Compra do ar condicionado em 5 passos

Já pensou em comprar um aparelho de ar condicionado e precisa de ajuda para dar os passos certos? Não se preocupe, este artigo vai ajudá-lo.

Uma das necessidades mais proeminentes hoje em dia é o conforto térmico. Infelizmente, sobretudo quando falamos de infraestruturas mais antigas, as habitações são muito deficitárias em termos de climatização. Debrucemo-nos, então, sobre o tema: “ar condicionado, como comprar?”.

Qual é o tipo de ar condicionado que pretende?

Como sabe, existem diferentes tipos de ar condicionado. Falamos-lhe do ar condicionado mural, da consola teto/chão, da cassete, o ar condicionado de janela ou de um portátil. Avalie a sua situação, doméstica, comercial ou industrial, e decida. Não se esqueça de que a Megaclima pode ajudá-lo nesta escolha!

Espaço a climatizar?

Escolher e ter em conta os diferentes contextos, áreas, necessidades, envolvem um projeto de climatização. A Megaclima tem um gabinete de projeto que vai fazer todo o trabalho por si! Dever-se-á considerar o tamanho do espaço em que o aparelho será instalado, ter em conta as condições do ambiente a climatizar, o número de pessoas que usam efetivamente o local, a exposição solar, o tipo de caixilharia, entre vários outros aspetos que deveram fazer parte do processo de escolha do seu aparelho de ar condicionado.

Qual a melhor potência?

Calcular o número correto de BTU’s que o seu equipamento de ar condicionado deve ter é um processo técnico que deve ser feito com a ajuda de um profissional credenciado e competente. Como sabe, BTU é a sigla em inglês para Unidade Térmica Britânica. Quanto maiores os BTU´s, mais potente será o equipamento. Numa versão simplista, já que acima explicámos que não será apenas a área do espaço que dever-se-á ter em conta, para 25 m2, poder-se-á pensar em 12.000 BTU’s.

Eficiência Energética

Nunca descure a etiqueta de eficiência energética. Pensar em consumo eficiente e consciente implica também optar por um equipamento com a tecnologia inverter. Esta tecnologia é um circuito inteligente de climatização que permite manter a temperatura constante, evitando picos de energia. O fluxo de ar é mais suave e contínuo. Com o grande objetivo de eficiência energética, pode haver poupança no consumo mensal de energia na ordem dos 60%, consoante marcas e modelos.

A instalação do ar condicionado

Sabemos que uma correta instalação garante um funcionamento eficiente e uma vida útil do equipamento mais longa. Quando falamos de uma instalação adequada e profissional, realçamos, por exemplo, a decisão pelo sistema de drenagem mais correto, a verificação do contexto elétrico do espaço e agir em acordo, a verificação de fugas, o uso das medidas certas de tubagem, etc. Para todos as necessidades serem satisfeitas, é imperativo optar por um ar condicionado com instalação feita por profissionais!

A equipa técnica da Megaclima tem o conhecimento, profissionalismo e experiência para uma compra e instalação de ar condicionado bem-sucedidas! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), preencha o formulário online ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .