Cortinas de ar & Ar condicionado

Neste artigo, vamos debruçar-nos em maioria nesta dupla. Há quem a apelide de “casamento perfeito” e a verdade é que as cortinas de ar potenciam em larga medida os resultados do funcionamento do seu ar condicionado. Todavia, estamos, claro, a falar de aplicações comerciais, ou melhor, de espaços que não podem manter-se com portas ou janelas fechadas e têm um fluxo de pessoas livre e constante.

Mas, primeiro, o que são cortinas de ar?

As cortinas de ar criam uma barreira de ar no local em que são instaladas, impedindo que a temperatura interior seja influenciada pela exterior. O funcionamento deste tipo de equipamento resulta da relação entre as suas partes internas e externas:

– A parte interna é responsável por realizar a ventilação propriamente dita do ambiente, projetando o ar para baixo.

– A parte externa tem a função de reduzir os ruídos produzidos pela cortina, tornando-a mais silenciosa.

Parceria com o ar condicionado

Enquanto o ar condicionador tem o potencial de climatizar todo o ambiente, a cortina de ar atua apenas produzindo um jato de vento diretamente abaixo de onde está instalada. Daqui, é fácil concluir que as cortinas de ar isolam a temperatura do ambiente, fazendo assim com que o ar condicionado consiga o topo da sua performance e os melhores resultados, contribuindo obviamente para um consumo de energia equilibrado e eficiente. As cortinas de ar ajudam a prolongar a vida útil do seu equipamento de ar condicionado, poupando custos de assistência e eletricidade. Mas há mais vantagens se optar pelas cortinas de ar! Falamos-lhe, por exemplo, proteção do ambiente contra odores, fumos, poeira e insetos, de uma instalação fácil e rápida, de uma grande versatilidade de aplicações, para além de um funcionamento silencioso.

Ora, veja este exemplo:

Cenário: Uma loja climatizada e com uma área de 65m², com a temperatura interior de 25°C e temperatura exterior de 30°C.

Sem cortina de ar:
Perdeu-se pela porta um total de 17.610 Kcal/h e por outros fatores 7.300 Kcal/h.

Com cortina de ar:
Perdeu-se pela porta um total de 3.520 Kcal/h e por outros fatores 7.300 Kcal/h, reduziu-se assim em 80% a perda de energia ambiente.

E quanto ao tamanho?

Em espaços com grande circulação de pessoas e/ou grandes entradas (hospitais, ginásios, exposições, cinemas, escolas, supermercados, entre outros) é mais comum utilizar cortinas de ar de 150 cm, pois contam com maior potência e cobrem uma área maior. Até poder-se-á utilizar mais do que uma máquina. Quando o espaço é menor e sem tanto fluxo de pessoas (lojas, restaurantes, bares, cabeleireiros, entre outros), modelos com 90cm ou 120cm respondem com eficiência às necessidades de climatização.

Conheça as várias marcas e modelos que a Megaclima disponibiliza! Uma escolha segura, que assegura-lhe as melhores vantagens na compra, instalação e assistência e manutenção! Dispomos de um atendimento atento e cuidado. Por que não nos liga? O nosso número é o 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), se preferir pode enviar-nos um email para geral@megaclima.pt .