Importância da climatização das escolas

Climatizar não é apenas ter a temperatura adequada. Na realidade, é quase um diálogo fluente entre a temperatura ideal, a humidade correta, uma equilibrada ventilação, sem esquecer uma boa qualidade do ar. Climatizar é uma ação que chega a exigir urgência, sobretudo quando falamos do bem-estar das pessoas e da qualidade de produtos essenciais à vida humana, desde os alimentos até à medicação, por exemplo. Ao entrarmos no âmbito da aprendizagem, esta tendência torna-se ainda mais marcante. Não se pode descurar a importância da climatização das escolas! É tão importante ter com conforto térmico e qualidade de ar na sala de aula como é em casa.

Uma sala de aula bem climatizada

Com influência no humor, na concentração, performance e resultados dos alunos, não há como colocar esta questão em segundo lugar. Irritabilidade, stresse, sonolência, rinite, sinusite podem ser consequências de um ambiente sem climatização adequada. Se os alunos passam 5 ou mais horas por dia nas salas de aula, há que optar por um equipamento de climatização.

Aumento da concentração e produtividade

Sem o foco no frio ou calor, sem reclamações, os alunos ficam mais concentrados em espaços com temperaturas amenas. A capacidade de concentração aumenta muito quando não há desconforto. Estudos revelam que, com desconforto térmico, a produtividade pode descer até 20%, ao mesmo tempo que vemos aumentar os níveis de distração até 45%.

Melhoria do desempenho dos professores

Não são só os alunos que ficam incomodados com o calor ou frio, obviamente. O desempenho dos professores pode aumentar muito com uma correta climatização da sala de aula. O número de interrupções diminui, havendo conforto térmico há uma maior capacidade de colocar a voz, de explicar, sem necessidade de recorrer a outros artifícios para tentar enganar os efeitos do calor ou do frio enquanto lecionam.

Não há dúvidas de que todos ficam a ganhar com a opção de climatizar estes ambientes de trabalho, em termos de resultados de eficácia de performance e não só. Claro que falamos da saúde de alunos, professores e auxiliares! Se quisermos explorar um pouco mais este tema, chegamos à fadiga intensa, tensão baixa, vómitos, dores de cabeça, entre outros sintomas que um cenário de temperaturas extremas pode provocar. 

Como já escrevemos logo no início deste artigo, a importância da climatização das escolas é indiscutível. Existem muitas opções e muitas empresas no mercado. O ar condicionado continua a ser a melhorar opção. O projeto de ar condicionado para sala de aula reveste-se de várias etapas.

Etapas de um projeto de ar condicionado

Para projetar a instalação de um ar condicionado para sala de aula ou para qualquer outro tipo de espaço, são precisas 3 etapas.

Estudo inicial do projeto

Nesta primeira fase, o projetista fará um estudo de todas as características do espaço a climatizar e fará um esboço do sistema de climatização. O estudo das cargas térmicas, a análise dos dados físicos para dimensionamento do ar condicionado, a elaboração de desenhos e memórias descritivas são itens que se enquadram aqui.

Fase intermédia do projeto

Será nesta fase que se procede à escolha dos equipamentos, desenvolvendo-se representações gráficas do esquema de climatização, esboços e especificações de caráter técnico.

Etapa executiva do projeto

É a última etapa, quando se apresenta o projeto executivo. Aqui são feitas todas as consolidações necessárias para que o cliente receba a documentação definitiva.

A Megaclima dispõe de um gabinete de projeto que, para além de executar todas as etapas acima descritas, também faz assessoria com estudos alternativos, fiscalização, controlo de custos e acompanhamento de obra. Precisa de um ar condicionado para sala de aula? Por que não nos contacta?

A importância de uma boa manutenção dos ares condicionados

Para cumprir todos os objetivos a que um ar condicionado se propõe, é necessário uma manutenção correta e com a cadência necessária. Com efeito, para uma boa performance de qualquer equipamento de climatização, há que dispensar a melhor atenção e profissionalismo nas etapas de instalação e manutenção. E um trabalho rápido, limpo e adequado só pode ser assegurado por técnicos formados e experientes.

A limpeza sazonal do ar condicionado é de extrema importância. Para um ar condicionado de aplicação doméstica, limpar os filtros de ar pode ser suficiente. Os filtros de ar retêm parte da sujidade que está presente no ar do ambiente, tais como: poluição, bactérias, ácaros, poeiras, produtos contaminantes, entre outros. Mas a limpeza não se esgota aqui. A sujidade acumulada e a humidade no interior do aparelho criam as condições perfeitas para que se formem colónias de fungos, bem como a água que fica parada na bandeja.

Se formos mais além e tivermos em conta os equipamentos com um funcionamento contínuo e mais exigente, far-se-á uma limpeza também às tubagens e serpentinas, por exemplo.

A Megaclima com a sua equipa técnica de excelência, oferece-lhe as melhores opções de assistência e manutenção. Saiba mais aqui.

Começar pela raiz – máximas dos edifícios escolares

Os edifícios escolares devem ser concebidos, tendo na sua matriz preocupações muito importantes que asseguram um ambiente favorecedor da aprendizagem e respeitador da saúde de quem frequenta a escola:

– O aproveitamento de luz natural, sempre com a possibilidade de controlo de luminosidade;
– Deve haver condições de arejamento;
– O isolamento sonoro é de grande importância;
– O mobiliário de proporções adequadas ao tamanho dos alunos é essencial;
– Os laboratórios, as salas de Educação Visual ou de Educação Musical, os ginásios, as bibliotecas e outros recintos especializados precisam de ter uma organização do espaço adequada aos fins, de modo a proporcionar funcionalidade e segurança;
– Os espaços interiores devem ser climatizados.

Se não está sujeito aos condicionalismos e burocracias do dinheiro público, invista na saúde da sua escola e peça uma proposta para um projeto de climatização. Os alunos agradecem! A Megaclima dispõe de todas as ferramentas adequadas. Desde a fase inicial de projeto, passando pela escolha do equipamento até à fase de instalação. Estamos atentos, com o máximo profissionalismo, em todo este percurso. Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt . Comecemos a fazer a diferança agora!