Duas funções num só equipamento

Já lá vai o tempo em que o ar condicionado era comprado apenas para arrefecer o ambiente. É claro que a sua preferência vai para um ar condicionado quente e frio, para manter a temperatura estável e confortável ao longo de todo o ano. Inverno ou verão? Em casa, no trabalho, é o cliente quem escolhe a estação!

Para Arrefecer…

Resumidamente, imaginemos um sistema de serpentinas por onde passa líquido ou gás. O fluido refrigerante R32 está a substituir gradualmente o R410 e é o mais comum nos diversos modelos de ar condicionado. Ora, este fluido deixa o estado líquido e transforma-se em gás a uma temperatura baixa, mais concretamente aos 7ºC, contra, por exemplo, os 100ºC de que a água precisa para evaporar. O ventilador suga o calor do ambiente interno. Este passa pelo evaporador e pelo circuito de serpentinas frias, onde está o R32. O ar arrefece e volta para o ambiente, já arrefecido. O ar quente da divisão é libertado através da unidade exterior do equipamento ar condicionado quente e frio.

Para Aquecer…

Basta pensar no processo inverso. Neste caso, o gás refrigerante recebe e transporta o calor do exterior para a casa. O que fica quente é o evaporador (ambiente interno) e o condensador fica frio (ambiente externo). A -25ºC os equipamentos de ar condicionado quente e frio atuais conseguem buscar energia calorífica suficiente para aquecer a divisão.

Não se esqueça!

Em qualquer um dos processos, é muito importante que o ar condicionado possua bons filtros. Alguns modelos possuem filtros HEPA, que são ideais para a sua saúde, já que eliminam 99% das bactérias, poeiras e ácaros. A manutenção dos filtros é essencial. Não se esqueça também de fazer uma correta manutenção ao seu ar condicionado de ar quente e frio. Só assim vai garantir um bom desempenho, ao longo do tempo. Nós podemos ajudá-lo, quer em situações pontuais, quer através de um contrato. Saiba tudo aqui.

Mito ou verdade

O ar condicionado quente e frio gasta mais energia se usar a função quente

MITO: se a instalação for correta, possuindo um ar condicionado com o dimensionamento e especificações técnicas adequadas ao ambiente, este não gastará energia adicional em relação ao modo frio.

Um aparelho de ar condicionado quente e frio gastará mais energia se tiver de “trabalhar” mais para atingir a temperatura desejada. Se a temperatura estiver extremamente fria, pode haver um maior esforço para aquecê-la. Mas, acontecerá o mesmo na situação inversa.

A Megaclima pode ajudá-lo a encontrar o modelo de ar condicionado quente e frio mais adequado, sem esquecer as questões do consumo energético e da qualidade do ar – preocupações que devem ser prioritárias quando se pensa em comprar este tipo de equipamento.

Pode preencher o nosso formulário de contacto online ou ligar-nos para o número 219 253 300! Não espere mais!

Compartilhe o nosso artigo