Um projeto de ar condicionado

O projeto de ar condicionado ou de qualquer outro tipo de climatização é essencial para quem deseja ter ambientes com temperatura confortável e adequada. E, claro, que este tipo de projeto não se aplica apenas a escritórios, indústrias, espaço comerciais. Instalar um ar condicionado em sua casa também requer um projeto completo, corretamente calculado!

Projeto de ar condicionado em 3 passos

Se quisermos resumir todas as fases do projeto de ar condicionado, podemos enumerar 3:

– Na primeira fase, chamemos-lhe a fase preliminar, o projetista fará um estudo de todas as características do espaço a climatizar e fará um esboço do sistema de climatização. É um estudo inicial do projeto. Aqui, enquadra-se o cálculo das cargas térmicas, e a análise de todos os dados físicos e outros aspetos que fazem parte desse mesmo cálculo térmico;

– Na próxima fase do projeto de ar condicionado, já se dá início à escolha dos equipamentos, desenvolvendo-se representações gráficas do esquema de climatização, esboços, memórias descritivas e especificações de caráter técnico;

– A última fase é aquela em que se apresenta o projeto executivo. Aqui são feitas todas as consolidações necessárias para que o cliente receba a documentação definitiva.

Quando o barato sai caro

Muitas vezes, na tentativa de poupar dinheiro, decidimos fazer nós um projeto de ar condicionado. Note-se que estamos a falar de uma tarefa para profissionais. Optar pela ajuda de uma empresa especializada é a atitude certa! Evite erros que podem ir desde à compra do equipamento errado até a uma inadequada instalação. Tudo isto compromete o seu objetivo de conforto térmico, para além de que significa custos acrescidos não só com gastos energéticos desnecessários mas também com assistências técnicas.

Uma manutenção preventiva adequada

Qualquer sistema de climatização só é realmente eficiente se tiver um esquema adequado de manutenções. Como já tivemos oportunidade de dizer, é necessário fazer uma manutenção preventiva periódica. Para além da limpeza dos equipamentos (limpeza de filtros e alhetas com produto antibacteriano e limpeza de grelhas), é necessário fazer testes de drenagem, testes das funções do comando, verificação de fugas e ruídos da turbina, entre outros. Assim, pequenas falhas podem ser prevenidas, garantindo que a máxima qualidade de ar e a eficiência dos equipamentos.

Fale com a Megaclima! O nosso gabinete de projeto dar-lhe-á o melhor apoio. Nós temos o equipamento certo para si, apresentamos-lhe um projeto à sua medida e fazemos contratos de assistência e manutenção. Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .