As melhores marcas em desumidificação

Cada vez mais o excesso de humidade é uma realidade para os portugueses. Neste inverno, com o dezembro mais quente dos últimos 92 anos, os mofos e bolores dispararam e não há quem não se tenha queixado de humidade em casa. Os meios de comunicação social chamaram-lhe um “fenómeno”. A verdade é que com o aumento de temperatura, que já regista 1,2 graus desde a época pré-industrial, a humidade na atmosfera aumentou cerca de 7%. Já pensou em comprar um desumidificador?

É de ficar preocupado, sem dúvida! Segundo o IPMA, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, “O mês de dezembro classificou-se como extremamente quente em relação à temperatura do ar e muito chuvoso em relação à precipitação. Foi o dezembro mais quente dos últimos 92 anos. O valor médio da temperatura média do ar, 12.72 °C, foi 2.76 °C acima do valor normal”. A juntar a este cenário de temperatura altas e com o nível precipitação fora do comum (o mais alto desde 2000), estão os índices de humidade que têm rondado os 90 a 100%. De facto, estão criadas todas as condições para a sua casa sofrer de humidade, tendo também em conta que os isolamentos na construção portuguesa não são os melhores. E não é só uma situação que se regista nas casas mais antigas!

A humidade à lupa

Que é como quem diz: “Vamos analisar melhor este indicador” das condições atmosféricas que pode ter um efeito tão negativo nas nossas casas e nas nossas vidas. Tentando ser o mais objetivo possível: a humidade é a quantidade de água em forma de vapor dispersa pelo ar. Ou melhor, esta é a humidade absoluta. Quanto à humidade relativa do ar, esta é a relação entre quantidade de água que existe no ar (humidade absoluta) e a quantidade máxima de água que poderia existir na mesma temperatura (ponto de saturação).

Abaixo, poderá ver dois diagramas, que ilustram de forma muito clara como os níveis ideais de humidade relativa no ar situam-se entre os 40 e os 60%.

Neste diagrama, é fácil perceber que com uma temperatura que se situe de 20 a 22°C, no intervalo de 40-60 % de humidade relativa do ar, há um maior conforto térmico e consequente bem-estar.

Na imagem cima, temos vários exemplos que comprovam como os níveis muito baixos e muito altos de humidade relativa podem ser responsáveis por várias consequências negativas. Influenciam negativamente a saúde das pessoas que frequentam o espaço (alergias, asma, infeções respiratórias), são propícios à proliferação de bactérias, vírus, bolores e ácaros e podem contribuir para a deterioração e corrosão de objetos e do próprio espaço.

A melhores marcas em desumidificação

Já sabemos que o desumidificador tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. A nossa saúde e o nosso conforto explicam esta tendência, numa oferta vasta de soluções, onde a tecnologia, o design e a eficiência energética estão entre o top 3 quando é altura de escolher.

Tem dúvidas sobre que marca deve optar? Fica confuso entre tantos modelos e propostas?

A equipa de especialistas em climatização da Megaclima pode ajudá-lo!

Para já, aqui fica a nossa seleção de marcas e modelos em desumidificação doméstica, comercial e industrial.

Hisense em casa

A Hisense tem vindo a ganhar uma visibilidade assídua no mercado dos eletrodomésticos. Uma marca comprometida com a sustentabilidade, faz parte do Top 10 das melhores empresas de inovação tecnológica do mundo.

“Após anos de desenvolvimento de produtos e trabalho constante na inovação, a Hisense tornou-se uma marca de referência pela alta qualidade dos seus produtos e por um ótimo atendimento ao cliente e serviço pós-venda. A sua missão concentra-se no desenvolvimento de inovações tecnológicas acessíveis a todos para melhorar a qualidade de vida.”

À venda na Megaclima, tem o modelo DH16 que, com um depósito de 16L, tem a capacidade de cobrir uma área até 50m2! Design ergonómico, baixo nível de ruído e com 4 rodas para facilitar o transporte, este modelo vai dar-lhe um controlo efetivo sobre os níveis de humidade em sua casa.

Trotec em contexto comercial

A Trotec dispõe de ótimas soluções para desumidificação comercial. Com vários modelos no mercado, a marca alemã tem uma reputação muito sólida, produzindo equipamentos robustos, que trabalham de modo eficiente e fiável. Conheça as várias séries apresentadas aqui, todas com alta potência de desumidificação, mesmo a baixas temperaturas.

Parkoo em instalações industriais

Parkoo é uma empresa fabricante de equipamentos de climatização fundada em 2006. Com foco na pesquisa e desenvolvimento, os seus principais produtos são desumidificadores e humidificadores ultrassónicos da gama industrial.

A proposta da marca e da Megaclima em desumidificação industrial é o modelo da Gama CFT, uma gama de alto rendimento, com depósito com capacidades de 100 e 150 L.

Boas práticas na luta contra a humidade em casa

Para além do desumidificador de aplicação doméstica, que é um ótimo aliado na luta contra a humidade em casa. Existem rotinas e dinâmicas que pode começar a praticar para conseguir atingir o intervalo ideal entre os 40 e os 60%. Digamos que é um trabalho de equipa!

  • Mesmo a chover, faça uma ventilação natural em sua casa. Abra portas e janelas, promova a circulação do ar. Basta um pouco pela manhã;
  • Já fez uma inspeção ao revestimento do seu prédio/moradia? Existem soluções no mercado capazes de isolar em perfeitas condições o seu edifício;
  • Mantenha a sua casa na temperatura ideal, que habitualmente é considerada no intervalo de valores entre 18-22ºC;

  • Atenção ao aquecimento, sobretudo o a gás que também liberta humidade. Não torne o espaço muito quente. A diferença de temperatura entre o interior e o exterior vai gerar a condensação;

  • Na cozinha, é obrigatório usar o exaustor;

  • Na casa de banho, use o desumidificador enquanto toma duche. Se tiver janela, mantenha-a aberta;

  • Evite secar a roupa dentro de casa;

  • Para além de deixar as portas do roupeiro abertas para circular o ar e evitar os odores e bolor, use, por exemplo, sacos de sílica ou outros materiais anti-humidade.

  • Impermeabilize objetos em madeira, para evitar que se crie bolor na superfície.

Mas não ficamos por aqui! Temos muito mais para falar consigo quando o tema é climatização! Entre em contacto connosco, para saber qual será o melhor equipamento de desumidificação para si! O nosso número de telefone é o 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional). Também pode enviar-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencher os nossos formulários online.