O melhor ar condicionado portátil em Portugal

Não é tarefa fácil, mas decidimos apresentar-lhe uma espécie de “Guia Definitivo de como encontrar o melhor ar condicionado portátil em Portugal”! Mas como a Megaclima não diz não a um bom desafio, sempre com o propósito de ajudar, informando da melhor maneira o consumidor, basta que leia este artigo até ao fim para ficar bem elucidado sobre o tema.

Quer seja no verão, quer seja no inverno, todos procuramos manter o conforto em casa. Uma das soluções pode ser, efetivamente, o ar condicionado portátil. No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, escolher o melhor modelo pode ser uma tarefa desafiadora. Vamos guiá-lo através dos principais pontos a serem considerados ao escolher um ar condicionado portátil para garantir que faz a escolha certa quando iniciar a pesquisa do melhor ar condicionado portátil em Portugal. Está preparado?

Compra do ar condicionado portátil

No ato da compra, deve estar atento a vários aspetos e características do equipamento:

1. BTUs – Escolha a potência adequada para o espaço!

Um dos primeiros passos para escolher o melhor ar condicionado portátil é determinar a quantidade de BTUs, British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica – tradução livre) necessárias para a sua área a climatizar. Quanto mais BTUs possuir o equipamento, maior será a sua potência de aquecimento e arrefecimento e maior rendimento terá. Mas o sobredimensionamento também é errado! Porquê investir num ar condicionado portátil tão potente se não vai usar a sua real capacidade?

TABELA DE BTUS

A tabela abaixo mostra a quantidade de BTUs por metragem do espaço, sempre considerando a presença de duas pessoas. Por cada pessoa a mais, deve-se utilizar a regra de aumentar 400 BTUs/h.

Área do AmbienteSol de ManhãSol à Tarde ou o Dia Todo
até 10 m2até 7.500 BTUsaté 7.500 BTUs
12 m27.500 BTUs10.000 BTUs
15 m210.000 BTUs10.000 BTUs
20 m212.000 BTUs12.000 BTUs
25 m212.000 BTUs15.000 BTUs
30 m215.000 BTUs18.000 BTUs
40 m218.000 BTUs21.000 BTUs
50 m221.000 BTUs30.000 BTUs
60 m221.000 BTUs30.000 BTUs
70 m230.000 BTUs30.000 BTUs

2. Mobilidade

A principal vantagem de um ar condicionado portátil é a sua mobilidade. Verifique se o modelo que pretende é fácil de mover de uma assoalhada para a outra. Rodas, pegas e um peso razoável facilitam a movimentação do aparelho, de acordo com as suas necessidades.

3. Instalação e Ventilação

A instalação de um ar condicionado portátil é geralmente mais simples do que a de um modelo mural, consola ou cassete. No entanto, é importante ter acesso a uma janela próxima para ventilar o ar quente gerado pelo aparelho. A maioria dos modelos vem com kits de janela e exaustão, mas certifique-se de que estes são compatíveis com a configuração das janelas de sua casa. Atualmente, já existem kits de Janela que impedem o fluxo de retorno do ar de escape quente do lado de fora e permitem manter a temperatura interior desejada. Pergunte por estes kits à Megaclima! Mas o que é certo é que não precisará de fazer alterações estruturais significativas em sua casa para instalar um ar condicionado portátil. Isso traduz-se em menos perturbações e custos associados.

4. Eficiência Energética

Considere a eficiência energética ao escolher um ar condicionado portátil. Modelos com classificação energética mais alta geralmente consomem menos eletricidade, o que pode resultar numa poupança a longo prazo. Leia com atenção a etiqueta energética de cada modelo em que estiver interessado. Não sabe bem o que significa cada símbolo? Não se preocupe, nós explicamos-lhe tudo aqui!

5. Nível de Ruído

Leve em consideração o nível de ruído do aparelho. Verifique as especificações do fabricante para o nível de decibéis (dB) durante o funcionamento. Um aparelho mais silencioso pode ser mais agradável, especialmente se pretende usá-lo no quarto. Já alguma vez leu uma Tabela de Decibéis. No nosso site, pode ter acesso às referências corretas em termos de nível de ruído.

6. Funções Adicionais

Além de aquecer e arrefecer, muitos ares condicionados portáteis oferecem funções adicionais, como a desumidificação e a ventilação. Essas funções podem ser úteis em diferentes situações, por isso, avalie as suas necessidades específicas ao escolher um modelo.

Vantagens e desvantagens

Comprar um ar condicionado portátil tem as suas vantagens de mobilidade, facilidade de instalação e preço, quando comparado com um ar condicionado mural, por exemplo. Se vive numa casa alugada, faz todo o sentido optar por este tipo de equipamento. Mas deixemos aqui algumas advertências que podem ser importantes para si:

  • Os ares condicionados portáteis podem não ser tão eficazes para aquecer e arrefecer espaços maiores ou em climas muito quentes.
  • Também tendem a ser menos eficientes energeticamente, o que pode resultar em contas de luz mais elevadas.
  • Alguns modelos de ar condicionado portátil podem ser ruidosos durante o funcionamento. Isso pode ser especialmente problemático se está a pensar adquirir um que possa usar no quarto durante a noite.
  • Embora sejam portáteis, estes ares condicionados ainda ocupam espaço no chão e podem ser volumosos e pesados. Isso pode ser um problema em espaços mais pequenos.
  • A maioria dos ares condicionados portáteis acumula água condensada durante o processo de funcionamento. Isso requer esvaziar regularmente o reservatório de água ou o uso de um dreno contínuo.
  • Se deseja climatizar várias assoalhadas ao mesmo tempo, precisará de múltiplos ares condicionados portáteis, o que é, certamente, uma opção mais cara.

É essencial pesar os prós e contras antes de fazer sua escolha. A Megaclima pode ser a sua grande aliada quando decidir comprar o melhor ar condicionado portátil em Portugal!

Conheça as áreas em que atuamos, os nossos produtos e serviços e testemunhos reais dos nossos clientes! Tudo em www.megaclima.pt

Temos 30 anos no mercado da climatização! Esta experiência e conhecimento de longa data são motores da confiança que edificamos todos os dias!

Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada da rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt  ou preencha os nossos formulários online.