Quais os passos de um projeto de AVAC?

Em primeiro lugar, expliquemos o conceito de AVAC. Por AVAC, entenda-se Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado. Estamos, pois, a falar de climatização, que, enquanto projeto, tenta equilibrar o conforto térmico com outros aspetos, como seja os custos de instalação, a facilidade de manutenção, curativa e preventiva, e a eficiência energética.

Projeto de climatização

O primeiro passo é obter informação. Há que fazer o levantamento de dados técnicos sobre o espaço que será climatizado. Estamos a elaborar um projeto de um apartamento ou moradia? Qual a sua área? Quantas pessoas utilizam o espaço? Como é a exposição solar? Qual a área de vidro? Qual o pé direito? Há uma série de perguntas que têm de ser feitas para que cheguemos a uma descrição detalhada do espaço em questão.

Este primeiro passo é essencial para fazer um correto Cálculo Térmico. Calcular as adequadas capacidades dos equipamentos é uma etapa que deve ser muito precisa. Só assim é possível evitar um sobre ou subdimensionamento dos aparelhos.

Ao elaborar desenhos e esboços, há que analisar atentamente as possibilidades de posições ideais para os equipamentos. O importante é ter sempre em mente aspetos como o desempenho e a eficiência energética.

Ao entender as possibilidades arquiteturais da instalação será mais fácil perceber que tipo de climatização é a mais adequada. Se falamos de ar condicionado, será melhor um modelo mural ou uma cassete? Split ou multisplit? VRV? Eis perguntas que terão de ser respondidas!

Chegámos à especificação e dimensionamento dos equipamentos, bem como de todo o material necessário a uma correta instalação. Se dermos o exemplo da dimensão das condutas, é muito importante o tamanho certo para que a distribuição do ar seja efetiva do começo ao fim da linha de condutas. Este cálculo envolve a área interna das mesmas, a velocidade e a pressão do ar. Fatores como a perda de carga que ocorre devido a curvas também precisam ser avaliados.

Gabinete de Projeto

Um projeto de AVAC, como pode ler, envolve muita dedicação e trabalho. Mesmo depois da elaboração de cadernos de encargos, há o acompanhamento da obra, os testes e ensaios de equipamentos, controlo de custos e até elaboração de planos de assistência.

A Megaclima possui um gabinete de projeto que encarrega-se do próprio projeto, fazendo também assessoria, planeamento e fiscalização. Somos uma empresa de climatização no mercado há mais de 25 anos que tem o selo de excelência no serviço de atendimento, na venda e pós-venda.

Por que não nos contacta para saber mais sobre como podemos ajudar? Ligue-nos para o número 219 253 300, preencha o nosso formulário online ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt . Esperamos pelo seu contacto!

Compartilhe o nosso artigo
Follow by Email
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn