Qualidade de ar é sinónimo de sono de qualidade

Continuamos a insistir, e com toda a credibilidade, que a qualidade do ar interior desempenha um papel fundamental na nossa saúde e bem-estar. Passamos a maior parte do tempo em ambientes fechados, seja em casa, no escritório ou outros espaços interiores. Neste artigo, vamos fazer uma abordagem mais específica e falar sobre como é tão importante garantir ar puro enquanto dorme. Comecemos por dizer que um purificador de ar para quarto faz todo o sentido!

É ao dormir que o corpo e a mente recuperam, preparando-nos para enfrentar um novo dia. Para alcançar estados ótimos de relaxamento, é fundamental estarmos inseridos num ambiente confortável e adaptado às necessidades individuais. Sabia que pode controlar o seu ambiente de descanso? Uma das formas é, efetivamente, purificando o ar envolvente!

Como controlar os poluentes interiores?

Existem vários poluentes interiores comuns que podem afetar a qualidade do ar, e consequentemente, a qualidade do sono. Nas nossas casas, fumo de cigarro, produtos químicos de limpeza, mofo, ácaros, pelos de animais de estimação e poeiras são alguns exemplos de elementos prejudicais à saúde. É importante conhecer estes poluentes e adotar medidas para reduzir a sua presença.

  • Faça uma ventilação adequada, natural e/ou mecânica, para garantir a melhoria da circulação do ar.
  • Opte pela compra de um purificador de ar. Precisa de conselhos sobre qual será o melhor equipamento para si? A equipa da Megaclima pode ajudá-lo!
  • Controle a humidade! O desumidificador pode ser um bom aliado nesta missão.
  • Escolha produtos de limpeza e materiais não poluentes, naturais, com baixa emissão de VOC (compostos orgânicos voláteis).

Tipos de purificadores de ar que existem no mercado

Existem vários tipos de purificadores de ar disponíveis no mercado, cuja diferenciação assenta no sistema usado para a purificação. Os mais comuns são:

Purificadores de ar com filtro HEPA – Estes filtros de alta eficiência são capazes de capturar partículas minúsculas, como pólen, ácaros e pelos de animais, garantindo um ar mais limpo e saudável.

Purificadores de ar com filtro de carvão ativado – Este tipo de filtro absorve compostos químicos voláteis (VOCs), gases tóxicos e odores desagradáveis, proporcionando um ambiente mais fresco e livre de odores indesejados.

Purificadores de ar ionizadores – os iões negativos no ar ligam-se a partículas e impurezas, tornando-as mais pesadas e facilitando a sua remoção do ambiente.

Purificadores de ar UV – com luz ultravioleta (UV) são eficazes na eliminação de microrganismos, como bactérias, vírus, fungos e mofo. A luz UV destrói o material genético destes microrganismos, impedindo a sua reprodução e tornando-os inofensivos.

Purificadores de ar com tecnologia eletrostática – estes possuem placas eletrostáticas que carregam as partículas, fazendo com que estas sejam atraídas e adiram às placas, purificando o ar.

Purificadores de ar com tecnologia de oxidação fotocatalítica – Estes purificadores de ar usam uma combinação de luz UV e um catalisador, geralmente dióxido de titânio, para degradar e neutralizar substâncias orgânicas voláteis.

Alguns purificadores podem combinar diferentes tecnologias para abordar várias questões relacionadas com a qualidade do ar, enquanto outros podem concentrar-se em aspetos específicos, como alergias, odores ou microrganismos. Certifique-se de que verifica a eficiência do purificador de ar, a área do espaço e a necessidade de substituição de filtros ou outros componentes que garantem um funcionamento adequado e eficaz do aparelho.

É seguro usar um purificador de ar num quarto?

Sim, é perfeitamente seguro e recomendado usar um purificador de ar num quarto! Na verdade, o quarto é um dos ambientes mais importantes onde deve garantir a qualidade do ar. A presença de ar limpo e fresco é determinante para criar um ambiente propício a um sono de qualidade. A remoção de odores e partículas irritantes e poluentes do ar pode reduzir as alergias, a congestão nasal, espirros e outros sintomas que interferem num sono tranquilo.

É importante escolher um purificador de ar adequado ao tamanho do quarto e às suas necessidades específicas. Além disso, certifique-se de seguir as instruções do fabricante em relação à manutenção e substituição de filtros para garantir um desempenho ideal ao longo do tempo.

Lembre-se também de que um purificador de ar complementa, mas não substitui as práticas básicas de higiene e limpeza do quarto, como limpar o pó, lavar roupa de cama com frequência e evitar fumar ou usar produtos químicos agressivos.

Vamos conhecer alguns modelos de purificador de ar para quarto?

Neste artigo, a marca destacada é: Air Free!

O Purificador Ar FIT é uma das soluções para alcançar ambientes livres de impurezas. Este equipamento é compatível com espaços pequenos, até 16m2, com fixação na parede, perfeito para o seu quarto! Possui um sistema de baixo consumo e sensores de segurança, um aparelho ideal para o seu ambiente doméstico.

O purificador de Ar Lotus é compatível com áreas maiores, até 60m2. Se possuir necessidades estéticas, esta escolha não poderia ser mais acertada. Com uma tecnologia TSS (Sistema de Esterilização Termodinâmica), baseada na purificação do ar através da fervura e calor, para evitar ar poluído, com um funcionamento ultrassilencioso!

Um sono de qualidade também é conseguido…

Além do uso de um purificador de ar, existem outros equipamentos e práticas que podem ajudar a promover um sono de qualidade. Aqui estão algumas sugestões:

  • Colchão e almofada adequados: Um colchão e almofada confortáveis e de boa qualidade são essenciais para um sono reparador. Garanta um adequado para a sua coluna e o apoio necessário para o seu pescoço e cabeça!
  • Cortinas ou persianas para bloquear a luz: A escuridão do ambiente é importante para um sono tranquilo. Invista em cortinas ou persianas que possam bloquear a entrada de luz durante a noite ou dia.
  • Protetores auriculares: Se é sensível a barulhos, como o do trânsito, de vizinhos barulhentos ou outros sons perturbadores, o uso de protetores auriculares pode ajudar a criar um ambiente mais silencioso e propício para o sono.
  • Luz noturna suave: Se é adepto de uma pequena luz, opte por uma de intensidade baixa e cor quente, que não interfira na produção de melatonina, a hormona responsável pela regulação do sono.
  • Aromaterapia: Alguns aromas, como lavanda, camomila e ylang-ylang, são conhecidos pelas suas propriedades relaxantes e podem ajudar a induzir o sono. Utilize difusores de óleos essenciais ou bolsas perfumadas para criar um ambiente aromático e propício ao relaxamento.
  • Monitor de sono: Existem aplicações que fornecem informações sobre padrões de sono, tempo de sono e possíveis interrupções. Estas informações podem ajudá-lo a ajustar os seus hábitos de sono

Adotar uma rotina de sono consistente, criar um ambiente confortável e relaxante no quarto e evitar estimulantes, como cafeína e ecrãs antes de dormir, também são práticas importantes para promover um sono de qualidade.

Quanto ao purificador de ar para quarto, a Megaclima tem a solução certa para si! Ligue-nos para o número é o 219 253 300 (chamada com custo da rede fixa nacional), escreva-nos um email para geral@megaclima.pt ou, simplesmente, preencha os nossos formulários online.