Ar condicionado portátil ou fixo? O que devo escolher?

Estar numa temperatura confortável, seja verão ou inverno, sentir-se abraçado por um ambiente cujo ar é leve, limpo. Sem sentir alergias, com todo o conforto. Este é o panorama de um espaço perfeitamente climatizado. É, sem dúvida, o que todos nós desejamos. Agora, qual é o ar condicionado que vai escolher: portátil ou fixo?

Se o tema for apenas dinheiro, a resposta à pergunta anterior pode ser muito mais facilitada. Um ar condicionado doméstico portátil é mais barato do que um ar condicionado fixo, seja ele mural, cassete ou consola teto/chão. Mas, também tem de ter em conta outros aspetos. Certamente, já sabe que às vezes o mais barato não é necessariamente a nossa melhor opção. Muitas vezes nem tem a ver com o equipamento propriamente dito! Tem de pensar nas suas reais necessidades de climatização e no tipo de habitação que possui. Estes sãos os nossos primeiros conselhos.

Ar condicionado Portátil ou Fixo

Existem inúmeros modelos, de várias marcas, de ambos os tipos de ar condicionado. Faça as seguintes perguntas:

– Vivo numa casa própria ou alugada?

– Qual a área do espaço que pretendo climatizar?

– Procuro baixos consumos e um funcionamento silencioso?

A primeira pergunta é a mais importante, neste tipo de escolha que terá de fazer. Se viver numa casa alugada, vale a pena estar a gastar dinheiro numa instalação e num equipamento mais dispendioso? Mas, vamos detalhar as diferenças entre estas duas opções.

Ar condicionado Portátil

Atenção, este pode, efetivamente, ser o melhor ar condicionado para si! Se vive numa casa alugada, se o condomínio proibiu qualquer interferência na fachada do prédio, se nem consegue pensar em obras de instalação e buracos na parede…  Então, não espere mais! Existem várias vantagens na aquisição de um ar condicionado portátil:

Mobilidade: esta é, de facto, a grande vantagem deste equipamento. Poder transportar o AC de uma assoalhada para a outra pode ser aliciante e pesar na balança da sua decisão. Todos os modelos disponíveis no mercado possuem práticas rodinhas para facilitar o transporte. Mas conte com alguma dificuldade. Os ares condicionados portáteis não deixam de ser um pouco pesados (podem chegar aos 40kgs) e nem sempre são fáceis de manobrar.

– Instalação: Um ar condicionado portátil não precisa de instalação, mas também não basta liga-lo à tomada. Para ter um ar condicionado portátil em sua casa precisa de um kit para janela. Trata-se de um tubo para saída de ar para o exterior e de uma régua ajustável para encaixe. Tem de certificar-se de que a sua janela é compatível com a instalação de um ar condicionado portátil. Atualmente, já existem kits de Janela que impedem o fluxo de retorno do ar de escape quente do lado de fora e permitem manter a temperatura interior desejada. Pergunte por estes kits à Megaclima! Nos modelos que não possuem este acessório, precisa manter a janela aberta para passar o tubo para o exterior. Isto vai comprometer a eficiência da climatização e a manutenção da temperatura desejada no interior.

– Preço: se estamos a comparar, então, sim, o ar condicionado portátil é mais barato do que o ar condicionado fixo. Existe um intervalo de preços grande, mas diríamos que para um desempenho satisfatório (tendo em conta as condicionantes para áreas grandes) um equipamento pode começar nos 500€.

Deixamos aqui a sugestão de um equipamento se as suas preferências se mantiverem na opção portátil:

O Ar Condicionado Portátil Airwell está disponível nas potências 9.000 e 12.000 BTUs e já usa o gás refrigerante R290, mais ecológico. Possui:

+ sistema de remoção de condensado sem manutenção

+ controle remoto sem fio RC08C de série

+ kit que permite que o tubo seja conduzido através de uma janela ou parede

Ar Condicionado Portátil Airwell

Ar condicionado Fixo

Em primeiro lugar, cabe-nos dizer que existem vários tipos de ar condicionado fixo. A versatilidade é grande e, por isso, consegue afunilar os seus desejos e necessidades. Por outro lado, pode ser confuso e desgastante. Nada melhor do que contar com os conselhos de uma empresa especializada. Já conhece a Megaclima?

Ar condicionado mural – é o modelo de parede. É o preferido para residências e em espaços comerciais mais pequenos. Os splits Hi-Wall, ou murais, apostam cada vez mais na estética e design levando até marcas a desenvolverem equipamentos que podem ser chamados de verdadeiras peças de decoração. 

Ar condicionado cassete  – é mais indicado para espaços médios a grandes. Este tipo de ar condicionado fixo é instalado no teto e passa muito despercebido. Permite um fluxo de ar muito uniforme e bem distribuído e é um equipamento muito silencioso.

Consola teto/chão – pode rivalizar com os modelos murais, porque as cassetes continuam a ter uma aplicação mais comercial. Pode ser instalada em espaços pequenos e grandes e possui uma flexibilidade no local de instalação, teto ou chão. A tubagem pode ser conectada na base, na traseira, no lado esquerdo ou direito da unidade, a distribuição de ar pode ser da parte frontal ou superior para atender às necessidades do local.

Todos estes tipos podem ser mono ou multisplit. Quer isto dizer que pode optar por ter uma unidade exterior e adquirir mais do que uma unidade interior. Assim, consegue climatizar de modo independente cada assoalhada.

Comparativamente ao ar condicionado portátil, não há dúvidas que o investimento é superior. Mas também vai contar com um equipamento que, se bem instalado e com a manutenção profissional e atempada, pode durar uma vida! É mais eficiente e, sem dúvida, mais silencioso!

E a nossa sugestão para o modelo de ar condicionado fixo é:

Eleito Produto do Ano 2021, o Ar Condicionado Stylish da Daikin alia a inovação à criatividade.

+ Tecnologia Flash Streamer, para uma maior qualidade do ar. Remove os alergénios, tais como pólen e alergénios fúngicos, eliminando odores desagradáveis.

+ Tem um sensor térmico inteligente para detetar a temperatura de uma divisão e criar um ambiente mais confortável.

+ Possui um ventilador com um design especial que otimiza o caudal de ar de forma a obter uma maior eficiência energética a níveis sonoros baixos.

Ainda tem dúvidas sobre qual é o melhor para si? A Megaclima pode ajudá-lo! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online! Esperamos pelo seu contacto!