O poder da bomba de calor Daikin altherma

Uma outra abordagem em termos de aquecimento, numa viragem objetiva no que toca à necessidade de reduzir ou até mesmo eliminar emissões de carbono de fontes energéticas. Tal como a Daikin afirma “A nível nacional, os Países Baixos vão dizer adeus ao gás, o governo francês está a estimular alternativas às caldeiras a óleo, a Finlândia tenciona ser neutra em carbono até 2035 e o Sul da Austrália proibiu o aquecimento a gasóleo em edifícios novos.” As bombas de calor podem ser a alternativa!

Hoje em dia, procurar soluções sustentáveis, com rigor tecnológico e preocupações ambientais não é apenas uma tendência, é a regra! Fabricantes e consumidores caminham lado a lado neste percurso, procurando futuro sem perder qualidade de vida. Numa sintonia entre capacitar com as alternativas adequadas e a utilização rigorosa e sustentável por parte do utilizador vai-se construindo uma narrativa pertinente.

Mas o que é uma bomba de calor?

Basicamente, uma bomba de calor é um dispositivo que transfere energia térmica em forma de calor. Num ciclo termodinâmico, estes equipamentos têm o objetivo de receber calor de um corpo a baixa temperatura e ceder calor para um corpo a alta temperatura.

Como funciona?

No funcionamento de uma bomba de calor, o fluido refrigerante é bombeado por um condensador diretamente para uma serpentina. Este fluido vai absorver calor no evaporador (baixa pressão e temperatura), de seguida, recebe trabalho no compressor e, por fim, transfere calor no condensador (alta pressão e temperatura). Para o correto fornecimento de calor, o refrigerante deve ser capaz de:

  1. Atingir uma determinada temperatura alta ao estar comprimido, para libertar calor através do condensador.
  2. Atingir uma determinada temperatura baixa ao expandir-se, para que o calor flua do ambiente frio para o fluido no evaporador.
  Sabia que?   Um quarto da energia de aquecimento fornecida a uma casa por uma bomba de calor vem da eletricidade que ela consome? Uma bomba de calor é, portanto, um sistema de aquecimento amigo do ambiente, uma vez que 75% da energia de aquecimento fornecida provém do ar ou do solo exterior.   

Bomba de calor ar-água Daikin Altherma

Comecemos por ver um vídeo que apresenta de um modo muito ilustrativo este produto.

A Daikin Altherma é, sem dúvida, uma das mais reconhecidas gamas de aquecimento e já vai na terceira geração! O sistema utilizado é o multisplit, com uma unidade exterior e várias interiores, tendo o objetivo sólido de conseguir satisfazer todas as necessidades e abranger todas as aplicações.

Como fundamentos comprovados, a Daikin destaca para estes equipamentos o seu elevado desempenho, a facilidade de instalação e a facilidade de controlo.

  • No elevado desempenho, é importante referir que é garantido um funcionamento fiável, mesmo nos climas mais frios. O aquecimento por bomba de calor Daikin é adequado a pavimento radiante e radiadores e permite uma temperatura da água de saída até 65 °C, sempre com elevada eficiência.
  • Ao referir a fácil instalação, é importante também assinalar que todas as operações de manutenção podem ser realizadas a partir da parte da frente e é possível aceder a todas as tubagens pela parte de cima da unidade.
  • Quanto à facilidade de controlo, deixamos aqui a referência sobre o controlador online que permite o ajuste dos níveis de conforto de acordo com as preferências individuais, alcançando uma eficiência energética superior.

Em baixo, discriminamos as principais características de cada modelo de unidade interior.

Unidade mural

Alta flexibilidade para climatização e produção de água quente sanitária

› Unidade compacta com dimensões de instalação reduzidas;

› Pode combinar-se com um depósito de água quente sanitária separado de até 500 litros, com ou sem apoio solar;

› Design elegante e moderno;

› Compatível com controlo pela aplicação Daikin Residential Controller;

› Controlo por voz disponível.

Unidade de chão com depósito ECH2O integrado

Maximizar a energia renovável com um conforto superior para a preparação de água quente

› Apoio solar para água quente sanitária;

› Depósito de plástico leve;

› Opção bivalente: combinável com uma fonte de calor secundária;

› Controlo por aplicação disponível.

Unidade de chão com depósito de água quente sanitária integrado

Compacto com 100% conforto garantido

› Todos os componentes e ligações são instalados na fábrica;

› Dimensões de instalação muito reduzidas 595 x 625 mm;

› Consumo elétrico mínimo com água quente constantemente disponível;

› Design elegante e moderno disponível em branco ou prateado-cinzento;

› Compatível com controlo pela aplicação Daikin Residential Controller;

› Controlo por voz disponível.

Bluevolution – Uma tecnologia de referência

Bluevolution é a tecnologia Daikin que tem como alicerce o fluido frigorigéneo R-32, uma aposta de última geração para reduzir drasticamente o impacto ambiental. De facto, o R-32 consegue alcançar uma eficiência energética superior e emissões de CO2 inferiores. Os equipamentos que usam este fluido, fazem-no em menor escala (comparativamente com o anterior R-410 A), sendo também mais fácil de recuperar e reutilizar. Quer conhecer melhor a diferença entre os vários tipos de gás refrigerante? Então, clique aqui!

É o resultado da pesquisa e desenvolvimento Daikin que permite ter equipamentos com um dos índices de eficiência energética mais elevada do mercado:

  • O fluido frigorigéneo energeticamente mais eficiente com um baixo impacto ambiental
  • Unidades alimentadas por 80% de energia renovável do ar e 20% de eletricidade
  • tecnologia inverter aumenta adicionalmente em 30% as poupanças de energia
  • Os sensores inteligentes e as definições energeticamente eficientes reduzem o consumo em excesso

Ambição Daikin

“A nossa ambição é clara: queremos uma bomba de calor em cada casa europeia.”,diz a marca. “Enfrentaremos quaisquer barreiras tecnológicas e psicológicas persistentes através da inovação contínua. Vemos isto como uma parte integral da nossa Visão Ambiental 2050, o nosso compromisso em proporcionar ambientes com ar seguro e saudável ao mesmo tempo que procuramos reduzir as emissões de CO² quase para zero. Além disso, queremos tornar as bombas de calor fáceis de usar e agradáveis à vista. A fiabilidade, a grande redução de emissões de CO², a eficiência e o silêncio são essenciais. Isto faz parte do nosso compromisso em sermos um importante inovador.”, acrescenta.

A Daikin estima que, até 2030, 1 em cada 3 sistemas de aquecimento instalados será uma bomba de calor, em comparação com 1 em cada 10 em 2020.

Conheça o percurso de uma marca de prestígio internacional aqui. Sabia que a Megaclima é detentora do Troféu de Ouro Daikin? A nossa montra de produtos contempla várias marcas e equipamentos. Visite-nos e veja por si! Para qualquer informação ou dúvida, não hesite em contactar-nos! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online!