Diga não à humidade na casa de banho

A ventilação de casa de banho é essencial para evitar o bolor e maus odores, típicos do excesso de humidade. A humidade por condensação é a mais frequente nesta assoalhada das nossas casas: o vapor de água que aqui é produzido entra em contacto com as superfícies mais frias e condensa, formando gotículas de água que se vão infiltrar nas juntas, silicones, cantos e, em casos mais graves, nas próprias paredes. O segredo está no controlo atento desta situação. Pode, por exemplo, comprar um higrómetro, que vai permitir-lhe medir os níveis de humidade, e, claro, investir numa boa ventilação de casa de banho.

Tipos de ventilador

Dentro desta categoria de equipamento, existem 2 grandes grupos:

Ventiladores axiais

Estes ventiladores instalam-se no teto, numa janela ou na parede e são adequados para instalações de condutas reduzidas. Os helicoidais, que se instalam numa janela ou parede exterior sem nenhuma conduta de evacuação, incluem-se neste grupo.

Ventiladores Centrífugos

Este grupo de ventiladores já possuem maior capacidade de extração, mais apropriados para instalações não domésticas, em casos em que as condutas de evacuação percorrem grandes distâncias até à saída, até 50 m.

Como estamos a falar de um espaço como a casa de banho, os ventiladores axiais são os mais adequados, sendo que proporcionam várias opções quer em montagem quer em tamanho. Ainda falando tecnicamente, pode optar por determinados modelos:

Manuais – requerem uma ativação manual através de um interruptor.
De Presença – são ativados por infravermelhos quando detetam uma presença.
Sensor de Humidade – incluem sensores que ativam o ventilador em função da humidade do ambiente.
Com Temporizador – mantêm-se ativos durante o tempo necessário para renovar o ar e desligam-se automaticamente.

Apenas mais algumas considerações:

Por questões de segurança, não se podem colocar ventiladores acima da banheira ou do duche, a não ser que seja a uma distância superior a 2,25 m de altura. Por outro lado, não deverão ser colocados acima dos aquecedores para evitar perdas de calor, nem junto às portas ou grelhas de ventilação porque criam um microcircuito que não permite uma renovação correta do ar.

Os ventiladores de casa de banho são dispositivos elétricos, fáceis de instalar e não precisam de manutenção, basta passar o pano para limpar o pó da grelha.
O seu ventilador de casa de banho deve ser capaz de extrair um caudal de ar 10 vezes superior ao volume da casa de banho. Para calcular o caudal, basta multiplicar a volumetria do local pelo número de renovações de ar por hora necessárias. Veja como podemos ajudá-lo neste cálculo aqui.

Se ainda tiver dúvidas sobre a ventilação adequada para a sua casa de banho, não hesite! Ligue para a Megaclima! Aconselhamento e equipamento ao mais alto nível! Ligue-nos já para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .