Poupe energia com o seu ar condicionado

Comprar um aparelho de ar condicionado é um investimento que vale certamente a pena, mas que, na realidade, não é baixo. Quanto mais dicas souber sobre como pode poupar energia com o seu funcionamento, mais rápido será o retorno. Ora preste atenção:

Começar a poupar na compra

É verdade! O primeiro passo na perspetiva de poupança está na compra de um equipamento com um grau elevado de eficiência energética. Estamos a falar de que deverá ter em conta a etiqueta energética do ar condicionado e a sua tecnologia de funcionamento. Na realidade, estão ambos intimamente ligados. Um ar condicionado com a tecnologia inverter é, à partida, um aparelho classificado com A+ ou superior.

E o que é a tecnologia inverter?

Tal como já tivemos oportunidade de explicar, a tecnologia inverter permite ir controlando e ajustando a velocidade do motor do equipamento, com vista a um funcionamento contínuo e não intermitente. Com o aumento e diminuição gradativos na rotação, não há picos de energia. Estabilidade e equilíbrio são palavras-chave neste sistema. E poupança, claro!

Depois de comprar, instalar!

Nunca é demais referir que é também na correta instalação do seu ar condicionado que pode poupar energia. Escolher uma empresa certificada e profissionais experientes e credenciados está na base de uma completa e adequada instalação… Sem riscos de fugas, sem falhas desnecessárias, sem custos extras de manutenção e de funcionamento. A Megaclima é essa empresa! Contacte-nos!

Utilize a função Timer do seu equipamento

Ao usar a função Timer está a limitar os ciclos de funcionamento do seu equipamento. Para além de se poder definir quando ligar e/ou desligar, também se configura a que velocidade o motor deve arrancar.

Localização da unidade condensadora (exterior)

Dizer que a unidade exterior não influencia o consumo de energia é um mito. A unidade exterior deve ser instalada num local com boa circulação de ar. Se o ar quente fica condensado junto à unidade exterior, esta deixa de conseguir libertar mais ar quente e isso força mais o motor. O resultado é que o aparelho consome mais energia, demora mais tempo para climatizar e até pode não conseguir atingir as temperaturas desejadas.

Mantenha as portas e janelas bem fechadas

É tão simples como isolar o ar climatizado no interior e não deixar que o ar exterior, não climatizado, entre no ambiente.

Sabia que…

A alteração de 1ºC na temperatura de funcionamento do seu ar condicionado pode corresponder a uma poupança de 7% no consumo de energia deste equipamento?

O serviço de apoio ao cliente Megaclima dá-lhe mais dicas sobre o ar condicionado e como poupar energia! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), preencha o formulário online ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .