O que é um sistema de climatização?

Ter um bom sistema de climatização, é muito mais do que conseguir controlar a temperatura em sua casa ou na sua empresa! Trata-se de atingir o conforto térmico, algo que conjuga várias condicionantes que vão além do frio e calor. Articular vários equipamentos e as suas funções ou optar por um só que consiga executar as mesmas ao nível das suas necessidades – em qualquer dos casos temos o cenário para elaborar um sistema de climatização.

Não há dúvidas de que o mercado é cada vez mais frutífero, abrangendo uma grande diversidade de equipamentos de climatização. Com o objetivo de aquecer, arrefecer, desumidificar, humidificar, ventilar e até purificar os vários espaços da nossa rotina, desde os residenciais até aos comerciais ou industriais, um bom sistema de climatização deve ser sempre eficiente, bem projetado, instalado e requer uma manutenção cuidada.

O que é a Climatização

Climatizar é ter o controlo sobre as condições ambientais de um espaço fechado. É definir o grau de temperatura, configurar os níveis de humidade, influenciar a qualidade e a velocidade do ar. Trata-se de um processo de alterações e tratamento do ar. Climatizar é também registar dados, medir e ter um controlo efetivo de vários aspetos. A climatização reúne, assim, um conjunto de ações que passamos a descrever a seguir: 

  • Aquecer – trata-se do controlo da temperatura mínima do espaço. O aquecimento do ambiente é responsável por cerca de 22% do consumo de energia numa habitação, dos quais apenas 0,5% correspondem ao arrefecimento da mesma. Existem diversos tipos de equipamentos com um preço baixo, como os termoventiladores, acumuladores de calor, radiadores a óleo, climatizadores… Todavia, na maior parte das vezes, não são escolhas eficientes o que significa o aumento da fatura da eletricidade! Podemos ainda falar aquecimento central ou das lareiras. Num caso, há que ter em conta toda uma instalação que tem de estar feita de raiz e, no outro, a segurança é sempre um assunto quando se trata de chama viva.
  • Arrefecer – é o processo de remoção de calor de um espaço fechado. Na realidade, o frio consiste na ausência de calor, para diminuir a temperatura tem de se “retirar calor” e não “adicionar frio”. Para este efeito, possuir uma ventoinha ultrassilenciosa pode fazer sentido pois facilita a troca térmica com o corpo, logo aumenta o conforto. Promover a movimentação do ar, por si só, já cria um ambiente mais confortável, em caso de altas temperaturas. O ar condicionado é o “Senhor equipamento” quando o desejo é arrefecer nas melhores condições!
  • Humidificar e desumidificar – O nível de humidade relativa do ar é determinante para a sua saúde e para o seu conforto térmico. Um bom sistema de climatização também deve garantir estas duas funções. Num ambiente fechado, os níveis de humidade relativa devem situar-se entre os 50% e os 60% HR. Neste intervalo, o ar está confortável e saudável para a habitação e os seus ocupantes. Deve estar atento aos valores abaixo e acima! Existem diversos tipos de equipamentos de humidificação e desumidificação para os vários contextos: desde o residencial ao industrial.
  • Ventilar – promover a renovação do ar é de extrema importância e, até, arriscaríamos dizer: obrigatório! Quer através de uma ventilação natural, quando o espaço é mais pequeno e a infraestrutura o permite (abrir portas, janelas e aumentar a ventilação cruzada), quer com a ajuda dos equipamentos específicos para o efeito (exemplo: ventiladores mecânicos, exaustores, extratores, caixas centrífugas…), ventilar é essencial!
Sabia que…   HVAC: Heating, Ventilating and Air Conditioning é a sigla usada para definir a climatização. Em português traduz-se como: AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado. A posteriori, foi feita a inclusão do “R”, como 4ª sigla, HVAC-R ou AVAC-R, que diz respeito à função de Arrefecimento (Refrigerating).  

Diferentes tipos de climatização

A par da climatização residencial, podemos ir ao encontro das necessidades de cada espaço e ambiente e encontrar assim diferentes abordagens:

Climatização comercial

Numa conjugação entre conforto térmico e produtividade (no que diz respeito aos colaboradores) e conforto térmico e aumento de clientes, o resultado é o pretendido = gerar vendas! A parceria entre o ar condicionado e a cortina de ar costuma ser muito frutífera neste contexto.

Climatização hospitalar

Um hospital está organizado de forma compartimentada, pelo que o projeto de climatização deverá ter em conta as diferentes áreas e apresentar soluções de acordo com as respetivas necessidades. O conforto térmico, aliado à melhoria da qualidade do ar é muito importante. Para além de combater doenças de transmissão aérea, evita o risco de infeções no local.

Climatização escolar

Uma sala de aula bem climatizada tem influência no humor, na concentração, performance e resultados dos alunos. Por outro lado, temos o desempenho dos professores que pode aumentar muito com uma correta climatização. Mas, a atenção também deve estar voltada para a própria infraestrutura dos edifícios escolares. Na raiz, uma escola deve ter aproveitamento de luz natural, sempre com a possibilidade de controlo de luminosidade. Há que promover as condições de arejamento, um bom isolamento sonoro e, claro, um sistema de climatização à medida das necessidades do espaço.

Climatização industrial

Nestes ambientes, produtos e matérias-primas, bem como as condições de trabalho dos empregados, maquinaria… Tudo tem de ser bem equacionado. Em climatização industrial, o sistema mais utilizado é o VRV – VRF. Em tradução livre, “Fluxo de Gás Refrigerante Variável” (do inglês “Variable Refrigerant Flow”), este é o sistema que permite ter um controlo independente de cada unidade interior. É um sistema multi-split mas de elevada potência, com uma unidade condensadora (exterior) muito robusta que pode ser ligada a diversas unidades interiores de uma forma independente, podendo chegar a 64 máquinas. 

Para os diferentes contextos de climatização, há que impor regras de eficiência que permitam melhorar o seu desempenho energético efetivo. Dever-se-á garantir os meios para uma boa qualidade do ar interior, desde o projeto, passando pela instalação, até ao funcionamento dos equipamentos, através de uma manutenção adequada.

Quer saber em detalhe qual é o melhor sistema de climatização para o seu espaço? Basta perguntar à equipa de especialistas da Megaclima! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online.