Tipos de desumidificador industrial

A desumidificação é uma das várias vertentes do contexto de climatização de um espaço. Desumidificar torna-se numa necessidade em determinadas circunstâncias. Estas podem ser tão específicas que requerem um equipamento concebido especialmente para o efeito e não apenas algo que é uma função secundária num ar condicionado, por exemplo. A par do já tão falado desumidificador doméstico, existe o desumidificador industrial, essencial em certos setores de produção e comércio.

O que é a Humidade Relativa do Ar?

Humidade Relativa do Ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (humidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação).

Exemplo: Se o ar a 10ºC pode conter, no máximo, 8 gramas de vapor de água, e se, na realidade, medirmos apenas 4 gramas no presente momento, a humidade relativa será de 4/8 x 100 = 50%, ou seja, o ar está 50% saturado. Da mesma forma, o ar a 20ºC pode conter, no máximo, cerca de 14 gramas de vapor de água, mas se medirmos apenas 7 gramas no presente momento, a humidade relativa será de 7/14 = 50% à temperatura presente.

A humidade relativa de um ambiente varia bastante, ao longo do ano, e deve ser controlada. Se estiver entre 35% e 40%, significa que o ar está seco e quando está acima dos 65% o ar está húmido. Nestas situações, o ar é prejudicial não só para a saúde, como também para as instalações, equipamentos e objetos.

Classificação pelo Funcionamento

Embora haja princípios de funcionamento que variam um pouco de desumidificador para desumidificador, em geral, existem apenas dois grandes grupos que podemos tipificar como:

Desumidificadores de Condensação

O vapor de água condensa e transforma-se em água, a uma certa temperatura – eis o conhecido ponto de orvalho. Quando o ar arrefece, este pode absorver menos vapor de água e o excesso de humidade condensa-se sobre as superfícies mais frias. Os desumidificadores de condensação – ou desumidificadores de refrigeração – funcionam segundo este princípio físico. Estes arrefecem o ar que os atravessa abaixo do ponto de orvalho e extraem a humidade por condensação numa superfície fria. Dentro deste grupo, encontra desde os desumidificadores de condensação de alto rendimento, com tecnologia de compressor, até aos desumidificadores Peltier, compactos e com baixos consumos de energia mas, por outro lado, com uma performance e eficiência energética inferiores.

Desumidificadores de Adsorção

Enquanto os desumidificadores de condensação desumidificam com base no ponto de orvalho, os desumidificadores de adsorção utilizam o princípio em que é aproveitado o diferencial de pressão de vapor entre o ar ­húmido e um adsorvente higroscópico para a desidratação do ar. Neste grupo, os desumidificadores de Adsorção, existe um rotor dessecante, revestido com substâncias fortemente higroscópicas, como sílica-gel ou cloreto de lítio, responsáveis por remover as moléculas de água do ar aspirado.

Escolha o seu desumidificador industrial na Megaclima! Temos as melhores marcas e modelos do mercado! Ligue-nos já para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .