Uma cozinha precisa de renovar o ar entre 6 – 10 v>

– Nas casas de banho, a necessidade ascende aos 10 – 15 v>

  • Num contexto mais comercial, as padarias estão no topo de necessidade ventilação com um intervalo de 20 – 30 v>.
  • Nos ambientes industriais, as oficinas de pintura assumem o protagonismo de necessidade de renovação de com 30 – 60 v>.

Tenha em consideração que por “v>” entende-se o “Volume de ar a extrair ou induzir, durante um período determinado. Expressa-se, geralmente, em m3/h. Para calcular o caudal, multiplicar a volumetria do local pelo número de renovações por hora necessárias.”

Devo investir na ventilação do meu espaço comercial?

Claro que sim! Há mesmo a obrigatoriedade de o fazer! São várias as medidas legais que ditam as normas e a coimas neste contexto de climatização.

  • Em qualquer espaço comercial/laboral devem ser implementadas as medidas necessárias para reduzir ou eliminar os riscos no que diz respeito à falta de uma ventilação adequada ou insuficiente para a correta circulação do ar;
  • Na garantia de um espaço confinado com a renovação de ar adequada e uma boa ventilação, há também um conjunto de medidas que deverão avaliar e garantir a qualidade do ar.
  • Para haver um nível permanente das condições atmosféricas adequadas, dever-se-á monitorizar, medir e registar todos os dados referentes às variáveis de temperatura, renovação e qualidade do ar. Há toda uma oferta de equipamentos de medição que vão ajudá-lo e orientá-lo neste sentido.
  • A par das obrigatoriedades e conselhos, fica também a de efetuar sempre uma correta e frequente manutenção dos equipamentos. Sabemos já que quer a instalação quer a manutenção têm um papel fundamental na performance e durabilidade dos aparelhos, em qualquer contexto – ventilação comercial, ar condicionado, desumidificação e purificação do ar.

Tipos de ventilação comercial

Em termos gerais, podemos agrupar os tipos de ventilação comercial em 3 grandes grupos:

Ventilação Geral Diluidora

Como já pudemos descrever, a ventilação comercial geral tem como objetivo primordial manter o conforto e a produtividade dos colaboradores. Por outro lado, há uma vertente de conservação de materiais e equipamentos, bem como de redução da concentração de contaminantes nos locais de trabalho.

ventilação geral diluidora é aquela que se realiza com os processos de insuflação e exaustão, através da utilização de ventiladores. Já vamos aprofundar o tema dos equipamentos mais à frente.

Sabia que?

Exaustão: Na variante de extração/exaustão de ar, o ar é aspirado e transportado para o exterior. 
Insuflação: Nesta ação, o ar é introduzido no local climatizado, pelo sistema de climatização. Pode ser constituído apenas por ar novo ou também por ar de retorno.

Ventilação Local Exaustora


Ventilação Local Exaustora tem a sua aplicabilidade em locais onde existem agentes contaminantes que, devido ao seu alto nível de toxicidade ou pela elevada concentração e quantidade produzida, não podem ser dispersados e diluídos na atmosfera ambiente por um sistema de Ventilação Geral. Vai, portanto, captar agentes poluentes diretamente da fonte geradora.


Exemplos: soldagem, pinturas, processos laboratoriais, entre outros, que ocorrem dentro do espaço confinado.

Ventilação Combinada

Tal como o próprio nome indica, a ventilação combinada vai fazer uso de exaustores e insufladores de ar simultaneamente, promovendo a captação dos agentes poluentes e a renovação do ar.

Insufladores

Este tipo de equipamento possui um motor conectado a um sistema de hélice. Vai injetar ar no ambiente, diluindo os gases tóxicos ou inflamáveis da atmosfera, ao mesmo tempo que garante manter os níveis de oxigénio adequados. Isso também aumenta ligeiramente a pressão interna, o que ajuda a expulsar o ar contaminado pelas saídas disponíveis.

Exaustores

Estes equipamentos geram um fluxo de ar do espaço interior para o exterior, ajudando a remover as partículas tóxicas e inflamáveis, sobretudo quando falamos, por exemplo, de cozinhas profissionais, com um grau elevado de gorduras e vapores.

Megaclima tem uma vasta experiência em climatização. Já chegámos ao 30º aniversário!

A ventilação é, sem dúvida, uma grande vertente de atuação no nosso leque de serviços e equipamentos. Dispomos de uma equipa de técnicos altamente especializados e credenciados, em formação contínua e com grande longevidade na empresa.

“Agradeço todo o profissionalismo das vossas equipas, desde a amabilidade e disponibilidade dos serviços pré-venda até à atenção ao detalhe é profissionalismo das vossas equipas técnicas. Seguramente vou recomendar os vossos serviços.”
 
João Barata
Mem Martins, 09/2022

Este e outros testemunhos comprovam a confiança e segurança dos nossos clientes nos serviços Megaclima. Saiba mais no nosso site!

O nosso telefone é o 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional). Mas, também pode enviar-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencher os nossos formulários online. Esperamos pelo seu contacto!