Instalação do ar condicionado split

Quando lê split parece-lhe algo raro, não é? Na realidade, todos os ares condicionados são split, isto é, dividem-se em partes. Passando a explicar melhor: a palavra inglesa SPLIT traduz-se em “separado”, “dividido”. No contexto do ar condicionado, significa que este se divide em unidade condensadora (exterior) e evaporadora (interior). As unidades condensadora e evaporadora, bem como o compressor estão interligados. Caso um não venha a funcionar corretamente, todo o sistema será comprometido. Conheça melhor o funcionamento entre as unidades aqui. Uma boa performance do equipamento começa na correta instalação do ar condicionado split.

O que é uma correta instalação?

Em primeiro lugar, verifique se a sua casa já está preparada para a instalação de ar condicionado, se já tem pré-instalação, possuindo canais abertos na parede para essa finalidade. Caso contrário, uma pequena obra será necessária para abrir o canal de passagem do exterior para o interior.

Depois, também tem de prestar atenção à capacidade elétrica da sua casa. Terá de verificar se possui voltagem monofásica ou bifásica e ver qual o nível indicado de carga elétrica para instalar mais um equipamento em sua casa. A Megaclima terá em consideração todo o contexto de instalação elétrica, por isso, não se preocupe que o nosso técnico dar-lhe-á as indicações necessárias.

As unidades interior e exterior terão de ser unidas através de um canal de ligação. Este canal conduzirá um conjunto de fios e de tubos entre a unidade condensadora e a unidade evaporadora. E a distância entre esses componentes deve ser a mais curta possível, minimizando o caminho dos tubos e dos fios. De facto, os caminhos curtos causam menos perdas de carga (perdas de pressão) no trajeto do ar dentro dos ductos, diminuindo o consumo energético do equipamento.

Qual deve ser o posicionamento correto da unidade interior (evaporadora)?

Aqui ficam alguns conselhos gerais e comuns de qualquer profissional de climatização:

– A unidade evaporadora deve ficar num local com baixo nível de incidência solar, que seja acessível, facilitando a limpeza e a manutenção (e o mesmo vale para a unidade condensadora);

– Nunca se deve obstruir a saída de ar, nem restringir o movimento das alhetas;

– O suporte do equipamento deve ser fixado numa superfície estável, resistente e sem desníveis;

– Toda a tubagem do seu ar condicionado tem de estar afastada das redes elétrica, de água e de esgoto, evitando que haja interferência entre elas.

O ar condicionado split é um equipamento moderno e eficiente. Com várias funções, independentemente dos modelos e marcas, oferece também a vantagem de ser facilmente instalado. Todavia, neste artigo damos-lhe apenas as linhas gerais da instalação deste tipo de equipamento. O correto é consultar uma empresa de climatização para a compra e instalação do seu ar condicionado. Uma empresa credenciada com técnicos especializados providenciará todos os materiais e evitará erros comuns e falhas consequentes de uma má instalação.

A Megaclima é a empresa ideal para instalar o seu ar condicionado split. Entrar em contacto connosco é uma mais-valia para a concretização dos seus objetivos. Temos 10 linhas telefónicas à sua disposição. Comece por ligar 219 253 300!