Como escolher o melhor ar condicionado?

É ponto assente que existem modelos e marcas que se destacam, mas o melhor ar condicionado é aquele que satisfaz as suas necessidades a 100%. Pode até se tratar de ser o mais estético, de ter as últimas funções com tecnologia de vanguarda, de ser ultrassilencioso e o mais económico. Todavia, tudo tem ser bem estudado e escolhido de acordo com o que efetivamente precisa. Temos escrito muito sobre as condicionantes a ter em conta quando se pretende adquirir um ar condicionado. Neste artigo, falemos mais dos tipos de ar condicionado que pode escolher.

Tipos de ar condicionado

Existem diversos tipos de ar condicionado, os quais estão diretamente relacionados com o espaço e o uso que vai dar aos equipamentos. Ar condicionado, como escolher? Ora, leia:

O ar condicionado de janela trata-se de um ar condicionado monobloco, isto é, uma máquina compacta, que reúne os elementos condensador, compressor e evaporador. Ideal para espaços mais pequenos, já que os modelos de ar condicionado estão disponíveis com potências desde os 7000 BTUs nunca ultrapassando os 30.000 BTUs. 

Passando a enumerar os ares condicionados murais, facilmente, conseguimos descrevê-los como modelos de parede. Este é, sem dúvida, o tipo de equipamento mais escolhido em termos residenciais e em espaços comerciais mais pequenos. Os splits Hi-Wall, ou murais, estão cada vez mais bonitos, com design pensado, criando uma boa estética no ambiente climatizado. Neste contexto, o branco é substituído pelo prateado, modelos elegantes, com painéis espelhados, coloridos, com adesivos decorativos e com dimensões menores… Todas as marcas investem na tendência do design no desenvolvimento dos seus modelos.

O ar condicionado cassete é mais indicado para espaços médios a grandes. Mas isso não significa que a sua aplicação seja apenas comercial. Há muitos consumidores a optar pela cassete para as suas casas. Instalada no teto, praticamente não ocupa espaço, para além de que passa despercebida, não interferindo com a decoração. Com uma ótima distribuição de ar e muito silenciosos, os ares condicionados cassete ganham cada vez maior preferência do público.

As consolas teto/chão são adequados para espaços pequenos e grandes, num diferencial de potências e aplicações. Por outro lado, possuem flexibilidade no que diz respeito à instalação. A tubagem pode ser conectada na base, na traseira, no lado esquerdo ou direito da unidade, a distribuição de ar pode ser da parte frontal ou superior para atender às necessidades do local, sendo que poder-se-á optar por colocação no chão ou teto.

Split e Multisplit

Os murais, as cassetes e as consolas teto/chão podem ser split ou multisplit. Um sistema split implica uma parte exterior ou unidade condensadora que se compõe de compressor, condensador e ventilador. A parte interior ou unidade evaporadora é responsável por controlar a temperatura no ambiente que se pretende climatizar. Quando falamos de multisplit, descremos um sistema de climatização que permite controlar termicamente vários ambientes, utilizando apenas uma unidade exterior (unidade condensadora) e várias unidades interiores (unidades evaporadoras), distribuídas de acordo com os espaços a climatizar.

Precisa de ajuda para escolher o seu futuro ar condicionado? A Megalima presta-lhe o melhor serviço! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), preencha o nosso formulário online ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .