Humidificar no verão é preciso! Megaclima

Ao virar a página ao inverno e a todo o desconforto que o excesso de humidade pode trazer, podemos ter de travar outra batalha. Não será tão difícil, com certeza, mas humidificar no verão pode ser uma iniciativa essencial para conseguir um ar equilibrado e saudável. Já pensou nas vantagens em ter um humidificador?

Podemos já adiantar que são várias! Um ar muito seco também não é nada bom para a sua saúde e da sua família. Para além de causar desconforto físico ou, até mesmo, desencadear doenças respiratórias, os baixos níveis de humidade agravam ainda mais os efeitos da poluição, já que a dispersão dos gases poluentes é dificultada. Já lhe dissemos que o ar interior é muito mais poluído do que o exterior, certo? Assim, poderá ver como pode ser vantajoso adquirir um humidificador!

Os riscos do tempo muito seco na nossa saúde

  • Do ponto de vista do nosso corpo e metabolismo, o tempo seco contribui para o ressecamento das mucosas das vias respiratórias, o que pode resultar em alergias, bronquite, asma, gripes e constipações. Por outro lado, os baixos níveis de humidade também podem ser responsáveis pela desidratação, o que leva a situações de irritação nos olhos e garganta, bem como o ressecamento da pele e dermatites. Também está comprovado que, com o tempo muito seco, o nosso sangue fica mais denso, dificultando a circulação e aumentando a possibilidade de entupimento dos vasos. Enfarte cardíaco ou AVC em pessoas predispostas para estas situações podem ser um risco.

Dicas e conselhos para evitar riscos para a saúde

• Ingerir bastantes líquidos. Devemos ingerir, pelo menos, 40 ml de água por quilo de peso corporal, ao longo do dia;


• Pode optar por distribuir panos ou baldes com água nas várias assoalhadas da sua casa, principalmente nos quartos, mas o ideal, pela praticabilidade e desempenho, é comprar um ou vários humidificadores de ar;


• Lavar o nariz e olhos com soro fisiológico, várias vezes ao longo do dia;


• Preferir uma alimentação sem sal e temperos; • Evitar banhos muito quentes; 


• Hidratar muito bem a pele do rosto e do corpo;


• Diminuir exercício físico horas de maior calor (10h-16h);


• Evitar lugares fechados, com grandes aglomerações de pessoas;


• Evitar carpetes ou cortinas que acumulem sujidade e pó;


• Não usar roupas e cobertores de lã ou com pelos;


• Manter a casa higienizada, arejada e ensolarada;


• Abra as janelas para permitir a entrada de sol;


• Mude as roupas de cama e toalhas de banho com maior frequência. Sabia que os ácaros alimentam-se de restos de pele e cabelos humanos?

Vale mesmo a pena investir num humidificador?

Quando se trata de garantir o melhor para a sua saúde, claro que sim! Um bom equipamento de humidificação vai regular e melhorar os níveis de humidade. O ar dos seus ambientes fica mais confortável, com maior qualidade e equilíbrio e torna-se mais respirável. Este tipo de equipamento tem uma excelente relação custo-benefício, sendo muito prático, eficiente e com uma grande durabilidade. E não se preocupe porque humidificar não será responsável pelo aparecimento de mofos e bolores!

3 propostas Megaclima

A necessidade de humidificação não se aplica apenas ao enquadramento residencial/doméstico. É por isso que deixamos aqui uma proposta para cada contexto:

Doméstico

O Humidificador doméstico da S&P é um modelo Ultrassónico com Higrómetro Eletrónico de Precisão. Tal como podemos ler no catálogo de produto, este equipamento “(…)  possui um Higrómetro para selecionar o nível de humidade relativa com precisão, entre 45 – 90%, 3 fluxos de nebulização, difusor orientável a 360º e um temporizador programável de 1-12 h.”, entre várias outras características.

Comercial

No contexto comercial, destacamos o Humidificador com rolo de captação Teddington. Neste equipamento, o sistema de humidificação é evaporativo. “O humidificador por evaporação possibilita aumentar a humidade do ar, sem exceder os níveis corretos. O ventilador retira o ar do espaço, direcionando-o para o tapete humidificante, uma espécie de esponja húmida muito fina, que filtra o ar e permite a difusão da humidade. Os minerais e outros componentes da água permanecem no depósito, sendo a humidade do ar perfeitamente pura.”

Industrial

Em ambiente industrial, há que cumprir variadas necessidades específicas, salvaguardando a produção e a sua rentabilidade. O eficiente sistema ultrassónico da Parkoo é ótimo para ambientes industriais diversificados: desde a indústria têxtil, às estufas, gráficas, à preservação de alimentos ou medicamentos. A marca sugere equipamentos com um sistema tecnológico diferenciado que torna a produção de partículas de água mais leve. Assim, favorece-se a qualidade do ar e evita-se a potencial formação de mofo.

Faça um bom uso do seu aparelho humidificador

Não basta que adquira o melhor modelo do mercado! Tem de fazer um correto uso do equipamento. Eis alguns conselhos:

  • Utilize o aparelho com moderação. Mais de 4 horas em funcionamento é o limite!

  • Quando estiver em uso, mantenha o seu humidificador afastado de objetos que podem reter a humidade, como é o caso de cortinas, roupas, livros, entre outros.

  • A capacidade de humidificação em m2 está obviamente ligada a cada modelo. Mas, não o use apenas em espaços muito fechados e pequenos.

  • Deve ter o cuidado de mudar a água a cada nova utilização.

  • Este aparelho também pode ajudá-lo a ter uma noite de sono com maior qualidade. Assim, aconselhamos a ligar o humidificador 2 ou 3 horas antes de dormir e desligue-o quando for hora de se deitar.

Nem todos os modelos possuem a função de medição integrada. Assim e porque é muito importante controlar os níveis de humidade no ar, até por uma questão de saber se já atingiu o nível desejado ou não, também é importante comprar um termohigrómetro. Com a ajuda deste aparelho, poderá ligar ou desligar o humidificador quando necessário.

Visite o site da Megaclima, para conhecer a nossa oferta em equipamentos para humidificação. E não ficamos por aqui! Somos uma empresa muito experiente em climatização que já conta com quase 30 anos, onde o compromisso e profissionalismo são pilares na dinâmica de trabalho. Quem o diz são os nossos clientes!

Entre em contacto connosco para receber uma proposta à sua medida! O nosso número de telefone é o 219 253 300. Também pode enviar-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencher os nossos formulários online.